Eliminando a Barra de torção

Kit de Conversão para molas
O objetivo de eliminar a barra de torção é ganhar em conforto, uma vez que a suspensão do fusca é muito dura, vamos colocar no lugar da barra molas, na época em que o fusca foi projetado esta não era uma opção, pois o conhecimento no tratamento de materiais e têmpera como o aço, ainda eram bastante primitivos.


Em Vermelho as barras de torção, comparando os diferentes tamanhos  uma é da Variant II  e a outra dos nossos fuscas.


Neste Caso a absorção do impacto esta nas molas que absorvem muita mais  os impactos que  a barra de torção que tem  pouco curso.

Comentários

Anônimo disse…
Boa noite!
Gostaria de parabenizá lo pela´ideia de otimizar a suspenção do nosso amado fusca, eu tbm tenho um ano 72. Se vc pudesse disponibilizar mais material sobre como vc fez esta adaptação eu ficaria muito grato, gostei muito da ideia e gostaria de mais informações se possivel!
Como ficou a dirigibilidade?
Se quiser me enviar algum material por e-mail: toledofernandojf@yahoo.com.br
Abraço, Fernando Toledo.
Chicony disse…
Ola Fernando, Infelizmente possuo pouca informação a respeito dessa modificação,que não fiz no meu! mas te adianto o seguinte: tera que mexer na caixa de cambio trocar pela caixa do gol BX, que é com homocinetica, depois disso adaptar um braço igual ao da variant II,e finalmente usar os facoes oscilantes. Não sei se traria vantagem a simples troca do facao por oscilante, sem mexer com caixa de cambio, caso dos fuscas de arrancada.
Mas para real ganho de conforto e estabilidade veja a suspensão duplo A, para dianteira, esta sim vale a pena!
Abraço
Anônimo disse…
Bom dia senhores
Comprei um cambio de 5 marchas do pessoal da adpata fusca além do ronco insupotável problemas de engate da marcha enfim somente dor de cabeça atualmente o carro está lá para corrigir este problema sendo que levei o meu fusca com está vez já 4 vezes já está lá com eles quase um mês e até o momento não está pronto estou pensando em desisistir desse cambio pelo menos com esse pessoal da adpata fusca
Chicony disse…
Meu Cambio que é original praticamente, porque so mudei a carcaça e a coroa/pinhao ou seja para leigos nada mudou, ja me deu dor de cabeça com mão de obra desqualificada, tive que fazer tres vezes ate ficar bom! Bom acredito que eles podem resolver seu problema!tenho um amigo que ja passou pelo mesmo problema, conseguiram resolvem!
Aguardo ansioso o desenrolar da situação!
Abraço!!!
Unknown disse…
Chicony, qual mola amortecedor vc usou para esta adaptação
Chicony disse…
Roberto,uma solução simples é usar as molas do monza, voce regula o facao para ficar sem efeito, e adapta o suporte para as molas do monza,tem que cortar um pouco senão as molas não cabem! ja vi assim e fica muito macio!
Unknown disse…
a conversão para homocinéticas é obrigatória?
Chicony disse…
Rafael, no caso de optar por uma suspensão onde não se tem efeito sobre a cambagem das rodas, para quem quer rebaixar ou mesmo uma suspensão que trabalhe melhor, então sua escolha devera ser pela homocinéticas. Nos fusca originais quanto mais rebaixa mais afeta a cambagem,caso em que vemos os pneus assim: / \ cambagem positiva.cambagem neutra:
I I com homocinetica as rodas ficam assim quase que em qualquer nível de altura da carroceria,mantendo inalterada a cambagem.
Unknown disse…
boa noite! sou seguidor do Blog e tenho uma dúvida qual o melhor amortecedor que temos para um Ap 1.6, estou montando com aros 15 o mais próximo do original. para uso no dia a dia.
Chicony disse…
Marcos, os amortecedores traseiros eu uso o original mesmo, muitos usam o da D20 traseiro.
Ja na dianteira usa o do corsa dupla ação que fica melhor que o original e sai mais em conta.
Reggae Brasil disse…
Olá amigo, estou a procura desse amortecedor com essas molas mais duras para substituir a barra de torção. Sabe onde encontrar?
Chicony disse…
Coil over, voce pode encontrar na Ancona, ou Imohr,ou Noopcar no mercado livre!
Reggae Brasil disse…
Legal, mas nao sei como procurar por essas molas. Que tipo de mola é, de que carro, etc. Obrigado pela ajuda
Chicony disse…
Coil Over, é a tipo mola, Coil: Espiras,ou espiral Over: Sobre São amortecedores com molas, em espiral, feitas exclusivamente para o fusca, embora seu uso seja mais recomendado para arrancadas, do que para uso street. Procure como Coil over para fusca, no google!
Abraço!
Unknown disse…
ola amigo, tambem quero fotos passo a passo da adaptação do radiador no capu do fusca, por favor tudo inclusive por onde passa as mangueiras. Obrigado
Chicony disse…
Josenildo, sinto mas não tenho um passo a passo, mas a adaptação é simples!
Mas tem muita informação a respeito aqui mesmo, inclusive nas perguntas e respostas!
Unknown disse…
Amigo, boa tarde!

Meu pai tem uma Variant II e está tendo muita dificuldade em encontrar a barra de torção dir. que quebrou no carro dele.

Se puder nos indicar um lugar agradeço.

Victor
xico disse…
Ola Bom dia sou novo no blog ai mas fico super entereçado nesse projeto tenho meu old 72 e fiquei curioso em saber mas sobre o projeto se possível me enviar mas detalhes sobre o mesmo ficarei grato
Carlos do Parana. forte abraço. meu email pra contato e siq75_@hotmail.com
Unknown disse…
Bom dia amigão, nessa adaptação as rodas traseiras ficam inclinadas pra dentro ou ficam retas?Obrigado no aguardo!!!
Unknown disse…
Ola Bom dia também tenho um 75 e fiquei super entereçado nesse projeto, fiquei curioso em saber mas sobre o projeto se possível me enviar mas detalhes sobre o mesmo ficarei grato
Aldo Araujo do RJ. forte abraço. meu email pra contato e aldosatoro@gmail.com.

Obrigado.