Fusca com caixa de direção do Monza

Modificação com Grau de dificuldade médio

Esta adaptação tem se tornado cada vez mais conhecida, já que muitos fuscomaniacos,cansados
das folgas das caixas originais, optaram por adaptar a do uno e do palio, e por fim a do Monza.
Aqui vai uma ressalva não aconselho a adaptação das caixas de uno ou palio, por apresentarem péssimos resultados, como instabilidade em baixa velocidade, em desníveis de solo, em quebra-molas e em frenagens, acontece que estas caixas, uno e palio, não trabalham com suspensões como a do fusca, a menos claro que você decida instalar uma suspensão duplo A, ai sim ela casa perfeitamente! Mas para o fusca a melhor opção não tenha duvida é a do Monza por seus braços saírem do centro como é na caixa original do fusca.
Vantagens:
Nenhuma folga, direção extremamente leve, muito semelhante a hidráulica, para se ter idéia é absolutamente desnecessário maior leveza que isto,conjunto moderno se comparado com o do fusca e muito robusto, e quando você termina uma curva é só soltar
o volante que ele se desfaz muito bem! voltando ao alinhamento correto.
Desvantagens:
O tanque de combustível tem que ser elevado uns cinco centímetros para dar
espaço para a nova caixa, ou terá que ser feito um bom trabalho no fundo do tanque para dar espaço,
para a caixa. A colocação da caixa deve ser muito bem feita e travada, sobre tudo evitando-se soldas
que podem quebrar, deve ser feito um limitador para as rodas que ao esterçar acabam por encostar no quadro da suspensão, problema que ja ocorre em alguns fusca só que agora, ele esterçara muito mais.
A fiação da buzina, tera que ser passada por outro lugar pois a barra de direção não permitira a passagem
do fio do rele da buzina.
Caixa de Direção do Monza




Caixa de direção do Uno,observe que os braços trabalham desalinhados, uso incorreto da caixa para este tipo de suspensão!

Caixa de Direção do Monza







Observe o tubo central, esta peça devera ser forte o suficiente para aguentar as solda e ter resistência para não quebrar,a trava atras dos parafusos nos braços é essencial, sem ela os parafusos irão se soltar!

Este tubo substituirá o original que vem na caixa, devera ter furos com o mesmo espaçamento na frente da caixa e na parte de traz para parafusar os braços da caixa, observe que tem que ter parede grossa o suficiente para soldar as porcas.

este pino que sai da caixa, precisei dar uma retificada nele, foi com a lixadeira mesmo para encaixar nas cruzeta do Ka, e ele era muito longo.


Reparem na fixação da caixa ao chassis, na minha fiz igual mas aproximei mais ainda a caixa ao quadro de suspensão, não esquecendo de centralizar a caixa com o tunel, meio do carro.



No meu fusca, fiz igual a esta foto,então foi feito assim: da direita para esquerda, desbaste no pino que movimenta a caixa de direção(pino da própria caixa) para encaixar a cruzeta do KA,na traseira da cruzeta do Ka, encaixa a cruzeta do palio, que vem com um tubo maciço,este terá que ser estriado no torno,(procedimento que torna a superfície do tubo rugosa para criar atrito,ancoragem) este procedimento feito o mais próximo possível da cruzeta,depois cortaremos este tubo deixando 2,5cm o suficiente para entrar na cruzeta do Ka. o outro lado que sobrou da cruzeta tem um pino original já da direção do palio, este se encaixa perfeitamente na cruzeta, mas é grosso para entrar na coluna de direção do fusca que no meu caso cortei e, 4cm antes da parede corta fogo,acima dos pedais,isto porque você terá que tirar no torno o excesso do tubo do palio,estriar e encaixar na coluna do fusca e depois por uma braçadeira para travar.


Tubo Central na caixa modificado, para passar os braços para trás.
No fusca fica dessa forma, caixa mais próxima possível do centro da suspensão.Este tubo Central recebeu um pedaço de ferro para se fazer as roscas, melhor que soldar as porcas.




   Na sequencia acima fotos de alguns sites muito ricos de modificações.

