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quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Adaptando 5 marchas no fusca















Esta adaptação não é novidade trata-se da famosa caixa Gene Berg, americana e que serviu de base para muitos entusiastas da adaptação.

57 comentários:

  1. como faço para compra um kit desses ????? onde encontro ????

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    1. Ola, olha eu conheço tres fornecedores de cambio de 5 marchas para o fusca, tanto o cambio com carcaça da kombi diesel,para quem nao quer usar flange na adaptação do motor ap, quanto o cambio de fusca mesmo, mas acrecido da 5 marcha, são ele:
      Cardoso Cambios, em Sao Paulo, veja no Google. Bragança Cambio de fusca 5 marchas, veja no google tambem e tem um fabricante em especial no site do fusca4ever que é um forum excelente sobre fusca, este fornecedor em especial se identifica por fuscaAP, consulte no forum! Abraço!

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  2. Fala Chicony!Vc já usa ou usou essa caixa de 5 marchas?O que achou?Vale apena?Já percebi que muitos "fusqueiros" tem a "mania" ruim de colocar a relação 8*31 nessa caisa de 5 e ficam reclamando que não conseguem andar na 5;eu mesmo ando com meu Gurgel QT 70 com essa relação e confesso que tenho certeza que não iria funcionar,olha que meu carro só pesa 660KG e meu motor não está puro não!Ficou muito bom,mas sinto falta da época que ele tinha a mecanica 1600 com a caixa do 1300!Cara não tinha carro 1.8 que acompanhace na arrancada!!O "saudade da minha vida da minha infancia querida"!!UHA!!!!Agora,o problema era na quarta,o motor esgoelava e bebia mais na estrada que na cidade!Vc não acha que seria a combinação perfeita na caixa do 1300 com 5 marchas?? Seria torque com velocidade final.Abraço ass:Armando

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    1. E ai Armando, esse cambio é meu sonho de consumo, mas primeiro vem o radiador de oleo,é que desconfio que o oleo ta acima da temperatura normal. Pois Bem isso que voce comentou é realmente oque tenho escutado,ou melhor lido na net, com 8x31 e 5° voce precisa ter muuuuito motor, no meu é 8x31 com apenas,snif 4 marchas e percebe-se que tem que sair com cuidado pois as marchas são longos para uma primeira e segunda, agora ja na estrada ele acaba rapido com a quarta!
      Colocaria o 8x33 com 5° acredito nessa configuração por ser um meio termo.
      Abraço meu querido!

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    2. Prezados: Comprei uma dessas de Bragança, mas o kit não era de boa qualidade. Mesmo assim montei e estou usando. A relação que coloquei foi 8x35 e a 5a ainda é muito longa. Uso pneu traseiro 205/60. A 4a ainda é longa com esse diferencial. O melhor resultado anterior foi caixa original de 4 marchas com 8x33 a do brasília.

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    3. Como já comentei, com 8x35 ainda fica longa.

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    4. Antunios esta informação é muita importante! Como é a caixa ronca? E os engates são precisos? Que velocidade de cruzeiro se chega em 5a?
      A minha é a 8x31 mas em quarta a 120 percebe-se um giro maior do motor! Tenho a vantagem de andar com força, na subida cheguei a 160km/h mas não passa disso mesmo em descida!

      Abraço!

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    5. Chicony: Não cheguei a aferir a final,pois o aquecimento não deixa. O máximo que cheguei foi 140, mas ainda tinha muito motor. O meu é injetado 1.8 com comando hidráulico original do Pointer. Equivale ao 049G do TS mecânico. Entretanto ainda preciso trabalhar melhor o torque em baixas rotações. Quanto à caixa ronca um mínimo. Tive que soldar o pinhão pois é maior que original. Mas um bom torneiro faz isso. Outro ponto é o engate da 5a nem sempre preciso. Enfim lançado anda bem. A relação roda/pneu também é muito importante. Quanto mais longa, 5a mais chocha.

