Frontal do radiador




Radiador do Uno Sem Ar Condicionado, Tampa em Azul na esquerda, devera ter seu interior,
feito com durepoxi, para manter a pressão do sistema funcionando corretamente.

Comentários

ANTUNIOS disse…
Esta solução comradiador frontal me parece complexa, cara e arriscada. Quanto ficou? Tenho sofrido com esse problema no meu carro. Às vezes dá vontade de voltar ao velho boxer. Mas já gastei muito em 6 anos.
Chicony disse…
Antunios, a solução do radiador frontal te garanto que funciona! E Olha já usei do lado direito vivia com alta temperatura até o dia que vazou uma mangueira do pé do radiador e ai eu perdi o cabeçote resolvi mudar para o que realmente funciona.Ja usei radiador do Santana no chiquerinho,bagagito, mas irradiava muito calor,foi dai que passei para o lado direito do motor, temperatura boa so na cidade. radiador na frente 90° em qualquer situação!
Quanto ao boxer ja passei por isso e tive essas vontades, mas gosto de viajar com meu fusquinha, e não suporto o barulho do motor boxer,Quanto a valores gastei 1200.00r$ serviço com radiador tubulação galvanizada incluindo serviço de modelar a entrada de ar na caixa de estepe. o radiador do uno da conta do recado, se fosse fazer de novo passaria a tubulação pelas caixas de ar, mas com isolamento termico!
Com a tubulação como fiz não passa calor para dentro, mas tenho que tomar cuidado quando esta carregado!

Obrigado por colaborar com este blog!

Abraço!
ANTUNIOS disse…
Obrigado pela oportunidade. Também instalei caixa de direção do Palio e ficou muito bom.
Chicony disse…
Antunios se tiver fotos de sua caixa instalada e quiser colaborar envie para que eu poste no blog!
Abraço!
ANTUNIOS disse…
Oportunamente enviarei. Vou fotografar.
Chicony disse…
Antunios, pode colocar o radiador do Uno que funciona sem problemas e cabe direitinho na caixa de este, precisa garantir a saida de ar atras dele, cortar latas. voce vai ter que usar a tampa dele travada por dentro para quando pressurizar so sair a pressão la traz na tampa do vaso expansor do gol, ah é interessante usar o vaso expansor da kombi flex que tem sistema sensor eletronico de nivel de agua,tem que montar um circuito eletronico para isso.
olha tem gente que usa o do santana aquele menor mais de cabeça para baixo. Pena que estou no Espirito Santo e meu carro em São Paulo, para te mandar mais fotos!
Abraço
ANTUNIOS disse…
Como faço para mandar as fotos? No seu carros onde fica o vaso expansor? Atrás ou na frente no porta malas?
Chicony disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
ANTUNIOS disse…
Chicony: vou te mandar no e-mail algumas fotos do carro. Detalhe da caixa de direção só quando tirar o tanque, mas oportunamente mando. Mas dá para ter uma idéia. quando seu carro volta?
Chicony disse…
Antunios manda sim, atualmente estou trabalhando no Espirito Santo e meu carro deixei em Sorocaba-SP, só devo voltar em
Dezembro!
Abraço
Unknown disse…
Me diz uma coisa, precisa de ventoinha o radiador?
Chicony disse…
Olha Henrique, precisa sim não é so o fusca ap, mas todos os carros refrigerados a agua, pois nem sempre teremos vento soprando na frente do carro, em um engarrafamento por exemplo, parado no sinal, sem a ventuinha em poucos minutos o motor ferve! Isso em qualquer carro!
Abraço!
Unknown disse…
chicony...teria fotos do modelo do radiador da uno...
Chicony disse…
Raoni Novaes, inclui no blog a foto que me pediu, este radiador cabe com folga e da conta do recado! Só tem um ventuinha que é muito baralhunta,potente!!!
Unknown disse…
você fez mais algum abertura na caixa de estepe?
Só essa abertura abaixo da capô da conta do recado?
vlw
Unknown disse…
só essa abertura abaixo do capô é suficiente?
e deve ter que abrir na parede do estepe?
qual seu e-mail para mandar minha duvidas?
vlw
Unknown disse…
Chicony, boa noite.

por qual motivo usar durepox por favor pode me axiliar estou montando um e gostaria de umas dicas.