Comentários

Anônimo disse…
Boa tarde!Primeiramente,parabens pela iniciativa,realmente de grande valia!Possuo dois Gurgel,um ipanema e outro x10 que eu mesmo remodelei o chassi e adptei suspenção de kombi tendo em vista que o outro estava bem oxidado(historia longa p outra ocasião)Pois bem,reparei que no caso da adptação da caixa de direção do monza no fusca,nas fotos,hora os "braços"aparecem de um lado hora no outro lado,é uma coisa simples de fazer?Abrç atenciosamente Armando
Chicony disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Chicony disse…
Armando, muito obrigado, tenho muito mais para postar, ainda como a instalação recente que fiz do suporte para coxim de cambio no fusca Ap.E de problemas devido a vibração causados pelo alto torque do motor Ap.
Como voce mesmo diz é mais uma longa história...
Quanto a adaptação: faça como esta nas fotos do chassis. Na pagina quis mostrar varias formas de se adaptar, mas na minha esta igual a das fotos do chassis, fiz sozinho, recomendo que tenha um ajudante, sofre muito menos, o ideal é que a caixa fique na mesma posição da original,exatamente como nas primeiras fotos do chassis de fusca ou seja no mesmo eixo. Só que centralizada.o ideal como eu fiz no meu os braços tem que ficar atras da caixa, para isso tem aquele lance de inverter o sentido dos parafusos, por uma chapa para travar os dois parafusos que naturalmente se desparafusam! depois de travados ai fica show! estou usando a minha sem amortecedor, é mais leve que muitas direções hidráulicas! Mais precisa que a do fusca, não tem problemas de constantes folgas o projeto esta superdimensionado, ou seja longa vida para a caixa,rss Essa modificação realmente vale a pena!
Anônimo disse…
Muito obrigado pele esplicação!Eu também sou da sua politica do "faça vc mesmo"e ainda me arrisco a completar:"faça vc mesmo pois vai ficar muito melhor!"(fiz cursos de tornearia mecanica,3solda(tig e eletrodo revestido) e eletrica)meus carros me agradecem e muito!Agora no meu caso vou ainda colocar um motor md 270 mas quando modifiquei o chassi tive o cuidado de dobrar a especificação do material e acabei deixando já alguns pontos de reforço,inconcientemente,dei sorte,mas no seu caso,o chassi é que esta dando problemas?Ou são os calcio de caixa?
Anônimo disse…
Essa ultima também é minha.Esqueci de ass:Armando abrç
Anônimo disse…
Fala Chicony!Esqueci de te perguntar se a cruzeta é do monza mesmo?Na barra de direção é fácil de adaptar?E na caixa também?Abraço,tudo de bom e desde de já agradeço.Ass:Armando
Chicony disse…
Beleza Armando?! Olha usei 2 cruzetas do uno/palio e uma do ford Ka. Formando um conjunto de 3 cruzetas.
Tudo para não usar soldas em um conjunto que não quis arriscar, imagine se isso quebra? Pois bem esta semana eu to bem enrolado com estagio da faculdade e ainda estamos montando o motor do meu fusca na garagem de casa, é que o cabeçote foi para retifica! Um conselho ta dificil de confiar em certos mecanicos! melhor aprender e por a mao na massa.
Abraço!
Anônimo disse…
Fala! Chicony!!Estou virando seu fã!Obrigado por tirar mais uma dúvida.OBS:Passei o contato do blog para meus camaradas aqui de Niterói!Abraço e até a próxima ass:Armando
Chicony disse…
Valeu mesmo Armando, hoje peguei o cabeçote retificado, e o técnico da retifica me disse ser impossível um cabeçote retificado com 20 mil km estar daquele jeito, tive que trocar as válvulas de tão porosas e fora de medida que estavam, mas agora estou vendo as peças todos em perfeito estado, antes pagava tudo e não sabia como estava, pois agora to pondo a mão na massa e aprendendo muito!
Quer bem feito?
Faça você mesmo!

Forte Abraço!
Unknown disse…
Fiz adaptação da caixa do monza no meu fusca, e fiz uma pouco diferente, pois decidi mudar algumas coisas na fixação. Ficou totalmente removível e o tanque só precisei levantar 2cm, mas vou mexer nele pra voltar na posição original
Fiz um suporte para prender na suspensão
Ficou muiiiito leve, gostei muito
Chicony disse…
Poxa que legal, a minha é removivel tambem! só não estou usando o amortecedor de direção, mas como ja disse é uma modificação que mais vale a pena fazer! Claro não estou considerando o diagrama de Ackermam, que demonstra uma pequena diferença em curva, mas na pratica a caixa é surpreendente! Se quiser me enviar fotos de sua montagem para publicar seria muito interessante!
Um Abraço!
Anônimo disse…
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" Chicony,aprender é como uma droga e nessa vale a pena ser viciado!!!!!Estamos viciadões!!!HEHHE
Falando sério,tem como vc me esplicar essa História da ligação das cruzetas,principalmente as ligações e as ordens.A minha caixa de direção de monza está chegando esta semana e vou aproveitar e comprar logo tudo.Perguntas:precisa de alguma adaptação esoecial nas ligações?Principalmente,a que diz repeito a barra de direção e as cuzetas?E das cruzetas e a caixa de direção?Abraço e desculpe a amolação!É que realmente a adaptação do meu carro(Gurgel XTR 70,vulgo:Lanterna Verde)assumiu proporções não previstas!!!URRA URRA!!E fiquei sem muita margem para erros!Assim que puder mandarei fotos da reforma e do processo!!Garanto que vc vai gostar,ficou "violento"Abraço! ass:Armando
Chicony disse…
Armando, é verdade, outro vicio do bom é carros antigos, bom demais, quando fiz curso de martelinho de ouro na barra funda -sp fiquei mais apaixonado ainda, pelos mavericks e mustang que circulam por la,Oficina Batistinha,a beleza deles é pra sempre!