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    6. O meu tambem é hidráulico, mas só não entendi como voce soldou o pinhão e em que? Faz Tempo que você tem essa caixa? Compensa adquirir uma? Voce não usa homocinética né?
      Desculpe a enxurrada de perguntas,rss

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    7. Depende do gosto. O custo foi alto + de R$ 3.000,00 somando tudo. O conjunto coroa e pinhão comprei em São Paulo original. Entretanto, o conjunto modelo gene berg exige um pinhão mais comprido e foi necessário aumentar o comprimento do eixo e aí só soldando. O conjunto que veio de Bragança era 8x33 e roncava demais. Tive que colocar um novo e foi 8x35.

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    8. Imagino que trabalheira!!!
      Pelo menos se tem ganho em economia de combustivel e motor!

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    9. O pinhão da caixa com 5a é alongado. O original é curto. Por isso tive que aumentá-lo no kit que comprei. Saiu caro e ao pé da letra não compensa. Não uso homocinética. Semi eixos originais.

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  3. Não entedi!O radiador é para a caixa ou para o motor?Se for para o motor,vc está completamente certo!Uma coisa que eu aprendi sobre o motor ap é que:quando a temperatura da "água"(certo mesmo é liquido de arrefecimento)começa a chegar a níveis altos no medidor é porque o motor já está muito quente!!E lá vai a junta do cabeçote embora!!HEHE.Os caras dos bugres com motor ap em araruama resolvem com radiador de oleo,radiador de água maior e cebolinha(sensor)do radiador com o acionamento em temperaturas mais baixas.Abraço ass:Armando

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    1. É Armando parece que tudo que o motor AP não quer é calor! E o radiador que vou colocar é justamente para oleo mesmo. Com radiador frontal a temperatura nunca passou de 90° na agua mas tenho a impressao que com o oleo a realidade é outra. No meu tive desgaste prematuro dos anéis e cabeçote. Tambem tenho que melhorar a exaustão do calor no compartimento do motor, por aletas na tampa traseira. e até penso numa ventoinha para tirar o ar quente do compartimento para evitar o acumulo de calor! Mas agora fiquei curioso que radiador eles usam em araruama e tem ventoinha só pra ele?]
      Abraço!

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  4. Fala Chicony!!Cara o problema de superaquecimento do cofre do motor do Fusca e adjacentes sempre foi uma padra no sapato,até para quem não o sabe que o tinha!Existe uma turbolência na verdade um "vaco" formado pela traseira do carro que além de não deixar o ar quente sair o ainda força de volta para dentro do cofre do motor.Antigamente,quando um "mexanico"(sempre ele:o "mexanico")retirava alguma carenagem do motor ou até mesmo aquela fita de borracha que o envolve e o sela dentro do cofre ocasionava o seguinte problema:o ar saia da refrigeração do motor já bem quente era empurrado para cima do escapamento que agia como uma serpentina de calor que por sua vez era empurrado pela turbolêcia de volta para o cofre do motor para repetir o mesmo proscesso,isso o trasformava em um verdadeiro forno auto alimentavel.Esse problema sempre foi a maior razão de quebra dos motores boxer,principalmente a quebra ou o afrouchar dos estojos dos cabeçotes.No seu caso é parecido;o calor gerado pelo o motor AP,que diga de passagem é uma panela de pressão,simplesmente não está conseguindo sair do cofre do motor assim causando um super aquecimento do bloco do motor absurdo!O sistema de arrefecimento a "água" do motor tem sua função,mas o oleo tem sua parcela e o principalmente tem também sua contribuição no arrefecimento total do motor!A sua idéia de colocar uma ventuinha para "retirar" o calor do cofre do motor é ótima(a Porche já uso umuito esse recurso!).Bem lá em Araruama se usa muito(alguns)o radiador do tempra com ar condicionado com duas ventuinhas se não me engano originais,ou algum radiador maior qualquer com a "cebolinha"(sensor de temperatura)com acionamento em temperaturas mais baixas.Estou para ir lá de novo e vou pegar todos os detalhes tecnicos e tirar fotos para te mandar. obs:a ideia do radiador de oleo também é ótima,mas só para auxiliar,toma cuidado com o escesso de manutenção que isso pode gerar! Abraço ass: Armando