Grato, Paulo
Chicony disse…
Paulo, o durepox é para aumentar a pressão de trabalho do sistema, para não vazar agua na tampa que esta em 1bar original. A solução foi vedar o fundo da tampa com durepoxi!
Não houve nenhum problema, depois disso. E já fazem 3 anos!
Anônimo disse…
Bom dia !
Companheiro, tou montando eu mesmo um fusquj na com motor ap 1.6, só que moro no interior, aqui a galera nunca nem ouviu falar nisso, gostaria muito. E ficaria mt agradecido se pudesse me tirar algumas dúvidas, pra nao encher muito aqui gostaria de que me enviasse um e-mail pra conversarmos sobre isso, pode ser ?
Segue meu e-mail: iamateus@hotmail.com
Unknown disse…
Bom dia amigo!
Gostaria de saber se seria possivel voce mandar para meu email as fotos da instalação e do esquema do radiador frontal,estou com problema de arrefecimento e meu radiador esta no chiqueirinho.
Meu e-mail: itinho_santiago@hotmail.com

Grato pela atenção
Chicony disse…
Italo, boa tarde, cara eu naõ tenho maiores detalhes dos que estão ja aqui postados, a unica coisa que mudei em mais de 3 anos de motor ap, foi um dos tubos que era quadrado e de ferro e agora é um tubo redondo de aluminio com 1" 1/4 o peso diminui em quase um terço, recomendo que passe as mangueiras pelas caixas de ar, e ou use tubos de aluminio por baixo do carro!
da pra passar o tubo bem proximo aos estribos, fica melhor ainda!
Abraço
Alan Pompilho disse…
Olá Chicony tudo bem ? gostaria de saber qual é e onde você comprou a telinha frontal para fazer a grade do radiador na frente do fusquinha ? estou fazendo isso no meu e gostei muito do modelo da telinha que você usou.
Chicony disse…
Alan, Beleza?! Cara eu pedi para instalar o radiador na frente, na cidade de itu e o camarada colocou essa telinha de aço, mas deve ser coisa comum, bem simples mesmo! Acho melhor fazer pois o ar tem livre acesso!
Abraço
Unknown disse…
Boa noite . Muito legal a sua atitude de esclarecer dúvidas e passar dicas para auxiliar os amantes do fusca. Tenho uma dúvida . Posso colocar um radiador de gol quadrado na frente com uma ventoinha mais fina adaptada.? No caso existe um respiro que seria ligado ao reservatório de expansão. Posso isolar esse retorno e ligar a mangueira fina do reservatório direto na mangueira conectada ao cavalete de saida da agua do cabeçote. .? E a mangueira posso comprar por metro uma da mesma medida da original
? Obrigado
Chicony disse…
Oi Vania, nesse caminho para montar o meu tenho encontrada todo tipo de pessoas as que ajudam mesmo sabendo pouco, as que sabem alguma coisa e pensam terem descoberto o segredo da anti-gravidade, e as que não tem frescura com isso! Bom respondendo suas perguntas; no caso do radiador, vai depender se você vai querer fazer a abertura de entrada de ar no capo ou apenas na caixa de estepe! Acho mais bonito e menos agressivo ao visual do carro se restringir apenas a abertura na caixa de estepe, logo abaixo do capo, dai, usar um radiador que fica com a maior parte possível exposta para essa abertura, de preferencia um que não fique em pé. eu uso o do uno com ventoinha acoplado e funciona muito bem, ele fica deitado e coube direitinho, me parece que do gol da certo também. Quanto ao retorno para o vaso de expansão nao recomendo que isole, esse recurso é usado mesmo na kombi flex que possui radiador dianteiro, mas não ha necessidade de isola-lo tendo em vista que essa mangueira sai da conexão de saída de água do cabeçote e entra no vaso de expansão que ficara junto ao motor, na dianteira só terá o radiador! As mangueiras você pode comprar por metro e passar dentro das caixa de ar do carro, uma cada lado e contornar as rodas dianteiras por cima! fica ótimo! ou pode usar tubos de alumínio de 1" 1/4 nas partes retas.
No meu esta com tubos de alumínio.Nunca passe as mangueiras pelo tunel central, porque assim aquece o carro todo! aqui em Sorocaba não encontrei mangueiras por metro!
Qualquer duvida é só perguntar!

Abraço
Unknown disse…
Boa noite! Tudo bem? Também estou montando um Fusca Ap e tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se podes me ajudar.
estou usando o radiador do Uno e motor 1.6 MI. fui orientado a abrir um furo na conexão de água do cabeçote do motor e ligar no retorno do reservatório. outra coisa, como vc fez a entrada de ar do motor? onde vc instalou o filtro de ar. abs.
Chicony disse…
Marcos, blz ?! olhas as ligações, são as normais, iguais no carro de origem não muda nada, apenas o fato de que o radiador estará na frente do carro! Quanto ao filtro de ar, eu coloquei no bagageiro do fusca, atras do banco traseiro, ele capta o ar na lateral do carro é que coloquei as entradas de ar da tr4 (na tr4 tem função de extrator) na lateral que canaliza para o filtro, que por sua vez alimenta o motor!
Abraço!
Unknown disse…
Bom dia chicony estou usando o radiador do uno na frente aquele modelo q já tem o espansor conjugado. Preciso de outro expansor atrás ? Como vejo em muitos. Minha bomba tem duas saídas fora a da válvula termostatica. Uma vai direto para o cabeçote e a outra está sobrando. Meu coletor de admissão é do q tem entrada para água tava pensando em por da bomba direto pro coletor pode ser ? E ele tem outra entrada com un caninho fininho ali vai água quente ou fria? Ou é saída ?
Chicony disse…
Ericky, precisa sim! como é feito em qualquer carro! Não sei se voce esta falando do motor AP,Se For o motor Ap são duas entradas, uma vem do cabeçote a de cima e entrada de baixo vem da parte de baixo do vaso expansor,Seu motor é alcool ? Se não for não sera necessario aquecer o coletor de admissão!
Alan Pompilho disse…
Chicony Tudo bem ? obrigado pela resposta anterior, eu fiz isso no meu fusca também usei radiador do Uno igual no seu projeto e passei a tubulação de inox por baixo, mas eu não usei outro reservatório igual você fez, estou usando o reservatório que vem embutido no radiador do Uno mesmo, qual a finalidade de se usar um reservatório externo e imobilizar a tampa do reservatório do radiador ? melhora a pressão no sistema ?

