Fusca com motor do fox

Uma adaptação muito bem feita no fusca do nosso amigo Souza, que teve a gentileza de nos enviar dezenas de fotos de seu carro.
 O motor ficou bem alojado e a tampa traseira permaneceu inalterada em nada mudando a aparência do 
veiculo!



Corte que possibilitou o motor descer mais para não mexer na tampa




Comentários

Unknown disse…
HA MUITO OQUE FZER MAS VAI FIKAR BOM.
UM ABRAÇO A TODOS.
Unknown disse…
Olá pessoal! Ultimamente tenho reparado muito os fuscas e acho que estou tentado a ter um! É só uma ideia louca que talvez nem vá adiante. Mas enquanto eu não decido, eu pesquiso! Reúno o maximo de informação que puder. Foi assim que encontrei esse maravilhoso espaço que é seu blog! Me ajudou bastante, tirou muitas dúvidas! Uma delas era sobre essa modificação! O fusca ideal pra mim, não é original, ele seria um carro funcional, prático, com uma mecânica melhorzinha (nada contra quem gosta, mas eu trocaria o motor boxer pelo 1.4 como o colega Souza fez). Tinha algumas dúvidas quanto a essa modificação, mas o amigo mostrou que é possível e atiçou ainda mais minha curiosidade. Eu gostaria de mais alguns detalhes do seu projeto caro Henrique! Se não for muito encomodo e nem muito tarde pra isso! Abraços!
Unknown disse…
Segue meu email para posterior contato se possível!
godofredo676@gmail.com
PS.: eu gosto de pseudônimos rsrsrs
mario omuro disse…
Parabens pela genial ideia !! a caixa de cambio utilizada foi a do fox tambem?? tem seu email para contato?? pois tenho um fusca que penso em reformar, utilizando motor e cambio de fox 1.0 !! grato.
Chicony disse…
Mario em geral quando se usa o motor do fox no fusca é so usar a flange do cambio da Kombi fox! Original VW! Agora cambio de qualquer outro carro no fusca só se for na posição transversal por que longitudinal é ainda mais trabalhoso, veja neste blog as outras possibilidades de adaptação de motor e cambio!, portanto se for por original motor e caixa de fox, tera que ser na transversal, como é no carro de origem!
andrechicone@hotmail.com
mario omuro disse…
OK CHICONY, MUITO BOM DIA E MUITO OBRIGADO, ENVIEI EMAIL PRA TI, FALAMOS POR EMAIL !! ABS
Anônimo disse…
Ola meu caro Chicony, oque vc pode me dizer quanto a questão de passar de um motor AP já instalado no meu carro e no lugar deste colocar o do Fox 1.6. Me deparei que o bloco por se tratar de estar transversalmente, não tem nenhum ponto para de colocar os suportes dos coxins da Kombi! Pensei que se trava do mesmo bloco só que com mais cilindrada! Ha alguma alternativa meu caro?
Chicony disse…
Sempre sou a favor de uma engenharia mais moderna! Mas em questão de Cilindrada o AP já começa com 1.6 mas por ser de concepção mais antiga tem um rendimento igual ou menor! Agora tenho alguns amigos que trabalham com mecânica e retifica que juram que o AP tem maior vida útil!
Ja quanto a adaptação, muda completamente, se for colocar transversal, terá que fazer todo o suporte de sustentação do motor preso ao chassi do fusca, agora se colocar como na Kombi fox, ai fica mais fácil, basta uma flange igual a da kombi Fox para você fixar o motor a sua caixa de cambio, e um suporte para sustentar o motor, creio que é bem fácil de usar o da Kombi mesmo!
fernando santos disse…
to acabando de terminar um fusca fire 5 machas motor e caixa do palio
fernando santos disse…
como que eu coloco fotos do meu carro neste
Chicony disse…
Fernando, pode enviar para: andrechicone@hotmail.com
Se quiser por texto explicativo envie junto que postarei para você!
Anônimo disse…
boa tarde Souza, por favor me esclareça em linhas gerais o que vc fez para puxar o câmbio, e assim possibilitou colocar o motor do fox e ainda assim fechar a tampa do capo traseiro normalmente,obrigado