Olha atualmente estou em Linhares-ES estou trabalhando aqui e devo ficar até o fim do ano, infelizmente por isso não posso tirar fotos do sistema que montei, mas não tem muito segredo não:Voce tera que fazer um pequeno desbaste no pino da caixa que vai na cruzeta, ali voce usa a cruzeta do ford
Ka, bom depois voce usa a cruzeta do palio um lado voce manda estriar no jeito para entrar com pressão na traseira da cruzeta do Ka, Ah ainda aproveitei uma barra que tem na direção do palio, essa barra ela é da coluna de direção, uma ponta dela vai na cruzeta a outra ponta mandei estriar para entrar com pressão na barra de direção original do fusca, assim tudo fica com aperto, sem usar nenhum pingo de solda!
É uma pena que na época montei sozinho e muito ansioso por resultados não tirei fotos. Oque te disse so vai fazer sentido de posse desse material e quando começar a montar!
VALE A PENA!
Abraço!
Anônimo disse…
Fala Chicony!!!Devo começar a instalar a direção no final de semana,apesar de ser um Gurgel,irei fazer nos seus moldes e se vc quiser, eu posso documentar alguma parte que vc queira e te mando para registro,é só avisar.mudando de assunto,reparei nas fotos do seu motor AP que pelo menos o cabeçote do próprio é de um motor MD270(no motor AP a saida de água é na "trazeira"do cabeçote já no MD é na "frente")Muitos especialistas no assunto afirmam que o MD além de ser mais torcudo em giros um pouco mais baixos ele ainda tende a ser mais durável que o motor AP (nunca dizendo que o AP seja ruim)todavia tende ser um motor um pouco mais "vibrador" que o AP,por possuir bielas mais curtas.Abraço ass:Armando obs:Quando estiver voltando do ES me me avisa que nos batemos um papo no meu do caminho já que sou de Niterói RJ.Abraço
Chicony disse…
E ai Armando?! Olha o meu não é mais aquele MD, agora e pouco depois mesmo voce ver que nas proximas fotos ele ja aparece com o motor AP, olha andei pesquisando muito e descobri que mesmo quando a agua esta pouco acima de 90° o oleo ja pode estar a 120° por isso tão logo eu volte vou instalar o radiador de oleo, ai em Niteroi deve ser bom de peças usadas não!? Confirme para mim.Olha oque voce puder mandar de fotos vai sem duvida enriquecer este blog, não sei se comentei mas tambem estou pesquisando uma suspensão dianteira duplo A, com o proprio tubular do fusca, vou te mandar a foto. Acontece que o meu fusca é um pouco duro, e não precisa ser assim.
Quando voltar te dou um toque. Provavelmente final do ano.
Abraço
Anônimo disse…
Olá chicony.
Comprei a cx de direção do kadett,serve? Se não servir vou trocar.Outra coisa, o lance de inverter os braços, como foi feito? teve de ser cortada a carcaça interna? A minha caixa quando giro ela com a mão sinto que dá umas travadinhas, é normal, olei umas 5 todas iguais, umas mais outras menos. Da uma força ai e parabens pela ideia, se tiver mais fotos posta ai.
Grande abraço.
Berguinha.
Chicony disse…
Berguinha, se não me engano é a mesma caixa, o lance de inverter os braços é que no monza esta como na foto de numero 14 desta pagina e no fusca tem que ficar como na foto de n° 13. Voce vai tirar aquele tubo que fica no meio da caixa de direção e fazer um igual e mas com parede mais grossa para receber o suporte dos parafusos dos terminais,braços de direção, sendo que na parte dianteira do tubo e fixada na caixa e na parte traseira os braços, o tubo tem que ter uma parede boa e deve correr livre de um lado a outro da caixa, estas travadinhas é bom voce desmontar a caixa e verificar a bucha se esta gasta ou a cremalheira tem calosidades na parte debaixo, veja mais detalhes na pagina deste blog Desmontando a Caixa de direção do monza,detalhe importante coloque a caixa o mais proximo possivel dos tubos da suspensao, ideal em torno de uns 30mm dele, e fixe muito bem, outra coisa talvez esta caixa esteja com aperto excessivo nos parafuscos que tiram a folga do pinhao, importante verficar para evitar desgaste prematuro e aperto desnecessario deste. Agora estou 1200km do meu carrinho nao tenho como postar mais fotos...
Mas no mais estamos ai.
Abração!
Anônimo disse…
Com certeza a caixa de direção do Kadet mecanica é a mesma do Monza mecanica!Obs:mudando de assunto,Chicony,seu carro está parado esse tempo todo?!Abração ass:Armando
Anônimo disse…
Tubo bom Chicony!Descobri que a cruzeta que aparece na foto da adaptação da caixa de direção de monza no gurgel é a do fiesta "novo" com direção hidraulica e nova custa entre 50 e 70 reais.Abraço e obrigado por toda ajuda! ass:Armando
Anônimo disse…
Queria fazer uma adaptaçao como posso entra em contato com vc?
Anônimo disse…
Na minha cidade te umas adaptaçoes do palio! mas ela nao esterça direito,quando a curva e contra a rua. porque
Chicony disse…
Olá tudo bem?! A do Palio requer tambem um posicionamento centralizado e correto, mas sem duvida é muito fragil, se comparado com a do Monza, ja vi casos de adaptações com esta caixa que não deram ajuste! Como tem inumeras causas para não dar certo fica dificil de responder sem ver! Mas a Monza voce pode fazer tranquilo que funciona e da ajuste muito bem!
Chicony disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
1º Parabens pelo Blog e pelas fotos, ótimo trabalho de referencia.

Foi feito em São Paulo ? Voce pode indicar um mecanico? Tenho uma gaiola e é uma PORCARIA a caixa original, troca, faz duas trilhas e ja da folga de novo !

