Reparo na ventoinha



 Esta semana, quando voltava do supermercado, percebi um barulho, muito esquisito na ventoinha, 
do fusca, logo olhei o marcador de temperatura, e tudo ok, estava acionando dentro dos parâmetros
normais, a temperatura não era problema, mas o barulho denunciava algo na ventoinha, a principio
pensei que era alguma linha de pipa que sabe Deus como foi parar no eixo do motor, pois a impressão que tinha era que algo mais estava enroscado, bom ganhei mais um desafio!
Afinal já esta trabalhando a 5 anos e merece uma atenção!
 Não foi necessário retirar o radiador, mas apenas a ventoinha... Melhor assim, nada de mexer com as mangueiras!

Ao movimentar a Helice, percebi que alem de certo peso, ela também não tinha aderência com o motor, então quando este acionava ela patinava ate girar...
Vamos retirar para ver o que aconteceu!

Mal retirei e esse pino caiu, quebrado , seu diâmetro, deve estar em 2mm, 

Os Pinos do eixo do motor trabalham engastados na helice, e para completar  quebrou dentro do eixo que como podem ver abaixo, ja posso imaginar que vai dar trabalho...

Como esta muito próximo as paredes do motor, resolvi desmontar tudo para ter mais condições de efetuar o reparo!

Retirar o motor do local para apoiar o eixo e bater com uma chave fina para ver se tiro o que sobrou do pino, e aproveitar para dar uma boa lubrificação, ta bem pesado!

Situação do induzido, são 5 anos de uso !


Escovas ainda estão boas!

Depois de muito bater no pino para sair do eixo e nada de ver progresso, resolvi
aquecer e ver se a dilatação térmica me favorecia.

Finalmente, saiu!!!
Mas deixe me acrescentar um pequeno detalhe: O aquecimento não resolveu nada!
Perdi muito tempo tentando retirar, decidi furar com uma broca de 2,5mm
a broca quebrou quase que de imediato! Creio que deveria ter usado 2mm, mas percebi que não teria
acordo com o pino quebrado e levei para uma retifica fazer a retirada!
bom 3:00 hrs depois e R$ 15,00 e problema resolvido!!! 


Quando a broca quebrou o mandril bateu no induzido!
Quase que ponho tudo a perder, foi isolado com massa plastica de bisnaga! E Aproveitei para limpar tudo!

Esse rolamento estava extremamente seco!
Banhei ele no óleo para motor e ficou novo!


Comentários

Anônimo disse…
Chicony, você é de Suzano? Faz tempo que acompanho o blog e parece que já vi seu fusca por aqui na cidade. Um abraço. Att Edison
Unknown disse…
Chicony estou com duvida quanto ao reservatorio de expansao. Estou usando radiador na frente do uno. O modelo que ja tem o reservatorio de expansao conjugado no proprio radiador. Mesmo assim preciso colocar outro reservatorio no cofre do motor? Porque?

Se sim. Como devo fazer as ligações das mangueiras para ele. A de baixo do reservatorio so pode sair depois da bomba d água no mangote grosso ou pode sair em uma das duas saidas mais finas da bomba? E o de cima do reservatorio parece que fica vazio é so um tipo de retorno caso o carro ferva. Tenho que ligar no mangote grosso de cima que vem a agua fria? Tem outro lugar que possa ser. Porque nao queriaChicony estou com duvida quanto ao reservatorio de expansao. Estou usando radiador na frente do uno. O modelo que ja tem o reservatorio de expansao conjugado no proprio radiador. mecher nos mangotes grossos.