Reginaldo
Unknown disse…
Como foi dito acima pelo caro Chicony; o motor AP tem uma incontestável durabilidade. Aqui no Rio nos meios dos apaixonados os AP´S são chamados de PÉ DE BOI.O gringos ate bem pouco tempo atras não entendiam como os brasileiros tiravam tanta potencia destes motores. mas o caso e que eu o tinha no meu Puma. E para um carro que que tem uma distancia entre eixo mais curta que as outras plataformas, o bichinho com o Ap na parte de traz da gangorra pesando aproximadamente 30 kl a mais que os boxers, tendia a passarinhar mesmo com um rodado largo. Foi ai que me veio a ideia por conta do seu motor flex e bem adaptado pensei: vou colocar o do Fox! 1.6 e me parece ser mais leve e tudo mais... Só que este motor não tem em seu bloco as furações que recebem os suportes dos coxins como as Kombis tem. Cheguei ate compra-los no Mercado Livre e quando os recebi pelo correio fui correndo catar os buracos para parafusa-lo. Cade! Chiii, este bloco não e como os AP´s 1.6, 1.8 e 2.0 que vw os fez tanto servindo para coloca-lo longitudinal ou transversal. Bem nos AP´s a fundição são iguais com os pontos de furação tb.
Bem eu cai na real. Vc optar pelo 1.4 e facílimo já o 1.6 ainda não vi nenhuma adaptação detalhada para os que o desejam fazer. Resumindo, neste blog nos ensina muita coisa das quais tirei grande proveito, espero poder contribuir também assim
quando eu desmascarar de alguma forma esta adaptação. Já tenho um pré projeto e tão logo o ponha em prática eu contribuirei se assim desejar e concordar o nosso amigo chicony.
Chicony disse…
Claudio, pode mandar para meu e-mail
andrechicone@hotmail.com
que terei prazer em divulgar esses macetes!
para nós que fazemos tudo por conta própria, amantes do home made, algumas coisas até sairem como queremos pode ter um custo alto! O objetivo deste blog é contribuir com experiencias de modificações que valem a pena serem feitas!
Grande abraço!
Unknown disse…
Concordo plenamente no tocante a modificações que valem a pena serem feitas chicony, isto porque vejo que ha pessoa que em suas viagens construtivas vão alem do equilíbrio, não e em tornar algo que e deficiente, muito ultrapassado em algo viável em todos os sentido para um melhor funcionamento. O tempo e curto para se entregar a super projetos no meu ver. Coisas do tipo colocar e um único carro dois motores um na frente e outro atrás. Respeito o gosto de qualquer um afinal gosto e gosto, só que não e a minha praia.
Unknown disse…
como vc colocou o ap no fusca...
Unknown disse…
Uso com Flange, caixa do Itamar com 1° e 2° forjados e a 4° marcha do Gol GT - Passat GTS.
Nunca quebrou nada. Estou rodando hà 2 anos.
Marcelo Kenedy disse…
Consigo adaptar motor de Kombi 1.4 flex no meu fusca e deixar o mesmo câmbio de 4 machas, já que a kombi tambem vem com 4 machas, eu preciso de que pra alocar o motor?
Chicony disse…
Marcelo,tudo bem?! Olha consegue sim, vai precisar da flange da kombi Motor EA-111,para fixar esse motor no cambio do fusca, e tambem de um suporte ou sub chassis para sustentar o motor, como é feito na propria kombi, pode usar o mesmo suporte dela.
Unknown disse…
chicony qual seu contato
Unknown disse…
estou com um motor desse pra adptar preciso saber o tipo de adaptador vc usou no cambio
APSR disse…
olá amigo tenho um fusca 77 com motor do Fox 1.6 já andando, vou te mandar umas fotos e um vídeo do bichão. kkk
Clicio Alencar disse…
Prezados embarquei também nessa obstáculo quero colocar motor 1.4 flex da kombi no.meu fusca porém estou desorientado alguém pode me ajudar com algumas dicas....
Sales disse…
Boa noite a todos se eu colocar coroa e pião do sp2 a marcha fica mais alongadas?