Abraço
Chicony disse…
Leandro, obrigado! Olha o carro foi feito parte em Suzano-SP (motor) em Itu-SP (sistema de radiador e retrabalho na caixa de estepe) Sorocaba-SP (injeção eletronica) isso porque eu mudava muito! Mas a caixa de direção foi eu mesmo que montei na garagem de casa! Sozinho da muito trabalho mas com um amigo ajudando,deve ficar pronto em dois dias.A minha coloquei usada, não sabia se ia ficar bom, ficou tão bom que ta até hoje, da alinhamento facil e não desalinha igual a de fusca que é um sofrimento! Fica mais leve que hidraulica, o unico problema é que voce tem que levantar o tanque, porque pega em baixo, e tem que usar amortecedor de direção, porque fica tão leve, que voce pega no pneu e vira p onde quer! Coisa que no fusca voce so iria fazer com o carro levantado! Vale a pena!!!
Abraço!
Unknown disse…
Estou pensando em fazer algumas alterações no meu,mas tenho medo de estragar o carro que tá 100% original,mas com folga e dureza não dá.Já pensaram naquelas eletricas?
Chicony disse…
Mauricio, se seu carro esta 100% original recomendo que coloque a caixa original TRW mesmo! mas não use a remanufaturada porque já usei e a economia não vale a pena!
Em todo caso essa modificações são reversiveis, fica muito bom mesmo!
Em breve vou postar umas fotos das adaptações com caixas eletricas do C3 se não me engano!
Grande Abraço
luciano disse…
ola me chamo luciano tudo bem? acbou de ganhar um novo fã! adoro fusca tenho um 72 e estava querendo adptar uma caixa do monza! como faço para fixar ela? tenho que soldar algo?
Chicony disse…
Luciano, desculpe não ter respondido antes, mas fiquei sem internet quase uma semana! Mas vamos la na 5° foto a do chassis parace que é de brasilia da para ter uma ideia de fixação, que em verdade voce vai colocar uma barra de ferro, fixa no quadro da suspensão por meio de abraçadeiras tipo "U" e nas costas dessa barra a caixa de direção, a espessura dessa barra é a menor possivel para que a caixa trabalhe bem perto dos braços da suspensão, fazendo assim da tudo certinho como fiz no meu! Não é necessario soldar nada, mas simplifica muito! Cuidado com soldas se fizer use MIG.
Grande Abraço
mrcello disse…
como fika a dirigibilidade ja q os braços de suspensao do fusca sobe descrevendo um arco e a caixa esta presa ao chassis ,nao tem q fikar controlando o volante o tempo todo nas valetas e elevaçoes tipo efeito bumbsteel?
Chicony disse…
Mrcello, fica muito boa, se você comparar pontos aonde é pego os braços ate a caixa,isto dos pivôs até a caixa muda pouca coisa em relação ao original, agora nas valetas ele puxa o carro mesmo, devo dizer também que a direção esta extremamente leve, estou usando sem amortecedor de direção, mas o ganho em estabilidade e leveza de manobra,tinha constantes problemas com folga e desalinhamento,para mim é passado, os benefícios valem a pena!
Abraço!
Unknown disse…
a caixa de monza p/eu adaptar na minha brasilia,tenho que comprar de qual ano do monza,dos antigos ,ou dos modelos tubarões + novos,e tenho que cortar alguma lata,furar algo,tirar auele canote original da brasilia?gostei da sua adaptação ficou top d+!
Chicony disse…
Gleiton pelo que vi não ha mudanças na caixa de direção conforme ano de fabricação, são iguais desde que não seja hidraulica as caixas do Monza,Kadet e Ipanema. No meu caso tive que cortar com a lixadeira o suporte que fixa o amortecedor de direção ao quadro de suspensão do fusca, lata você não terá que cortar, mas adaptar cruzetas sim, o maior trabalho consiste em fixar a caixa no quadro de suspensão o mais próximo possivel dele e bem centralizada não se esqueça desse detalhe o resto e tranquilo! Fica muito bom! Não mudo para original d jeito nenhum agora é so pinhao cremalheira!
Abraços
Unknown disse…
E ai Chicony blz? o tanque de combustível da brasilia,precisa ser elevado 5 cm tbm?me aceita no fsce,que te add,tem um tempão,abç!
Unknown disse…
E ai Chicony blz?
Valeu pelo retorno,vc usa quantas cruzetas com setor do monza?será que na brasilia eu preciso ter que levantar o tanque de combustivel?se precisar levantar que calços vc usou no seu fusca?
Chicony disse…
Gleiton, beleza mano?! Olha eu uso tres cruzetas o meu ta igual ao da foto 11,12,13 voce começa contando de cima para baixo nesta pagina. Eu não sei como é na Brasilia, mas é provavel que tera que levantar sim, ainda não defini isso no meu usei calços de madeira provisoriamente/definitivo, a solução mais elegante é remodelar o fundo do tanque e mais cara tambem e fixar ele do jeito que é original em cima, vou fazer assim, apesar de ter gasto com tanque de plastico, vou voltar ao de aço so por isso.
Abraço!
Anônimo disse…
Irmão tem como esta sua adaptação dar certo em kombi?hobcorrea@gmail.com
Chicony disse…
Correa, tem sim! Tenho algumas fotos no blog. kombi com caixa de direção do monza. escreva na caixa de pesquisa que ele vai direto. A kombi realmente tem uma direção terrivel!
Felipe Vuaden disse…
Dae Chicony, blz? Adorei esse post sobre a caixa do monza, poderia me detalhar todas as peças além da caixa que foram usadas? Li todos os comentários só que fiquei meio perdido a respeito de cruzetas e tudo mais. Quero ver com algum mecânico sobre isso. Grato. (Felipe)
Chicony disse…
Voce tera que fazer um pequeno desbaste no pino da caixa de direção do monza, tambem tive que cortar em 1cm este pino que vai na cruzeta, ali voce usara a cruzeta do ford
