Detalhes do Radiador frontal no fusca Ap




 Leiam os comentários de nosso leitores, você pode aprender muito e economizar tempo e dinheiro!






Saída de ar





Comentários

Formigão disse…
Essa saia de ar como é feita?
Chicony disse…
Epaul, olha pelo que ja vi em outros fuscas não é muito dificil de fazer não, nesse caso ele recortou o tamanho exato e enxertou as grelhas de um outro veiculo.soldou,lixou e preparou para pintura.
Unknown disse…
A mangueira não estou achando de 2 polegadas vendendo a metro, somente uma mais fina....pensei em usar essa e utilizar um adaptador nas conexões....mas fico com medo do fluxo de aguá ser menor a pesar que a quantidade de água será maior..
O que tu acha?
Unknown disse…
qual bitola dessa mangueira??? só estou achando a bitola da mangueira menor que a da bomba até o radiador...estou pensando em colocar ela com o uma adaptador passando para bitola do original, meu medo é o fluxo menor de aguá por restringir a mangueira, não sei se será melhor ou pior...
Chicony disse…
Raoni Novaes,desculpe-me o astraso na resposta, esta semana fiquei impossibilitado de acessar a internet. Mas quanto ao seu questionamento é claro que o ideal é 2" mas a de 1 1/4 tambem da conta do recado, o único problema disso é que tera que ser feita uma flange que casara um diametro menor com outro maior,
explico uma mangueira de 2" não pode ser ligada a um tubo menor como de 1" 1/4, porque a sobra do diametro da maior ira provocar vazamentos que não se resolvem mesmo com muito aperto em abraçadeira!
Grande Abraço!
Unknown disse…
No lugar de mangueira posso usar cano galvanizado de 2" por dentro das caixas de ar? um de cada Lado?
No Aguardo
Chicony disse…
Marcos, pode sim! no meu uso tubo quadrado galvanizado! e funciona perfeitamente, sempre 90°c
Unknown disse…
bom dia outra duvida que me ocorreu e a seguinte, a questao da bomba da água, como canos 2" ela vai dar conta de fazer seu papel? Ontem estava olhando o sistema da Kombi, na kombi eles usaram canos de 1 1/4" bem mais fino que 2" e a kombi e mais comprida que o fusca, talvez poderia usar os tubos tb de 1 1/4" no projeto do meu fusca, assim nao iria forçar tanto a bomba da água??
No Aguardo.
Chicony disse…
Marcos, beleza?! então, a bomba aguenta sim, sem problemas! no caso da bomba da kombi ela é ainda melhor pois suas aletas são como uma roda dagua.Mas acredito que nao funcione no motor ap.
bem o que seria mais ideal é manter o mesmo diâmetro das mangueiras de borracha.
Só posso lhe dizer que no meu já funciona assim a quase três anos! sem problema,nenhum!
Ah e não esqueça as fotos dessa maquina que você esta construindo!!!

Abraço!!!
Unknown disse…
Obrigado Chicony estou com ele na chapeação alargando os paralamas dianteiros, depois ele vai para mecânica colocar o radiador na frente ai sim te envio fotos dele.
Grande Abraço.
Anônimo disse…
Bom dia
Meu nome é Marcus Vinicius, e acompanho seu blog há um bom tempo, mesmo nunca tendo manifestado interesse em adaptar outro motor em minha Brasilia
Há mais ou menos 1 mês, meu carro fundiu o motor, e eu decidi por instalar um AP 1.8. nele. Tenho bom conhecimento do motor boxer, mas não sei praticamente nada sobre o AP.
Não encontrei muita informação sobre seu carro no blog, então resolvi comentar pedindo algumas dicas úteis sobre a adaptação. Pretendo usar um kit completo da Tecform , e um motor comprado em desmanche, e não tenho condições no momento de fazer a retífica do motor. Este não é meu carro de uso diário, mas pretendo no final do ano fazer uma longa viagem até Brasilia (Sou de Ribeirão Preto/SP) e o carro tem que ficar confiável para pegar a pista.
O que você me recomenda?