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    1. Armando é o maior problema de se ter o motor atras, ou o carro na frente dos bois,rss vou usar o recurso da ventoinha e do radiador de oleo, imagino que 1 litro de oleo fora do bloco ja mesmo sem ventoinha consiga derrubar a temperatura do oleo.
      Isso de forno auto alimentavel é a melhor definição! quando ando com a janela de acesso interna que liga o bagagito ao motor o calor que retorna é insuportavel ele quase não sai, veja a solução da kombi flex, duas grandes orelhas de captação de ar fresco e com boa pressao, ah ia me esquecendo
      debaixo do vigia lateral os do passageiro vou colocar uma entrada de ar focada la para o motor, igual ao fusca vermelho que esta neste blog.
      Em tempo o que voce comentou do motor boxer ja passei muito por isso. Principalmente em viagens, quando fiz 150km com um fusca 1500 ele perdeu quase toda a compressão do motor por problemas de prisioneiro do bloco,calor, refrigeração deficiente em alta rotação. Quanto as fotos se conseguir vou publica-las com sua permissão é claro!
      Seus comentarios tem enriquecido este blog!
      Obrigado!

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  5. Eu que agradeço toda a ajuda que vc tem me dado!Estou comprando a caixa de direção de Monza esta semana e assim que chegar,com certeza,vou te incomodar de novo.Sobre o radiador de oleo,está pessando em colocar qual?Não entra nessa de colocar de Cb450 que o pessoal manda que vai ficar subdimencionado.Eu já usei de Vectra/Omega e ficou muito bom,alias o motor era Boxer.Abraço ass:Armando Obs:meu e mail é: affigueiredo@yahoo.com.br .Por favor é só pra vc,não o publique.

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  6. ola boa tarde eu tenho um triciclo com motor ap 1.8 e caixa de 8x31 so que a bagaça nao da media no maximo 10 km por litro gostaria de saber se uma caixa de 5 marchas vai resolver meu problema

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    1. Beleza Ednilson. Cara é mesma media que faço no fusca, com a mesma caixa e motor! Olha a 5° marcha só vai fazer diferença se voce percorre muito em rodovia, ou seja se realmente voce precisa dele, é pra se ter uma economia de no maximo 30% embora os fabricantes prometam algo mais.
      Abraço!

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    2. Boa noite.por configuração mecanica do motor AP 1.8 nesse caso já está até economico.Deve se pensar nos seguintes quesitos:o triciculo possui o advento da aerodinâmica deficiente(nuca falando mal do veiculo,pois sou fã);o motor AP 1.8 exige um pouco mais combustível na marcha lenta,isso é normal!Mas não quer dizer que seja um problema;as vezes um motor AP 2.0 consegue ser mais economico em uma estrada em certas condições que o mesmo motor 1.6.
      Aumentar,no caso,alogar a relação com o acrescimo da quinta marcha não fará muita diferença,talvez até piore o "problema" tendo em vista que aumentará o "peso" no motor em velocidade de cruzeiro,pois muitas vezes,rodar com o motor com giro mais baixo o exige muito mais que em giros mais altos,tanto no consumo quanto na durabilidade do motor.(o motor AP roda fácil uns 30% a mais que o boxer da Wolks).Sugestão:se o motor for carburado verificar se o próprio(penso que sim)"mini progressivo"reavaliar a mistura,se estiver com a mistura original de fabrica possui grandes chances de estar com a mistura "errada";normalmente se trocar-se os corretores de ar por maiores e adequar os gigles principais(se preciso)o veiculo além de andar mais vai apreciar uma mistura muito melhor(adequada)e alta!No caso, oque seve estar acontecedo é que simplesmente deve estar faltando ar na mistura,o que não quer dizer que ela está rica!
      Obs:não espere milagres!A média deve melhorar em mais ou menos para uns 11 por litro.
      Se deve tomar cuidado também para não deixar a mistura pobre.
      Também se deve perceber se o motor é um "biela curta,Ap ou longa",qualcomando e se o motor é ingeção.
      Abraço. Ass:Armando