Ka, bom depois voce usa a cruzeta do palio um lado voce ,um importante detalhe a cruzeta do palio vem ligada a outra cruzeta atraves de um tubo de aço maciço então voce leva ao torneiro e manda estriar no jeito para entrar com pressão na traseira da cruzeta do Ka, Ah ainda aproveitei uma barra que tem na direção do palio, essa barra ela é da coluna de direção, uma ponta dela vai na cruzeta a outra ponta mandei estriar para entrar com pressão na barra de direção original do fusca, lembre-se de centralizar a caixa com a suspensão,ou seja caixa de direção no meio do quadro de suspensão, voce tera que comprar um tubo de diametro um pouco maior e mais espesso que o original que vem na caixa para fazer como na foto 8 e 9 para os braços do monza ficarem atras da caixa,e travar os parafusos dos braços na caixa com uma lata que impedira os parafusos de se desapertarem com o uso.assim tudo fica com aperto, sem usar nenhum pingo de solda!
Felipe Vuaden disse…
Muito obrigado mesmo pela informação, adorei a ideia, vou logo ver com o mecânico isso, segue meu blog para dar uma olhada nas fotos do meu fusca, fiz ontem mesmo, to aprendendo ainda. hehe.. Fiz o blog mais para termos mais contato e ir trocando mais ideias. Grato =) http://fuscafelipevuaden.blogspot.com.br/
meu nome e eduardo rodrigues aqui ta meu email. edu.f.rodrigues@hotmail.com procuro alguem que possa instalar direçao hidraulica e ar condicionado em meu fusca que não seje tão assustador . preciso de um serviço deste . meu id 650*17983 aguardo contato e alguem instale rag top tambem com preço mais acessivel pois 4.000 ta puxado
Chicony disse…
Eduardo, publiquei seu contato para que alguém que possa prestar este serviço entre em contato contigo.
Quanto a direção hidráulica, instalei a do Monza mecânica e mesmo o carro parado é muito leve a manobra!
Grande Abraço!
$$$jhony$$$ disse…
quanto as barras de direção ( que sai da caixa de direção e vão para os terminais) qual o trabalho feito nelas? nao sao as originais né? e as cruzetasde que carro sao?
$$$jhony$$$ disse…
quanto as barras de direção ( que sai da caixa de direção e vão para os terminais) qual o trabalho feito nelas? nao sao as originais né? e as cruzetasde que carro sao?
Chicony disse…
jhony,
As Originais do fusca, não serão usadas. nesta adaptação usei a cruzeta do ford
Ka, e tambem usara a cruzeta do palio de um lado, igual esta na foto de numero 15 contando de cima para baixo na pagina ,um importante detalhe a cruzeta do palio vem ligada a outra cruzeta atraves de um tubo de aço maciço então voce leva ao torneiro e manda estriar no jeito para entrar com pressão na traseira da cruzeta do Ka, Ah ainda aproveitei uma barra que tem na direção do palio, essa barra ela é da coluna de direção, uma ponta dela vai na cruzeta a outra ponta mandei estriar para entrar com pressão na barra de direção original do fusca.
Abraço!
Unknown disse…
Apesar de pouco ou nada entender de carro vou usar suas explicações para melhorar meu fusca 1969 conversível...para deixá-lo mais leve..O carro está na cidade de maringá-Pr ,...espero encontrar um mecanico que aproveite bem suas instruçoes
Unknown disse…
Comprei um fusca conversivel 1969...show...espero encontrar em maringá-Pr um mecanico que possa utilizar suas informaçoes para deixar meu fusca mais leve.
Unknown disse…
Outra coisa vc como bem informado pode me dizer se consigo colocar capota elétrica no fusca conversível...onde comprar?
Chicony disse…
Maude, a caixa de direção do Monza é uma joia da engenharia mecânica e no fusca fica perfeita!
Chicony disse…
Procure a trocar capotas & cia. de campinas-sp é uma das empresas mais conceituadas em transformação de fusca em conversivel! outra opção seria adaptar o mecanismo do escort conversivel ou ainda do kadett.
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Unknown disse…
valeu pelas dicas....vou procurar sim
Unknown disse…
ola colegas me chamo leandro resido em recife/PE,adorei essas adaptações comprei um fusca 81 e gostaria de colocar a caixa de direção do Monza mas estou todo perdido sera que vocês tem ai um vídeo mostrando o passo a passo da instalação,agradeço desde já.caso tenham o vídeo meu Email e leandrorosas1@gmail.com.
Anônimo disse…
ola amigo. gostei muito do tópico. vc teria o contato de alguém, ou mesmo vc , que poderia fazer esse serviço pra mim ? disantommaso@gmail.com. grato
Unknown disse…
fala ai chicony..qual braço utilizou a do fusca mesmo ?? ou de outro carro?
Braço = o que vai da caixa de direção as mangas de eixo....pivô
Chicony disse…
Braços e pivos originais do Monza, apenas curvar levemente para chegar até as mangas de eixo do fusca.
Chicony disse…
Meu amigo não conheço nem um mecanico que tenha feito isso, pois trata-se de um trabalho, detalhado e bastante demorado,de onde voce é ? Estou em Sorocaba-SP,posso te ajudar mas não posso pegar este serviço.
Abraço!
Leandro disse…
Olá, tenho um fusca 64 e quero colocar pneus radiais nele, porém, o fusca tem a suspensão dura e os cabeçotes tendem a trincar e quebrar com estes pneus. É uma dor de cabeça quando estes cabeçotes quebram. Sabe me dizer o que posso fazer para solucionar isto? Usar os pneus radiais sem me preocupar com quebra de cabeçotes das suspensão?
obrigado.
Chicony disse…
pneus para 175/65 r15


