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sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sub Chassis 07/10/08

Quem pretende colocar motor AP no fusca precisa de um sub-chassis, afinal são quase 200 kg, e trata-se de muito esforço para as bengalas e caixa de cambio, então tratei de providenciar um, que devera ser feito em estrutura tubular, mais bonito, soldado com MIG, para se ter alta resistência, desmontável, caso fosse necessário remover o motor, e ainda fornecer ao conjunto motor e caixa elevada resistência mecânica e segurança. Para tanto encontrei o Ronaldo, um especialista em triciclos, ele topou a empreitada e depois de 15 dias e umas trocentas viagens de ida e vinda até seu atelier o chassis estava pronto, ficou ótimo, agora sim vamos tirar o AP da caixa de cambio, colocamos ele lá para tirar as medidas de coxim para o  motor. Enfim finalmente o motor esta no carro, achei muito bonito o contraste do motor com o carro,mas to louco para fazer a bateria de testes.

Sub Chassis já pronto recebendo tinta de fundo

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cambio

   Depois de ir a um encontro de carros antigos aqui em Suzano-SP, consegui com um dos participantes do encontro a referencia de um especialista em cambios.
 O Problema é que ele era também especialista na arte da enrolação duas semanas depois, como já não havia mais jeito do camarada do cambio me enrolar, então fui buscar o cambio.Que para minha infelicidade veio como que travado, o carro parecia que estava constantemente freado, já estava tão decepcionado com a falta de profissionalismo dele que decidi arrumar outro profissional da area,  Agora o que falta é terminar a parte elétrica para colocar logo o motor AP, alias comprei um ate que barato,mas tive que comprar todos os agregados, embreagem, ignição, radiador do Santana,para por no bagagito,  e tome dinheiro para todo mundo, fora as mangueiras que foram uma novela aparte.
Corte da Caixa de marchas, da esquerda para direita em cores se visualiza as relações de 4°,3°,2°e 1°
Carcaça de cambio da kombi diesel esperando a montagem do cambio
Esta Caixa pertence aos primeiros fuscas veja diferença com
a carcaça da Kombi diesel
Fotos Apenas ilustrativas, apenas para se ter idéia da
complexidade da caixa, pelo menos nos primeiros modelos era mais
facil, montar e desmontar.

Que tal 5 marchas para o fusca?
Da esquerda para a direita em cores podemos visualizar as relações de 5° a Ré

Carcaça da Kombi Diesel


Esta semana foi uma maratona para encontrar uma carcaça da kombi diesel, ela possibilita acoplar o cambio do volks diretamente no motor ap, alem de ter uma carcaça reforçada,não quero usar flange, minhas buscas me levaram a Sorocaba-SP, onde encontramos em bom estado de conservação a carcaça que por sinal ta cada vez mais rara!
Resolvi colocar mais algums fotos desta caixa porque quando procurei na net, nao tive muito sucesso.

Reforma 20/09/08

Hoje depois de encomendar os dois assoalhos e cabeçote e trocar tambem os,bancos que passara a ser da Renault Scenic,que vi em uma revista especializada e gostei muito, painel do modelo itamar, cinto que agora passa a ser de três pontos para os quatro passageiros

E finalmente o motor que será o AP 1.8 Alcool, depois que ví uns fuscas Ap em Curitiba, ai não sosseguei mais. Ah troquei ainda os dois para-choques e as lanternas dianteiras e traseiras.

  4 bancos da Renault Scenic, em couro cinza, lindos tive que fazer umas boas modificações para coloca-los no fusca, os dos dianteiros da Renault vão para a traseira que agora passa a ter bancos individuais,e ainda para ganhar mais espaço interno o paralamas foram empurrados para traz em um palmo aproximadamente,os trilhos dos bancos tiverem que ser cortados e reduzidos em sua largura e posteriormente soldados e aparafusados no assoalho, na parte dianteira do fusca que é mais estreita por causa da coluna do cambio.


Bancos traseiros da Renault Scenic,observe que os trilhos pertenciam ao banco dianteiro da Renault,os traseiros possuem trilhos mas sem essa estrutura que eleva eles,precisa cortar ao meio a estrutura retirar o excedente e soldar com a distancia da furação do trilho do fusca.

