Desmontando a Caixa de direção do monza

O titulo não esta errado, trata-se de mais uma adaptação que parece que foi feita para os nossos fuscas, primeiro, quero dizer que depois que dirigi um fusca de um amigo com esta caixa, logo providenciei uma, as diferenças são gritantes, questões de alinhamento e facilidade de manobra, precisão ao dirigir, leveza comparável a hidráulica. O uso desse sistema deixa o carro muito agradavel de dirigir, sem duvida, mais uma modificação que vale a pena. Pois bem,  parti para a compra de um caixa usada, pois a minha original do fusca já tinha apresentado folgas, 

 como adquiri através de desmanche vou mostrar o que foi necessário trocar na caixa para um bom resultado. Quem não tem paciência para reparar, recomendo pelos sinais de desgaste tanto na
cremalheira quanto na carcaça que compre uma caixa nova, medida que pretendo tomar futuramente, quanto a minha esta funcionando
sem problemas.

O ideal é verificar estes sinais na hora da compra, depois de adquirido a pouco a se fazer, esse tipo de desgaste, provoca um barulho chato quando se trafega por piso irregular, contudo sem causar nenhuma folga na direção.
Esta bucha quando quebrada ou desgastada provoca um barulho,como se tivesse algo solto na direção ou suspensão, na verdade é a cremalheira batendo nas paredes da caixa de direção. Na Caixa que comprei nem tinha mais essa bucha, só os pedaços com graxa.

Visão da Caixa desmontada, poucos componentes, muito simples de fazer manutenção.

Cremalheira vista pelo lado que fica em contato com a bucha de plastico/nylon mas consegue imprimir um desgaste no aço.

Comentários

largado34 disse…
Ola tenho vontade de colocar essa caixa no meu tbem ,teria como vc fazer umas fotos postar aqui de como foi feito no seu pra min ter uma ideia de onde eu começar pra fazer.
obrigado aguardo a resposta
Anônimo disse…
boa tarde meu caro amigo muito bom seu blog, voçe pode me passar algumas dicas de como adaptar o cht 1.6 no fusca, onde consigo a flange e a maneira correta de colocar o radiador? marcos obrigado email mmmart701@gmail.com
Felipe Vuaden disse…
Alguém do blog já fez essa troca de caixa? Estou bem interessado em fazer isso, gostaria de relatos reais dos resultados.
Chicony disse…
Amigo, de uma olhada no campo direito do blog, em fusca com caixa de direção do monza. eu ja fiz esta adaptação e ficou show!
Unknown disse…
Como vc desmontou o pião?
Chicony disse…
Raoni, se bem me lembro tem uma trava que pode ser retirada com alicate de bico ou chave de fenda, e uma porca, bem simples mesmo!