PS: Link do Kit: (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-571996246-kit-flange-motor-ap-x-cmbio-fusca-completo-_JM)
Chicony disse…
Marcus, é o seguinte, recomendo sempre pra nao ter dores de cabeça que façam voce se arrepender no meio do caminho, a receita que fiz e funciona, e que muitos amigos meus tambem ja fizeram, ou seja:
1-Radiador na frente- pode ser da pampa, do monza, do uno, do gol
2-mangueiras de borracha padrão para radiador passando nas caixas de ar
3-compre um kit completo- flange, suporte do motor e suporte do cambio
4-motor quanto mais novo e moderno,menos dor de cabeça preferencialmente injetado,fuja de carburador
5-nada de sair cantando pneu, e fazendo muita graça o cambio não suportara!
6-antes de usar o carro modificado deve se pedir a autorização para mudança de motor,
se for pego rodando com outro motor o carro sera apreendido!
7-O motor que você pegar deve estar "limpo" para a documentação

Quanto ao kit, achei bastante acessível, só faltou o suporte para o cambio, que reduz as vibrações transmitidas a caixa de cambio.
Abraço!
Unknown disse…
Boa Tarde Chicony enviei as fotos do meu fusca para o email que vc me passou que era andrechicone@hotmail.com, mas o email voltou com erro, nao estou conseguindo enviar.
No Aguardo
Marcos Gabriel
Chicony disse…
Marcos o endereço esta correto, experimente enviar menos fotos por vez!
Grande Abraço!
Unknown disse…
Chicoy tem facebook? gostaria de entrar em contato com voce abrazo
Unknown disse…
boa tarde, por favor, estou tentando achar essas mangueiras aqui em Guarulhos, mas ta dificil. Onde eu encontro?
Unknown disse…
Boa tarde! Estou tentando achar essas mangueiras aqui em Guarulhos e não to conseguindo. onde posso achar?
Chicony disse…
Junior, boa tarde. aqui em Sorocaba na casa das mangueiras também estava em falta, mas nas casa especializadas é vendido por metro, no momento uso tubo de alumínio que chega a ser ate três vezes mais leve que o aço, mas as curvas com mangueiras de outros carros.
Chicony disse…
Ah é encontrado em Auto Peças para caminhões,
Unknown disse…
Obrigado pela atenção, não tinha pensado nessa possibilidade de usar tubos ao invés de mangueiras.. posso usar os tubos de 2"?
Chicony disse…
Pode! Eu usei tubo de 1" 1/2 que esta bem próximo do diâmetro das mangueiras, um bom local para encontrar esses tubos de alumínio é no ferro velho de construções, compre com uma boa parede 2mm pelo menos, os que comprei não são daqueles polidos, são mais brutos, mas de ótima resistência!
Unknown disse…
Obrigado. Vou optar pelos tubos por dentro da caixa de ar. Outra dúvida.. to achando no máximo mangueiras que suportam 90°.. Será que da certo? Meu indicador de temperatura muitas vezes chega a 95° nominal. Estou optando por tirar o radiador la de trás (está instalado de lado) pois tenho enfrentado constante superaquecimento. Valeu.
Chicony disse…
Junior, radiador do lado do motor no caso do fusca não é uma boa ideia, voce tem superaquecimento de todo conjunto mecanico, e ainda um curto circuito termico, o ar quente não tem para onde sair! O meu trabalha sempre de 90ºC para menos entre 85 e 90. mas quando era junto com o motor mal podia pegar a rodovia, hoje vou ate o limite do motor!
Não use as mangueiras no limite termico podem se romperem com facilidade!
Os tubos de aluminio ou cobre dão certo, dentro da caixa de ar funciona muito bem!
Radiador é na frente!
Abraço!
Unknown disse…
pod cre, Tenho o meu com radiador lateral desde 2009, pra andar dentro da cidade tranquilo, mas pra pegar rodovia com o motor em alta tem me da muita dor de cabeça.. ja cortei a frente e fiz todo o esquema, só falta comprar os tubos e as mangueiras.
Unknown disse…
Nossa, procurei no google e não achei qual é o diâmetro da mangueira mais fina do radiador. alguem pod me informar por favor?
Unknown disse…
Boa noite Chicony, estou agora fazendo a adaptação do radiador na frente do meu fusca, VC poderia me disser qual mangueira devo usar para fazer a passagem pela caixa de ar. Tem que ser de 2 polegadas mas qual tipo devo usar por que se for muito fraca pode ocorrer o fechamento e enteronper a passagem de água. Obrigado e aguardo .
Chicony disse…
As mangueiras geralmente são vendidas por metro, e são para água quente, enfim mangueiras para radiador de caminhão, pode ser usado também tubos de alumínio, passadas ou não nas caixas de ar e curvas com pequenos pedaços de mangueiras ou curvar o alumínio, usar tubo de alumínio com parede superior a 1mm e também pode se passar por baixo...
Quanto ao diâmetro de 1" 1/4 até 2" particularmente eu uso as de 1" 1/4