Suspensao com freio a disco 03/02/08


Comprei a suspensão completa do fusca mais novo aqui mesmo em Suzano-SP, com freio a disco, mais as  pinças, e pivô.O mecânico que adaptou, pois a furação do cabeçote do 72 não bate mesmo com a nova. Foram dois dias para terminar o serviço, isso porque o bendito mexanico dormia até as 11h00 da manhã, mas o resultado final,  não me agradou nenhum um pouco! Teve que amassar o cabeçote para encaixar a a nova

Suspensão e ainda assim não ficou 100%.
Vamos aos testes assim mesmo, durante o processo de instalação vi que o cabeçote não tava tão bom assim quanto imaginava, tinha muitos reforços que não eram originais dentro dele, entrou para minha pequena lista de substituições, logo troco ele por um cabeçote moderno que se encaixa a nova suspensão. Minha expectativa com os freios a disco era claro de uma melhora notavel, mas não foi oque aconteceu; mesmo com pastilhas novas cilindro mestre novo, e ele ainda freava como se fosse a tambor, já na parte da direção superou, não esperava melhora alguma e ela estava muito leve, provalvelmente por causa dos pivôs.

de Fusca do Espirito Santo à Sao Paulo



Bom o motor esta pronto e no lugar,enfim terminamos em tempo já são 21h00. Andando como novo! Pretendo Sair de madrugada, para nao pegar o calorão do RJ, afinal são 826 Km de estrada, distancia entre Marataizes-ES a Suzano-SP, tem gente que duvida que fusca pode andar tanto, pra ele isso não é nada!
As 6h00 da manha e já estou passando na Serra das Araras-RJ, a viagem foi tranquila nada de surpresas ruins, só o calor de matar do Rio de Janeiro mais isso já é normal, ficamos cozinhando quase que uma hora na linha vermelha, mas aqui na serra, graças a Deus o clima melhora e muito, paramos num posto no começo da Serra das Araras, notei que ao dar partida no motor o arranque estava arranhando muito, tipo ferro com ferro, um barulho muito feio. mas ainda partia normal, chegando em Suzano-SP, a gente arruma isso.


SUZANO
Já faz uma semana que cheguei a Suzano, gostei muito da cidade, é aqui que vou fazer as maiores mudanças nesse carro, mas nada radical a ponto de estragar seu design, que desafia o proprio tempo! Afinal depois de 60 anos o fusca continua bonito! Minhas modificações serao apenas mecânicas.
Quanto ao arranque era apenas a bucha. ja esperava algo assim.
Oque não suportou o aquecimento foi a ignição eletrônica que era remanufaturada e o transistor de chaveamento com certeza não era próprio para esta função. Deixo aqui uma DICA, se for comprar uma ignição não compre remanufaturada, a minha apresentou muitas falhas e por fim o carro parava em cada situação...
Enfim a melhor escolha é por uma ignição eletrônica usada nos vw santana, mais moderna e sem remanufatura

Motor caindo


O problema agora é achar alguém que faça o serviço,aqui no sábado ao 12h00 tudo fecha. 

No domingo então já viu, precisei rodar com o motor e caixa de cambio que cada vez se aproximava mais do asfalto, lembrei da pequena batida na traseira em Cachoeiro, e das dezenas de vezes que passava nos quebra molas, tinha aprendido uma lição, ou talvez não, o que importa agora é que ta ficando difícil de achar um abençoado, de um mecânico. Depois de muito rodar achei uma dupla que estavam lixando um Tempra na porta da oficina deles, ele toparam fazer o serviço.




O carro foi ainda rodando até a oficina deles, onde tiramos o motor e constatamos que a embreagem já estava nas ultimas, agora faltam poucas horas para a viagem, a minha entrevista de emprego em São Paulo. Os mecanicos funileiros não tinham mais varetas de solda, fomos procurar alguém que pudesse vender algumas, o que colaborou para atrasar ainda mais, já era 12h00 e o serviço nem tinha começado, as 15h00 as bengala já estavam no lugar, fizeram um bom trabalho, me surpreenderam, até mais do que quando disseram que não queriam mais voltar para cadeia.  
Agora falta a embreagem, e tem que ser para hoje, vamos aproveitar que o motor esta fora do carro e substitui-la, por sorte meus novos amigos, conheciam um mecânico que tinha uma nova em casa, fomos na casa dele, e para minha surpresa era o mesmo mecânico que deu uma geral no carburador do amarelinho, mas ele estava viajando. Agora dancei.


