Cambio

   Depois de ir a um encontro de carros antigos aqui em Suzano-SP, consegui com um dos participantes do encontro a referencia de um especialista em cambios.
 O Problema é que ele era também especialista na arte da enrolação duas semanas depois, como já não havia mais jeito do camarada do cambio me enrolar, então fui buscar o cambio.Que para minha infelicidade veio como que travado, o carro parecia que estava constantemente freado, já estava tão decepcionado com a falta de profissionalismo dele que decidi arrumar outro profissional da area,  Agora o que falta é terminar a parte elétrica para colocar logo o motor AP, alias comprei um ate que barato,mas tive que comprar todos os agregados, embreagem, ignição, radiador do Santana,para por no bagagito,  e tome dinheiro para todo mundo, fora as mangueiras que foram uma novela aparte.
Corte da Caixa de marchas, da esquerda para direita em cores se visualiza as relações de 4°,3°,2°e 1°
Carcaça de cambio da kombi diesel esperando a montagem do cambio
Esta Caixa pertence aos primeiros fuscas veja diferença com
a carcaça da Kombi diesel
Fotos Apenas ilustrativas, apenas para se ter idéia da
complexidade da caixa, pelo menos nos primeiros modelos era mais
facil, montar e desmontar.

Que tal 5 marchas para o fusca?
Da esquerda para a direita em cores podemos visualizar as relações de 5° a Ré

Comentários

Unknown disse…
Cara, tenho um Fusca 1978, 1300cc motor boxer, gostaria muito de saber como ficaria com motor AP? Tenho futuras mudanças no bizoro.
Chicony disse…
Osmar, sou suspeito para falar,na minha opinião fica outro carro, silencioso e rápido, claro que terá que melhorar os freios,melhor ainda no alcool, adeus mal cheiro dentro do carro!
Unknown disse…
OLA MEU NOME E DANILO E TENHO UMA KOMBI ANO 97 PICK UP MOTOR ORIGINAL 1600 E ESTOU NA QUELA DE QUERER MELHORAR. QUESTÃO DO MOTOR ESTAVA EM DUVIDA DE COLOCAR O DA FLEX MONTADO NA KOMBI DE 2006 PARA FRENTE OU MANTER O 1600 ORIGINAL.MAS ESTOU COM PROBLEMA EM DOCUMENTAR O NOVO MOTOR E A ADAPTAÇÃO DE RADIADOR MANGUEIRA E OS EQUIPAMENTOS DO MOTOR FLEX FICA MUITO CARA. EM TORNO DE 8 A 10 MIL E AINDA CORRO O RISCO DO INMETRO NÃO PASSA A ADAPTAÇÃO. ENTÃO PESQUISANDO DESCOBRI VC FALANDO DO CAMBIO DE 5 MARCHAS E DAS RELAÇÕES DE CAMBIO E QUERIA SABER UM CAMBIO COM RELAÇÃO 8X31 USADA O SP2 C ELA ANDA A 110 120 COM ROTAÇÃO DE 3000 RPM OU MAIS OU MENOS ISSO. E C AS RELAÇÕES SERVE NA CARCAÇA DO CAMBIO DA KOMBI. VENDO AS IMAGEM OS CAMBIO E IGUAL. POIS C DER PARA TROCAR VOU OPINAR MANTER MEU MOTOR 1600 E SO COLOCAR INJEÇÃO ELETRÔNICA E TROCAR AS RELAÇÕES DO CAMBIO E MANTER ELE MESMO. NO CASO DE DER CERTO NA MINHA TEORIA, VOU GASTAR MENOS E TER O RENDIMENTO QUE EU QUERO . SEGUI UM LINK QUE EU ACHEI NA NET COM AS RELAÇÕES DE CAMBIO DA VW
http://vwsp2classico.blogspot.com.br/2012/12/numeracao-original-da-caixa-de-cambio.html . C PUDER ME AJUDAR . AGRADEÇO E PARABÉNS PELO FUSCÃO E VAI COM CALMA AI COM O AP ELE E FODÃO VIL. VALEU OBRIGADO.
Unknown disse…
oi amigo boa noite bom eu tou precisando de uma ajuda ,,eu tou querendo transformar a minha caixa pra 5 ,,,,,,eu tenho uma brasilia motor ap mas ela ta pesada pq ela ta com aro 20 mesmo com a direco hitraurica tela ta pesada
bom eu tenho 2 caixas de machas aqi uma de gol e outra de santana tem como eu fazer uma adaptacao com elas
Chicony disse…
Luciano, neste blog tem muita informação com fotos de como é possivel voce usar essas caixas de marchas, agora te adianto que tem dois caminhos:
Primeiro usar a caixa do motor ap, com o motor na longitudinal ou seja como é disposto no santana, mas é necessario usar a caixa de cambio de cabeça para baixo e como uma flange que possibilita isso,
Segundo: usar caixa e motor transversais, como é no VW Polo. seria a melhor e mais trabalhosa opção!
Abraço
Unknown disse…
boa noite meu amigo bom eu vir um cometario nao sei s é seu ,,, bom vamos lar,,, bom la fala assim se nos pegar uma cacaça de diferencial do fusca, com a cacaça de diferencial de eixo do santana mas nao fala se as casas do parafusos se encachas ou se precisa de um flange entre os 2
Chicony disse…
Luciano o que é possível, é usar a carcaça da kombi diesel no motor do Santana o Ap.
Fora isso tem o flange que permite conectar o motor ap no cambio do fusca. Agora qualquer outra modificação envolve muito trabalho e dinheiro. Não é impossível, mas fica inviável para nos.
Abraço
Unknown disse…
Amigo, mais uma duvida sobre radiador, é verdade que da certo o radiador do fox na frente do fusca?
Chicony disse…
Osmar não sei te precisar se da certo, usa-se muito o do uno fire por ter uma potente ventoinha e não precisar mexer na lataria do carro, agora já vi usarem também da pampa que é um pouco maior!
Unknown disse…
como que é montado o deferencial da carcaça do cambio?