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  7. Eu tenho um motor de voyage e caixa 5 marchas e gostaria de colocar no fusca que tenho em casa para fazer arrancadão sabe como faço?

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    1. Henrique em minha humilde opinião a melhor adaptação é a transversal, voce ja coloca motor e caixa do voyage, com 5 marchas, baixissima manutenção porque se voce for forjar caixa, vai nada menos que uns 4 a 6 mil dilmas, no caso da caixa do fusca e ainda não se tem garantia que não vai quebrar, o fusca vermelho que aparece junto com um preto,neste blog ja quebrou 8 caixas! o motor é 16v 2.0 turbo gerando 350cv e nem é usado em arrancada, voce pode tambem usar o cambio do Audi turbo que é muito forte,mas isso com a configuração transversal,motor central maxima estabilidade, tem uns fuscas assim neste blog confira!
      Abraço!

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  8. ola boa tarde , eu tenho um triciclo com motor ap 1.8 e cambio 8x31 mas a bagaça não da media , no máximo 10 km por litro ; gostaria de saber se um cambio de 5 marchas vai melhorar a media , e se o motor ap vai trabalhar mais aliviado ; grato

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  9. por favor existe algum telefone para a compra das peças?

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    1. tem esse que é de São Paulo,copiei o anuncio dele, pelo que sei tanto o São Paulo quanto o de bragança é o mesmo cambio!

      Ligue (011) 4663.3633

      Temos Câmbios com 4ª e 5ª marcha para Kombi - Kombi Flex - Fusca - SP2 - Fusca Itamar relação 8x31 - Triciclo - Puma - Freio a disco traseiro - - Chassi de Fusca e Brasilia com documentação - Motor de Puma e Fusca etc ....::::Trabalhamos com todos os tipos de Câmbios::::....

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    2. Obrigada pelas informações sao de mta ajuda!!!

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  10. me chamo Fabricio esto mt animado em colocar uma caixa de 5 macha sabe onde consigo

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    1. Fabricio, bem vindo ao Clube,rss olha eu sei do Cardoso Cambios é em São Paulo,aqui mesmo no blog tem mais detalhes e a opiniao de quem ja usa, eu acho interessante, futuramente, pretendo por tambem!
      Abraço!

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    2. Ola Fabricio infelizmente não aconselho a você fazer está instalação!!! Tive somente aborrecimentos com este cambio,os engates não são precisos,ronca um absurdo os profissionais (entre haspas) montão o cambio,somente com peças usadas,meu amigo não faça isso sofri na mão desses caras,acabei brigando comos propetários ameacei de chamar a policia e a situação acabou,eu colocando um cambio de um gol Bx AR que ficou muito bom o carro ok!!

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  11. A melhor coisa é um cambio do Itamar com um motorzinho com injeção. Esse cambio de 05 marchas só serve para fazer barulho. Comprei e instalei, não gostei e descartei essa porcaria.

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    1. Bom dia Anonimo, voce sabe me informar a relação de seu cambio? se 8x31 ou 8x35 ? e de quem comprou? Sua participação contribui muito para com este blog!
      Abraço!