Um vizinho disse que que ele sempre volta a tarde e que foi para uma chacara aqui perto ,de fato voltou a tarde e enfim comprei a embreagem.

Pouco tempo 12/01/08

Bom recebi uma proposta para trabalhar em São Paulo,agora preciso deixar ele filé pois vou com ele rodando até lá, o motor esta muito bom faz tempo que nunca mais deu aquelas estouros chatos no tubo de descarga, nenhum vazamento, tem muita força, mas ainda não chega a passar dos 100km/h, me informaram de um velho mecanico muito experiente em mecanica VW a ar. hoje estou indo para a oficina dele, que é em sua propria casa, bem fora do centro por isso tive um pouco de dificuldade em achar, minha suspeita era que alguma coisa restringia a passagem de combustivel para o carburador. Deixei o carro e a tarde fui busca-lo


Ele trocou mangueiras de combustivel,ligou um sistema de retorno, limpou carburador onde encontrou um gicle com medidas bem abaixo da especificação do fabricante, talvez o antigo proprietario pensasse em economizar, com o novo gicle fui para a rodovia fazer meus testes, o carro tava bem esperto e rapidamente atingiu os 120km/h, já era suficiente para mim. Lógico que eu queria que ele chegasse a 200km/h,mas não seria agora.Voltei para casa antes que o amarelinho conseguisse decolar.

Reparos em Geral 24/12/07

Bom hoje levei ele para por uma trava carneiro,que tem por função travar as quatro rodas e desligar a ignição e usa tambem uma tetra chave depois vou leva-lo a um mecânico, que me indicaram já que ainda conheço pouco coisa em Marataizes, vou dar uma geral em freios e direção. Trocar tudo o que for necessário para ele ficar bom mesmo.




Recebi algumas propostas até tentadoras, mas meu interesse não é vende-lo. Ontem quando eu estava saindo de cachoeiro de Itapemirim,  rumo a Marataizes, um motorista desatento para não dizer outras coisas, bateu na traseira do amarelinho, apelido do meu fusca, conferi para ver a extensão dos danos e constatei que não acontecera nada de relevante, apenas abaixou um pouco o escape, mania que esse povo tem de querer passar fusca, deixa só quando ele voltar com o motor AP!


Pegamos a rodovia a caminho de Marataizes, viagem normal andando tranquilo, essa minha viagem foi em busca de um kit de ignição eletronica, em pequenas viagens o motor se alterava


Saia do ponto, pelo menos parecia, que saia mesmo.Amanha vou leva-lo no eletricista para fazer a instalação do kit e trocar a bobina pra uma de ignição eletrônica, mais parruda,para evitar superaqecimento.


Hoje de tarde peguei o carro na volta do meu serviço, agora vou fazer um pequeno teste, não dei sorte com o platinado, e ele ja tem uma má fama mesmo... A ignição eletrônica ficou boa, eliminou o problema dos tiros no tubo de descarga, que creio nem ser culpa do platinado, mais de um acerto de ponto do motor, mas valeu o pequeno investimento. O cheiro de gasolina mal queimada tambem diminuiu.

Viagem de volta

A nossa viagem de volta a Marataizes foi uma pequena aventura, o carro era até que bem silencioso, claro que o que sempre me incomodou nos fuscas era seu barulho em viagens mas
Comparado com meu ultimo fusca o 1600, fiquei surpreso, talvez porque ele não tinha as orelhinhas
Atrás dos vidros traseiros, que serviam para ventilar a cabine, mas quem sabe elas não dariam entrada de ruidos? Bom o fato que estava contente com minha nova aquisição.

Mas um buraco na estrada, seguido de um forte estalo e o motor morreu suspeitei de alguma
Coisa na parte eletrica até porque o motor vinha se desenvolvendo bem, com o carro no acostamento, constatei que a caixa de fusiveis abaixo do painel, estava solta, e o impacto do buraco provocou um curto entre a carcaça do veiculo. Nada de mais, isolei e funcionei o motor novamente, e seguimos viagem. Um fato que me intrigou é que apesar do motor 1500 com um carburador funcionar bem,  ele não passava de 100 km/h.

Bom estou muito entusiasmado com o carrinho, ele esta bonito, chama a atenção,quer seja pela carroceria, quer seja pelos bancos, que nem estão la essas coisas.Não a hora de trocar esses bancos...

Tenho muitos planos para ele, pouco dinheiro,  mas muitos planos.