Leandro o segredo para aliviar na suspensão do fusca é usar poucas libras na dianteira,quanto a pneu uma boa pedida seria o 195 /60, até porque quanto mais baixo o perfil mais se perde de conforto, sendo desejável usar perfil mais baixo somente somente em uso mais esportivo pois tem que considerar que o perfil baixo, encurtará ainda mais a relação de marchas do carro, deixando-o meio amarrado em última marcha.com a roda original colocava 18libras na frente e 20 nos pneus traseiros.


Bom dia Chicony!
Tenho um baja, para levar para fazenda e fazer trilha, uso o motor 1300,e pretendo colocar o Ap 1.6, vale a pena? Tenho alguns relatos, que quebra, devido a trilha força muito, tem alguma sugestão.

Abraço

Chicony disse…
Boa noite João, olha é um motor moderno se comparado ao 1300,de baixissima manutenção,silencioso,economico,vai muito bem no alcool. O que quebra não é o motor e sim a caixa de marchas que pelo maior torque é bem mais forçada, não arrancar e nem usar pneus muito grandes são boas praticas para os dois motores inclusives!
voce pode por o motor para fazer um teste com flange e por o radiador de lado,
garanto que o resultado o fara optar pelo motor Ap.
Grande Abraço!
Márcio ® disse…
Parabéns pelo excelente trabalho! Tenho um BUGRE e uma caixa de Monza já invertida pronta para ser instalada nele. A minha dúvida é porque não utilizou a cruzeta do Ford Ka ligando diretamente a barra de direção do Fusca ao setor do Monza? Pensei em montar o meu projeto assim, seria menos uma peça, menos gasto e um custo ligeiramente menor.... é viável? Grato!!
Chicony disse…
Marcio.no meu caso a unica opcao foi por mais uma cruzeta.por causa da posicao da caixa de direcao e a coluna de direcao.outra coisa.nao usei soldas oque me limitou.mas por seguranca.tive que faze-lo.claro que quanto mais enxuto e pratico melhor.sem abrir mao de seguranca é claro!
Abraço!
Márcio ® disse…
Muito obrigado pela informação! Queria apenas entender os detalhes do projeto. Também não tenho pretensão de soldar absolutamente nada, o risco fica potencializado em um Off Road por questões óbvias. Como tudo em um Buggy é diferente, acredito que posso abrir mão da cruzeta do Pálio que dará certo... uma dica... se você sentir necessidade, tente colocar o amortecedor de direção do Fusca mesmo, ocupa menos espaço e já vai dar uma "sustentação" melhor ao sistema!! Abração!!
Chicony disse…
Realmente,Marcio o amortecedor é necessario. a direcao fica extremamente leve.diria ate mais leve que muitos carros hidraulicos.no meu nao coloquei ainda.mas o amortecedor ja ta no esquema para instalar.
Se puder me envie as fotos do seu buggy como ficou com a nova caixa!
Márcio ® disse…
Você vai colocar o amortecedor original ou o de Fusca mesmo? A questão é o velho problema da altura do tanque de combustível... mas pode deixar que assim que o projeto estiver pronto te mando todo o material de registro que eu tiver. Já o conheço do FFB, sou cadastrado por lá e se desejar curtir e conhecer um novo e fraternal ambiente, nos visite no Fórum Buggy & Bar onde sou um dos administradores http://www.buggyebar.com/forum, será um grande prazer recebe-lo!
Chicony disse…
o tanque tive que levantar mesmo! Nao teve jeito! bom mesmo seria fazer um de alumino.assim a boia eletrica que é a que uso teria perfeita vedacao e nao deixaria passar mal cheiro de gasolina.razao pela qual optei pelo alcool.que acabou por ser melhor opcao que a gasolina.melhorou ate a partida.va entender... quanto ao amortecedor tenho o original do fusca.mas cabe uma observaçao: usa.-lo como
limitador de curso para as rodas nao roçarem as torres de suspensao!
Obrigado pelo convite.tudo que é sobre fusca me interessa!
Roberto disse…
Chicony boa noite, estou estudando a adaptação da caixa no Gurgel e li todos os comentários feito. Entretanto, um me chamou a atenção porque eu não entendi o termo usado por um leitor. Por favor esclareça-me o significado do termo"bumbsteel" . outra coisa, a altura da caixa tem alguma influencia na adaptação assim como o cumprimento da barra de direção?
Roberto J P Ferreira
Email pintoferreira2004@gmail.com
Chicony disse…
Roberto vou te responder aqui no blog, pelo motivo de estar atualizando meu e-mail,e por incrença que parivel não consigo te responder de lá, e também servira para futuras consultas,rss
enfim vamos la, quanto ao termo comentado pelo leitor o correto é: bumpsteer, e diz respeito ao momento em que um impacto de um obstaculo sofrido no pneu volta para o volante, oque não é desejavel, pois pode e ja vi a acontecer de quebrar o punho do motorista, isso quando não quebra um componente da direção.
dai o uso de amortecedor de direção e correta calibração do conjunto.
Quanto a altura da caixa no meu entendimento deve estar sempre alinhada com os pivôs das