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  12. A minha ideia era intalar um cambio desse na minha variant , mas pelo que li aqui estou desistindo e vou instalar apenas a quarta curta e o diferencial longo e chega . Excelente blog. Parabens. Abraço.Eduardo Cepas

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  13. Amigo eu tenho uma brasilia e queria colocar nela a mecanica do santana ap 2.0 que eu tenho também motor caixa tudo radiador completa tem como eu usar a mesma caixa de cambio do santana vc sabe me dizer isso

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    1. Flavio para você usar a caixa do santana ha duas opções: A 1° e mais radical colocar o motor atras mas na frente do cambio como é no santana, o problema é que teria que fazer um chassi.
      E também perderia praticamente o espaço interno da traseira,portanto imagino que queira descarta esta opção.
      A 2° E mais viável ate hoje e inverter o cambio do santana, ele vai trabalhar no lugar do cambio do fusca, mas de cabeça para baixo, vc terá que fazer uma flange que permita isso, tem fotos disso neste blog, a parte mais difícil e que terá que usar homocinéticas e o cambio invertido fica com as saídas das homocinética bem altas, dai ideal seria rebaixar o carro e usar conjunto de homocinéticas do omega, a a maior trabalheira esta nesta parte, vantagem você terá 5 marchas, um cambio confiável, e que permite trocar as relações para mais longa, ou mais curtas se quiser arrancada e depois uma 5°longa é possível dada a grande variedade de cambio ap existente, hoje é o que temos!
      Abraço!

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  14. boa tarde chicony, muito bom seu blog, alto nivel mecanico e tecnico, voçe pode me passar algumas dicas quanto a adaptaçao do cht 1.6 alcool no fusca, onde posso conseguir a flange e qual embreagem usar, e o tipo de refrigeraçao? obrigado marcos email mmmart701@gmail.com

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  15. Boa Noite.
    Estou montando um fusca com motor cht 1.6 turbo com + - 250 cv.estava pensando em deixar o cambio original 4 marchas mais estou com medo de ter pouco rendimendo do motor por ter um cambio curto para tantos cvs gostaria de saber c seria bom colocar o cambio do del rey 5 marchas q sei da para inverter para usar no fusca ou teria outro melhor com um custo baixo ? pois achei 3mil puxado para um cambio? Grato

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    1. Bom vamos lá, o meu tem 96cv e cambio com coroa pinhão 8x31 e falta cambio principalmente na 4º. Isso sem falar e ja falando que o cambio original não aguenta muita graça, tipo sair cantando pneu, zerinho... Imagine com 250cv, olha com o motor potente, te garanto uma coisa é muito dificil a gente se controlar, porque o carro ganha vida mesmo, precisei estragar 2 cambios para aprender.A melhor adaptação ainda é o motor ap transversal,juntamente com a caixa 5 marchas original do motor, seja polo ou escort, a caixa do del rey, segundo sei é fraca e voce ainda tem que mexer na suspensão.Voce pode trocar as engrenagens do cambio do fusca,relação de final da 4º na sapinho cambios tem algo em torno de U$ 200.00 só as engrenagem com relação maior,mais velocidade final!
      Abraço!

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  16. Bom dia.

    Tenho um fusca 1300 69, a caixa dele esta detonada, tenho que reformar, lendo os comentários, estou com duvida se reformo a minha caixa ou se compro um de 5 marchas, estou com receio de não funcionar bem, roncar escapar, estava vendo com Cardoso Câmbios.
    Qual seria a melhor escolha?
    Desde já agradeço.

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    1. Felipe bom dia!
      Bom se seu motor for 1300 é muita caixa, mas se pretende por um 1600 ai ela vai se fazer muito util, quanto a roncar,escapar, segundo relatos mais recentes que tenho isto
      ja não acontece mais, como a caixa em função da 5°marcha é um pouco maior, tem que aumentar um pouco o espaço para ela embaixo do carro, na lata que fica encima do coxim de cambio,na ponta da caixa, muitos relatos de ronco vem do fato de ela encostar na carroceria e transmitir o ruido, mas tem garantia, e ainda é a opção mais barata em termos de 5°marcha.