Abraço.
Chicony disse…
Alan, tudo bem ?! Bom a finalidade de travar a tampa do radiador foi de inutilizar o sistema de expansão do radiador do uno, e deixar somente o do vaso de expansão do gol, o segundo efeito é aumentar a pressão do sistema com isso ponto de ebulição aumenta, já que antes disso ele vazava muito por aquela válvula, talvez por seu nível estar um pouco abaixo do ideal,valor de pressão da válvula muito baixo e ou mesmo pela mais provável das causas:
com o vaso expansor temos mais água disponível no sistema, quando o motor aquecer tem mais espaço para ela ficar sem ser jogada fora, quanto ao vaso expansor segue a regra de ficar acima do nível da mangueira do cabeçote, assim o sistema mantem nível constante de água e temperatura
Alan Pompilho disse…
Tudo Ótimo Chicony, entendi e o vaso expansor (reservatório) onde você colocou no seu fusca ? está lá na frente ou lá atrás ? e como fica o esquema de ligação dele ao sistema ? Desculpe tantas peguntas.. rsrs Você é de Sorocaba né ? eu estou ai todo fim de semana tem um colega meu que tem um primo que toda quinta tem um encontro de fuscas na oficina dele ele só mexe com fusca e carro antigo, talvez vc o conheça.

Chicony disse…
O Reservatório ficou ao lado do motor, sendo abastecido por uma mangueira menor que sai da conexão T do cabeçote,a parte inferior do reservatório tem uma mangueira media que entra na caixa da bomba d'agua, lembrando: ele tem que estar acima do nivel do motor! Em Resumo o esquema original.
Não estou mais morando em Sorocaba, fui transferido para Mogi Guaçu, neste mes! Tem sim os encontros na quinta feira em frente a prefeitura,quando terminar o meu quero ir,rss
Eu creio ja ter ido nesta oficina, faz tempo...
Abraço!
Alan Pompilho disse…
Entendi Chicony, muito obrigado pelas informações e é uma pena achei que qualquer hora ia trombar com você e seu fusquiquinha por Sorocaba, eu sou de Americana mas vivo por lá, mais uma vez obrigado Chicony vou fazer suas dicas no próximo fds Abração!
Unknown disse…
Boa noite amigos!
Tenho um Itamar comprei um Motor com baixa no detran, tenho um amigo com o buggy AP com radiador lateral e ele usa um interopintor extra para ativar a ventoinha em certos trechos para não aquecer, pretendo colocar o radiador na frente, uns falam que a bomba dágua não dá conta e entre outras histórias, se possível irei precisar de modelos e idéia de vcs, não sei como é passando as mangueiras pela caixa de ar, tava pensando em Fazer por baixo uma passagem de cantoneira para a passagem mangueira para não ficar expostas, porque andamos para sitio e entre outros teremos, se puderem me ajudar agradeço desde já, segue email dgs.comvc@hotmail.com se possível o envios das suas idéias e modelos
Unknown disse…
Boa tarde estou tentando colocar um ap 1.8 no meu fusca mas to tendo um pouco de dificuldade em questão do radiador, vi o seu projeto e me parece que ficou muito bom.
t+++
Alan Pompilho disse…
Olá Chicony, tudo bem ? muito obrigado por suas dicas graças ao seu blog, meu fusqueta está com o radiador agora na frente e não me esquenta mais a cabeça, deixe me agora contribuir um pouco com os colegas, tenho este esquema aqui que foi o qual eu segui para montar o sistema de mangueira de arrefecimento, é o mesmo esquema do original, depois vou postar as fotos aqui para mostrar como ficou, Chicony como eu posto uma imagem aqui ?
Chicony disse…
Alan, beleza! Fico satisfeito com mais esse objetivo alcançado! Mande fotos do seu carro, e o esquema que funcionou nele, voce pode enviar para meu e-mail que sera posteriormente postados aqui!
andrechicone@hotmail.com

Abraço!