mangas de eixo, resumindo neste ponto ficara como se fez na caixa original, para não se ter aquele efeito de quando sobe o quebra molas a roda abre e quando desce fecha a cambagem
/ \ \ / muito comum quando se adapta caixas de direção do uno!
Quanto ao comprimento da barra de direção, creio que se refere aos terminais que saem da caixa para as mangas?!
Não creio que comprometa aumentar o comprimento para alcançar no caso de veiculo mais largo! Agora evite usar solda, de preferencia mande no torneiro para abrir rosca por outro tubo,
mas fuja de solda numa área que sua segurança esta em jogo!
Abraço!
Roberto disse…
Chicony, muito obrigado pela gentileza de responder as minhas perguntas e esclarecer as minhas dúvidas. A caixa foi comprada e enviada para manutenção e assim que que a tiver instalada, darei noticias de seu funcionamento. ET, vou substituir o meio tubo que utilizas para inverter os parafusos de fixação dos terminais por cantoneiras que são mais fáceis de serem encontradas e trabalhados.
abraço!
Roberto
Anônimo disse…
Chicony, boa noite e obrigado pelas informações citadas acima. Confesso que por elas tive interesse em adaptar a caixa de Monza no meu Baja, portanto estou encontrando algumas dificuldades. Instalei a caixa do Monza sem fazer a modificação, com os braços a frente, mantendo da forma original. Na adaptação, fixei a caixa na cangalha do fusca, bom alinhamento e direção extremamente leve, lembrando q utilizo pneus de 33 polegadas, bem pesado com a direção original. Fiquei animado com o resultado, se tratando da leveza. Portanto ontem fiz o teste real, ao pegar a "ratoeira" na oficina, após o alinhamento, não senti segurança, pois o carro não está estável. Não estou usando amortecedores na direção, será o problema? ou a posição do braços com relação a altura (abre e fecha) ao passar em buracos?
O q será q devo fazer para sanar esses problemas?
Muito obrigado
Abraços
Chicony disse…
Desculpe o atraso na resposta, gosto de responder o mais rapido possivel!
mas vamos lá, o meu esta sem o amortecedor de direção! Não transmite insegurança
nenhuma, ja cheguei a 160km/h limitado pelo cambio! E sempre firme a direção!
Claro o amortecedor faz falta, ja li relatos de casos de usar até dois amortecedores e
aproveito para dar uma dica, use o amortecedor de direção de forma que o curso dele aberto e
fechado limite o estrerçamento para não pegar as rodas nas torres de suspensão, não sei se voce tem esse problema. se puder me envie fotos para ver como esta instalado sua caixa!
a caixa do monza não é para dar esse efeito!
Minha suspeita é a posição da caixa.
Abraço!
Roberto disse…
Chicony, lamento ter que encher o teu saco. mas como não tenho outra fonte de consulta la vai a minha duvida: é possível furar a cremalheira da caixa para fazer a inversão dos braços, em vez de colocar a aquela peça que passa o acionamento dos braços para traz da caixa?
Chicony disse…
Roberto,boa noite! Fique tranquilo. Quanto a furar a cremalheira é possivel sim, algumas pessoas fazem dessa forma, porem nao recomendo pois fragiliza a peça e a risco de quebra !
Abraço!
Filipe Rainier disse…
estou tentando fazer na TL to sofrendo, falta espaço pra colocar as junções, mas amanha fica no jeito certo, depois de quase um mês de luta e pesquisa.
Unknown disse…
não usa nem óleo ne bomba? vc tem a relação de peças que utilizou? a caixa é do monza tubarão ou o mais antigo??? vixe estou louco pra fazer no meu fusket. parabens pelo blog!!!
Unknown disse…
Chivony - e ae, ainda ta ativo poraqui . anos depois td pergunto, tem a lista de peças ? Aguardo seu retorno - fiz a leituravde tudo kkkk amo Brasília, sera que da pra dze nela também !?
Unknown disse…
Amigo, dá muito trabalho pra fazer isso? Qual profissional devo procurar? Abraço
Unknown disse…
Olá bom dia...Vc indica um mecânico bom pra fazer esta adaptação, vc mesmo faz este serviço?
Chicony disse…
Cláudio, nao posso te indicar um mecânico! Mas nao é dificil,a minha eu mesmo coloquei e nao sou mecânico! Entao um que tenha a boa vontade de fazer o serviço sem duvida conseguira!
Abraço!
Bruno Moreno disse…
será que da pra fazer isso em uma TL? vlw!
Chicony disse…
Bruno acredito que sim!
Unknown disse…
Como vc fez o limitador...já estou nessa fase...fiz a instalação da caixa e falta limitar ela pois fica batendo no braço da suspensão quando extersa..
Chicony disse…
Raoni, no meu esta sem limitador até hoje! A caixa não pode bater em nada!
Seus braços não podem bater! O que bate é as rodas no suporte do amortecedor! Para evitar isso voce devera usar no centro da caixa de direção, no exato local onde é fixado os braços da direção, um amortecedor de direção, ele deve ficar, no lado oposto aos braços, para não conflitar com o movimento destes, e devera ficar fixo de forma que tanto totalmente aberto ou fechado limite o esterçamento da caixa!
Unknown disse…