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  17. +.-Boa noite sou proprietário de trike com motor ap 1.6 torque, cx normal relação 8x 31, gostaria de saber se para rodovia a caixa 5 marchas ficaria ideal, tenho medo que ela ronque e tbm que não de economia, hj ele faz a alcool no pau entre 7,5 e8,2, na manha em torno de 10 10,5 km/l, com carbura miniprogressivo.

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    1. Olha eu acredito que o usa de uma 5° marcha vai lhe trazer velocidade e economia por derrubar o giro do motor em aproximadamente 500 RPM, claro que depende da relação, coroa pinhão e da propria 5°. Outro fator a seu favor é o baixo peso do trike. Quanto a economia por comentario não deve passar dos 11 por 1, sendo normal 10 por 1, vale a pena se voce usa mais na rodavia mesmo!
      Abraço

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  18. Bom dia, grato, tenho mais algumas dúvidas, é realidade ou mito a questão que esse câmbio por faltar lubrificação na quinta ela ronca, ou já foi sando? A arvore primária tem que ser soldada?? Muito obrigado pela ajuda, vlw!

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  19. Bom dia, os primeiros cambios realmente roncava,pelo que sei ja é uma peça unica a arvore primaria,infelizmente nunca vi, senão postava as fotos aqui para todos verem tambem, mas o projeto já esta bem aperfeiçoado, com a utilização de sincronizados do uno, e melhorias na lubrificação, mas considere tambem a possibilidade de por a caixa do santana de cabeça para baixo,tenho fotos no blog,com certeza muito mais confiavel e com vantagens de se trocar quaisquer relação de marcha e coroa, e fazer inumeras combinações.
    Abraço

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  20. Olá fusqueiros . Gostaria de agradecer por muitas informações que tem postado aqui. Estou montando um fusquinha 68 já remodelei pra 53(janela e tampa trazeira,porta suicida,rebaixei o teto),e já usei muitas experiência que vocês trocaram aqui . Já cheguei adaptar os freios do golfe ,direção do Monza, freio hidráulico ,embreagem hidráulica agora quero colocar um cambio de cinco marchas já tenho um motor subsru EJ 20 TURBO . A minha pergunta é QUAL CÂMBIO DEVERIA USAR E O QUE FAZER PRA MELHORAR A SUSPENSAO usando esse motor?

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    1. Pedro Oliveira, seja bem vindo a esta família que não para de crescer, agora voce deixou todos curiosos quanto a esta maquina que você esta preparando, manda fotos pra gente, conte sua experiencia com os freios e oque deu certo o que não deu, enfim compartilhe!
      Para esse super motor, o ideal seria o cambio original subaru e comprar o kit que permite inverter o sentido de rotação do cambio, preço bem salgado, trata-se de coroa e pinhão importados,vantagem cambio para 600cv mais 5 marchas, outra opção mais barata e mais fraca é o cambio original, mas ainda teria que forjar as relações de 1°a 4°,pra ter um pouco de sossego com esse motor, Por enquanto é o que sei que temos disponivel.
      Quanto a suspensão adaptar a da variante II ou a da kombi com homocineticas, a Variante II ta coisa rara ja a de kombi da mais trabalho para adaptar pois a kombi é mais larga que o fusca. Na dianteira a melhor suspensão é sem duvida a duplo A.
      Grande Abraço!

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  21. Bom Dia, Tenho um Triciclo, coloquei um Motor AP 1.8 Flex, C/ Injeção. tá c/ 1540Km, a caixa é do Fusca com Relação 8 x 31, já quebro 2 x, a 4ª Marcha, esse motor eu comprei 0Km na VW, em Curitiba, conversei c/ Cardoso, ele me disse q tenho q colocar uma caixa 5 Marcha c/ relação 8 x 31, mais eu vejo muita reclamação q esta caixa não é boa, alguém pode me ajudar. desde já agradeço. Abraço.