Abraço!
Unknown disse…
Bom dia Chicony!
Estou reformando meu itamar, vai ser usado nas praias e cidade, a entrada de ar que vc específica, e as que passa pela languarina?
Unknown disse…
Bom dia Chicony!
Estou reformando meu itamar, vai ser usado nas praias, ida a sitio e br, estou colocando um Motor AP com baixa no detran, essa entrada se ar que vc específica, são as que fica no caso dentro das languarina?
Unknown disse…
Tem como manda fotos?
Grato!!!
Chicony disse…
Douglas, se for para por as mangueiras do radiador são estas sim !são aqueles dois tubos que servem para o ar quente do escape aquecer o carro, que no nosso caso sera usado para passar as mangueiras uma de cada lado!
Espero que tenha respondido sua questão
Abraço!
Unknown disse…
Caro acho que mandei mais de uma pergunta do mesmo jeito, sou novo nas perguntas, só pesquiso fotos.
Grato por sua atenção amigo, a dúvida é se for usado tubos, como faço a curva depois da fechadura das portas, para chegar nas caixas de roda?
Chicony disse…
Douglas o bom é usar mangueira em tudo, mas como isso pode ser muito difícil em algumas cidades você podera por tubulação de alumínio ou cobre em partes que não tem curvas, e completar com mangueira de borracha, nas curvas.
Agora para por os tubos é que é dose...
Sera bem mais facil passar por baixo entre a caixa de ar e os estribos onde ja possui ate os pontos de parafusar.
Abraço
Unknown disse…
Grato caro!
Chicony tava pensando em passar por dentro do fusca uma cantoneira soldada e depois fazer o corte por baixo, tipo os carros tem para passar o cano do motor e depois com chapa por baixo ponteava . O que acha?
Tem cara em que virá cano aqui perto, aí dava pra ir um cano fora a fora
Unknown disse…
Sim!!!
Com essas valas feitas, posso usar cano de cobre que resfria bem.
Unknown disse…
Grato caro!
Chicony tava pensando em passar por dentro do fusca uma cantoneira soldada e depois fazer o corte por baixo, tipo os carros tem para passar o cano do motor e depois com chapa por baixo ponteava . O que acha?
Tem cara em que virá cano aqui perto, aí dava pra ir um cano fora a fora
Chicony disse…
Olha fica bom e bonito, eu acho,rs! Mas veja se não precisa mexer muito com o cabeçote, mas também creio que uma cantoneira até reforça a estrutura!
Unknown disse…
Tô estudando aqui rsrsrs, vou colocar o piso e ver ver, tava pensando que quando soldar a chapa por dentro e corta em baixo, tampar com tela reforçada, aí melhora a refrigeração. Creio que irá da certo e com a sua ajuda é que vão da mesmo
Unknown disse…
Assim que a carroceria volta dos reparos, vou coloca o piso no nível e começar, e mando fotos
Unknown disse…
galera, axei as dicas muito boas, legal q tenha gente querendo ajudar !!! entao vai minha pergunta, sou opaleiro de carterinha, mas como alguns de vcs deven saber, opala ra virano carro de luxo novamente, e pegar um estorado pra consertar n vale apena, entao quiri juntar 3 paixoes, trilha, fusca e opala, minha pergunata é, alguem sabe se consigo jogar um motor de opala 4cc nun fusca baja pra eu poder brincar por aki???
Unknown disse…
uaw Jardel.. Loucura essa ideia.. o maior desafio é a ajustar uma transmissão que sirva...
Unknown disse…
Olá .eu estou fazendo um Mine Fusca conversível,e coloquei um motor ap 1.8 com radiador na frente só estava com dificuldade com as frezas de ar obrigado pela dica vou fazer
Unknown disse…
Ficou da hora a frente queria saber de que carro VC usou a parte que fez a grade frontal
Unknown disse…
o meu eu usei tubos amanco para agua quente,cor verde,muito bom,excelente resistencia e consegue se dobralo com soprador termico,meu instagran sergio gonzales 1234
Chicony disse…
Sergio, excelente dica! ha tempos que queria saber sobre esses tubos no sistema de agua do carro! Muito obrigado!
Jonatas disse…
Olá, tenho um fusca Ap 1.8 legalizado com radiador na traseira, estou pensando em colocar o radiador na frente por que esta esquentando muito o motor. Como vou ter que fazer uma abertura no capô, vocês sabem me dizer se posso ser multado por isso?
Chicony disse…
Jonatas nao e necessario abrir o capo, ja tenho o meu com radiador frontal a 8 anos. Mas se optar em abrir nao ha razao para multas por isso!
Unknown disse…
eu tenho uma kombi 89 e estou colocando um motor 1.6 passat lse e estou adpitando o radiador na frente gostei da ideia do tubo de cobre valeu a dica ... obrigado
Chicony disse…
E tambem pode ser usados tubos amanco de pvc para agua quente, que podera ser suavemente curvados com pistola de ar quente como sugeriu nosso amigo Sergio Gonzales.