Desculpe escrevi errado...são as rodas que quando exterso para um lado ou para o outro elas batem no braço da suspensão.
Unknown disse…
Como fez com o amortecedor de direção, qual amortecedor usou?
É como usou..
Chicony disse…
Raoni o meu não coloquei o amortecedor, esta muito bom sem ele! Mas se quiser por acrescentei uma foto do local onde dever ser posto, voce deve adquirir o amortecedor de direção do monza, com suporte original. o ponto exato da fixação devera ser estudado para limitar um lado do exterçamento da direção e a outra limitação sera feita no eixo do amortecedor, impedindo que ele feche todo e as rodas encostem nas torres de suspensão!
Unknown disse…
quero instalar uma caixa de direção na minha brasilia
vc intala para mim?
qunto vc cobra
vc é de curitiba
eu sou
henrique
Chicony disse…
Henrique, tudo bem?! Olha no momento estou morando em Mogi Guaçu -SP
Mas creio que e Curitiba voce encontra um mecanico disposto a encarar o projeto, não é dificil!
Unknown disse…
Bom dia amigo tenho um buggy e vi essa adaptaçao da caixa do monza e quero fazer igual no meu buggy, tenho que abrir a caixa do monza na parte de baixo para colocar esse tubo?
Obrigado.
Unknown disse…
Boa tarde! meu caro, tudo bem?
vê se podes me dar uma dica.
estou montando um fusca 73 AP 1.6 MI, montei uma suspensão com catracas na frente do fusca, pois queria deixar o fusca uns dois dedos sobre a roda, só que a suspensão ficou dura como uma pedra, apertando sobre os para-lamas, o carro não sede nada, e tentei dar uma volta bate tudo. está montado com amortecedores originais cofap, entrei em contato com o fornecedor ele acha que tenho que substituir os amortecedores por amortecedores preparados, gostaria de saber e podes me dar uma dica para deixar a frente do fusca menos dura. grande abraço.
Anônimo disse…
Raoni Novaes, muito bom dia , preciso de ajuda de voce ou de alguem que esteja lendo este meu depoimento , pois preparei tudo tenho todas as peças , paguei para fazer e a pessoa por ter pago adiantado , esta me enrolando ,vou perder o que paguei , não vou usar mais este profissional , queria saber se alguem sabe quem pode adaptar a caixa do monza em meu buggy , sou de jacarepagua , rio de janeiro , espero que alguem leia este comentario e me responda por favor muito obrigado a todos , ancioso no aguardo
Anônimo disse…
fala galera beleza?
alguem sabe quem faça essa adaptação aqui em são paulo zona leste proximo a itaquera?
se tiver alguem que faça entre em contato no email
marketingterra2015@gmail.com
Jânio Silva disse…
É com grande admiração que peço lhe informações sobre a caixa do monza, tenho um Karmann-ghia 68, há possibilidade dessa adaptação? Estou em Rondônia, precisamente em Porto Velho, tem outro meios para me orientar com mais praticidade, pois a mão de obra aqui com carros antigos é deficiente. Agradeço, foi um grande prazer conhecê-lo. Meu Email. janioselva@hotmail.com .
Unknown disse…
eai galera beleza? pessoal meu fusquinha tava com uma folga na direção o pessoal me recomendou trocar a supensao...encontrei um cara que tinha umas recondionada.. paguei pelo serviço.. sò que ficou muito pesado o volante, e na hora de distecer um lado vira mais que o outro..sem falar que o volante parece que foi mal instalado...o carro ficou mais macio..porem com outros defeitos que nao tinha antes.. sera que o cara fez algo errado ou fica assim mesmo?
Unknown disse…
Amigo gostaria que vc me desse uma ajuda. Tenho um SP2 ano 75 e gostaria de fazer a adaptação da direção hidráulica, vejo que vc recomenda adaptação nos fuscas a caixa de direçao do monza, qual ano do monza? vc sabe de alguém se existe a possibilidade de colocar direção elétrica? /vc conhece alguém que pode me ajudar? alguém que venda esse kit? Me parece que é a mesma suspensão do fusca 1600, variant, Brasília. Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Chicony disse…
Monica, a direção do Monza/Kadet do ano de 90 a 96 é simples de instalar e muito forte, pode se optar pela hidráulica de 1990 em diante!
Agora quanto a caixa de direção elétrica,é possível usar a do Citroen C3.
A Work Guinchos de São Paulo faz a adaptação da direção elétrica para você!
work@guinchoswork.com.br
Email vendas@guinchoswork.com.br
Telefone: (11) 4702-0542
Unknown disse…
Na verdade a principal desvantagem da caixa de Monza e que a resposta do volante fica lenta, você tem que dar mais voltas no volante para fazer o mesmo movimento matando uma ótima característica do Fusca que e a resposta rápida quando ele sai de traseira. Abraco
Unknown disse…
Boa tarde ! Teria algum grupo com assuntos voltados para fuscas e derivados afim de esclarecer dúvidas sobre certas modificações? Desde já obrigado!
Chicony disse…
Luis, fica muito lenta mesmo, as vezes voce tem que ser rapido no volante!
Chicony disse…
Gosto muito do Forum fusca4ever