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    1. Meu caro Feliz Natal! Olha eu tambem tenho essa mesma informação! infelizmente não tenho como dizer o contrario, embora gostaria muito! Quanto o problema de sua 4º ter quebrado, tem solução, voce pode encomendar a a 4° da sapinho cambios, forjada e com relação um pouco mais longo que a do fusca, sem em nada alterar as outras, o unico senão é que voce tera um pouco de barulho de engrenagem uma vez que a 4° sera com dentes quase que retos!
      Creio que em um triciclo isto não sera problema.
      A outra solução seria, se ja não o fez por a quarta de dentes grossos, as anteriores ao do
      itamar um pouco mais ruidosas e bem mais dificeis de quebrar.
      Ah a proposito ja quebrei a minha tambem e andando sem forçar! e meu diferencial é tambem 8x31!
      Abraço.

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  22. Tenho Fusca 1500cc(52cavalos)vc acha que ele vai aguenta uma quinta,essa quinta marcha faz o carro ficar mais economico.Obs:meu motor ñ é preparado

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  23. Boa tarde amigos, tenho um fusca 79 e estou com ele tem 13 anos, está todo modificado e agora estou adaptando um motor ap 2.0 nele. Minha dúvida é com relação as mangueiras do radiador (que irei instalar na frente). Qual mangueira é mais indicada, a da kombi, ou tem algum fornecedor que vende esse material por metro?
    Outra dúvida, é qual modelo de radiador é mais indicado.
    Outro ponto que tenho pesquisado e não tenho obtido resposta satisfatória, é com relação aos vidros, tendo em vista que rebaixei o teto.
    Alguém poderia me indicar quem fabrica vidros sob medida!!
    Grtao.

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    1. Sanni,boa tarde! o melhor que vi até o momento segue esta receceita: radiador é do palio 16v, que é mais grosso... e da certinho la na frente... mas teve q ser feito um trabalho na lata pra ventoinha nao pegar... mas fica tao bom que parece original!
      As mangueiras sao de 2" que voce pode comprar por metro em qualquer casa de mangueiras e elas tem que aguentar temperatura (elas nao sao caras, se voce nao falar pro vendedor que é pra radiador, ele vai querer te vender uma pra oleo, q suporta alta temperatura e pressao, ai vc vai chorar com o preço! rs)

      existe uma diferença nos fuscas, nao sei os anos ao certo, nos dutos da caixa de ar, que é por onde eu prefiro passar as mangueiras... como este é o meu segundo projeto com ap e radiador na frente, ja deu diferença.... o primeiro era um 71, os dutos da caixa de ar terminavam la tras no motor, um bocal de cada lado... e foi por la que eu passei as mangueiras de 2" até na frente, abrindo as caixas de ar aonde começa o paralamas dianteiro... ja neste projeto que estou fazendo, é um fusca itamar 95, e como da pra ver nas fotos, um pedaço das mangueiras passa por dentro do carro, pq é diferente do 71... mas nao tem segredo... depois na frente tem que passar elas contornando a lata e desviando das rodas...
      não usei nenhum tipo de isolante termico e nunca esquentou consideravelmente... só da pra sentir o calor qdo vc encosta na caixa de ar, e com o radiador la na frente, a temperatura sempre fica baixa! uma beleza! rs Para brisa e vidros laterais, no momento não sei te informar, ma ja vi cortarem com makita!!!
      qualquer duvida estou ai.

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  24. Ola amigo td bem sou novo nessas coisas de mecanico nao entendo muito de transmissao
    comprei um fusca com motor 1300L e desmontei todo o fusca estou intereçado em botar um motor AP 1.8 do santana ou 1.8 do verona ou apolo, diz que esses sao os mehores e que servem direito, de preferencia queria um a alcool, oq vc me recomenda? a alcool ou a gasolina? lembrando que futuramente quero por turbo no fusca. e oq vc acha devo deixar 4 marchas ou colokar 5? lembrando eu quero um fusca pra que tenha arancada, final nao presisa tanto claro que chegue até os 160km/h ta de boa usando umas rodas 17 com perfil 40 de pneu. tbm queria saber se daria pau num 1.8 tipo um astra? essas coisinhas pq gosto de andar na maciota com meu fusca aii chega um carro 1.0 atras do meu fusca e soca a buzina aii da raiva por isso quero um fusca pra dexar o de tras comendo poeira.
    tbm queria saber o radiador tem que ser na frente? ou pode ser em outro lugar pois quero botar um som bagual. pra mim economia nao importa pode fazer 1/1 km/l des de que tenha o desempenho que eu quero vc acha que com uns 10 mil com a mao de obra eu faço isso?

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    1. Xará, se eu fosse fazer de novo como ja comentei aqui no blog, faria a seguinte receita:
      motor Ap 1.8 do apolo ou verona, mas transversal, completo motor trem de força, caixa de cambio,discos,suspensão, agregado, enfim, tudo! Voce disse que quer por um turbo, esse cambio não aguenta um ap turbo,em minha opiniao o alcool é a melhor pedida, voce elimina o cheiro de combustivel, ja deixa pronto para um futuro turbo, e no meu ficou muito melhor no alcool,rss 160km/h chega com cambio original, desde que seja 8x31 itamar.
      Xará o unico problema que percebo, é sempre o cambio! Por isso faz um up grade completo logo! Aqui no blog tem muitas fotos de fusca assim.
      Outra coisa radiador é na frente! 10 mil se voce pegar o conjunto completo preferencialmente injetado, deve dar, mas bem enxuto nas despesas!
      Grande Abraço!

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  25. boa noite chicony meu no é francisco tenho um buggy fyber 200 ele tem um motor AP 1.8 a gasolina carburado e estol querendo colocar um cambio de 5 ou 4 marcha de combi a dissel qual vc me indica e qual relação devo colocar um muito brigado

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  26. Blog fantástico esse meus paravbens, que fusca incrível esse vermelho , procurei na net e não encontrei absolutamente nada . será que é possível instalar esse motor Subaru em um gol ar, será que alguém já fez isso ?vi Brasília, variant mas gol a ar nunca . talvez tivesse menos problemas de refrigeração
    e mais fácil instalação do cambio do próprio Subaru , o problema seria como passar o carda e instalar o diferencial traseiro no gol .

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  27. Ao Sr.Paulo Cardoso parabenizo pelos seus câmbios de 5 marchas para fusca sendo que os mesmo deixam o carro mais silencioso anda ate 160 km no plano e mais Econômico também e não é verdade que o carro fica barrulhando o cambio pois testei e aprovei ficou uma verdadeira maravilha.
    Nelson Kaufmann Agua Boa MT 66-8404 6022 para qualquer duvida .

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  28. Boa noite a todos, eu vendo esse tipo de cambio com 5ª marcha a mais de 30 (trinta) anos, e até hoje nunca tive nenhuma reclamação, muito ao contrário, todos que podem comprar e tem um um cambio com 5ª marcha ficam muito satisfeito com o produto, pois andam mais com menos giro no motor, é só perguntar para que tem um, AGORA EU PERGUNTO, SE VOCÊ COMPRASSE UM CAMBIO E TIVESSE PROBLEMA, VOCÊ IA RECLAMAR COMIGO OU IA FICAR CRITICANDO NOS SITES A FORA? Acho que o único problema é a instalação inadequada, pois o cambio funciona muito bem, anda muito, e é muito econômico, aliás o cambio de 4 marchas ja é pré histórico, que anda num com quinta marcha nuca mais quer um de 4 marchas, abraço a todos.

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