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Quarta marcha longa e forjada no fusca ap
Modificação com Grau de dificuldade: Alto
Esta adaptação não é novidade trata-se da famosa caixa Gene Berg, americana e que serviu de base para muitos entusiastas da adaptação.
Comentários
Cardoso Cambios, em Sao Paulo, veja no Google. Bragança Cambio de fusca 5 marchas, veja no google tambem e tem um fabricante em especial no site do fusca4ever que é um forum excelente sobre fusca, este fornecedor em especial se identifica por fuscaAP, consulte no forum! Abraço!
Colocaria o 8x33 com 5° acredito nessa configuração por ser um meio termo.
Abraço meu querido!
Abraço!
Isso de forno auto alimentavel é a melhor definição! quando ando com a janela de acesso interna que liga o bagagito ao motor o calor que retorna é insuportavel ele quase não sai, veja a solução da kombi flex, duas grandes orelhas de captação de ar fresco e com boa pressao, ah ia me esquecendo
debaixo do vigia lateral os do passageiro vou colocar uma entrada de ar focada la para o motor, igual ao fusca vermelho que esta neste blog.
Em tempo o que voce comentou do motor boxer ja passei muito por isso. Principalmente em viagens, quando fiz 150km com um fusca 1500 ele perdeu quase toda a compressão do motor por problemas de prisioneiro do bloco,calor, refrigeração deficiente em alta rotação. Quanto as fotos se conseguir vou publica-las com sua permissão é claro!
Seus comentarios tem enriquecido este blog!
Obrigado!
A minha é a 8x31 mas em quarta a 120 percebe-se um giro maior do motor! Tenho a vantagem de andar com força, na subida cheguei a 160km/h mas não passa disso mesmo em descida!
Abraço!
Desculpe a enxurrada de perguntas,rss
Pelo menos se tem ganho em economia de combustivel e motor!
Abraço!
Abraço!
Ligue (011) 4663.3633
Temos Câmbios com 4ª e 5ª marcha para Kombi - Kombi Flex - Fusca - SP2 - Fusca Itamar relação 8x31 - Triciclo - Puma - Freio a disco traseiro - - Chassi de Fusca e Brasilia com documentação - Motor de Puma e Fusca etc ....::::Trabalhamos com todos os tipos de Câmbios::::....
Aumentar,no caso,alogar a relação com o acrescimo da quinta marcha não fará muita diferença,talvez até piore o "problema" tendo em vista que aumentará o "peso" no motor em velocidade de cruzeiro,pois muitas vezes,rodar com o motor com giro mais baixo o exige muito mais que em giros mais altos,tanto no consumo quanto na durabilidade do motor.(o motor AP roda fácil uns 30% a mais que o boxer da Wolks).Sugestão:se o motor for carburado verificar se o próprio(penso que sim)"mini progressivo"reavaliar a mistura,se estiver com a mistura original de fabrica possui grandes chances de estar com a mistura "errada";normalmente se trocar-se os corretores de ar por maiores e adequar os gigles principais(se preciso)o veiculo além de andar mais vai apreciar uma mistura muito melhor(adequada)e alta!No caso, oque seve estar acontecedo é que simplesmente deve estar faltando ar na mistura,o que não quer dizer que ela está rica!
Obs:não espere milagres!A média deve melhorar em mais ou menos para uns 11 por litro.
Se deve tomar cuidado também para não deixar a mistura pobre.
Também se deve perceber se o motor é um "biela curta,Ap ou longa",qualcomando e se o motor é ingeção.
Abraço. Ass:Armando
Abraço!
Abraço!
E também perderia praticamente o espaço interno da traseira,portanto imagino que queira descarta esta opção.
A 2° E mais viável ate hoje e inverter o cambio do santana, ele vai trabalhar no lugar do cambio do fusca, mas de cabeça para baixo, vc terá que fazer uma flange que permita isso, tem fotos disso neste blog, a parte mais difícil e que terá que usar homocinéticas e o cambio invertido fica com as saídas das homocinética bem altas, dai ideal seria rebaixar o carro e usar conjunto de homocinéticas do omega, a a maior trabalheira esta nesta parte, vantagem você terá 5 marchas, um cambio confiável, e que permite trocar as relações para mais longa, ou mais curtas se quiser arrancada e depois uma 5°longa é possível dada a grande variedade de cambio ap existente, hoje é o que temos!
Abraço!
Estou montando um fusca com motor cht 1.6 turbo com + - 250 cv.estava pensando em deixar o cambio original 4 marchas mais estou com medo de ter pouco rendimendo do motor por ter um cambio curto para tantos cvs gostaria de saber c seria bom colocar o cambio do del rey 5 marchas q sei da para inverter para usar no fusca ou teria outro melhor com um custo baixo ? pois achei 3mil puxado para um cambio? Grato
Abraço!
Tenho um fusca 1300 69, a caixa dele esta detonada, tenho que reformar, lendo os comentários, estou com duvida se reformo a minha caixa ou se compro um de 5 marchas, estou com receio de não funcionar bem, roncar escapar, estava vendo com Cardoso Câmbios.
Qual seria a melhor escolha?
Desde já agradeço.
Bom se seu motor for 1300 é muita caixa, mas se pretende por um 1600 ai ela vai se fazer muito util, quanto a roncar,escapar, segundo relatos mais recentes que tenho isto
ja não acontece mais, como a caixa em função da 5°marcha é um pouco maior, tem que aumentar um pouco o espaço para ela embaixo do carro, na lata que fica encima do coxim de cambio,na ponta da caixa, muitos relatos de ronco vem do fato de ela encostar na carroceria e transmitir o ruido, mas tem garantia, e ainda é a opção mais barata em termos de 5°marcha.
Abraço
Abraço
Para esse super motor, o ideal seria o cambio original subaru e comprar o kit que permite inverter o sentido de rotação do cambio, preço bem salgado, trata-se de coroa e pinhão importados,vantagem cambio para 600cv mais 5 marchas, outra opção mais barata e mais fraca é o cambio original, mas ainda teria que forjar as relações de 1°a 4°,pra ter um pouco de sossego com esse motor, Por enquanto é o que sei que temos disponivel.
Quanto a suspensão adaptar a da variante II ou a da kombi com homocineticas, a Variante II ta coisa rara ja a de kombi da mais trabalho para adaptar pois a kombi é mais larga que o fusca. Na dianteira a melhor suspensão é sem duvida a duplo A.
Grande Abraço!
Creio que em um triciclo isto não sera problema.
A outra solução seria, se ja não o fez por a quarta de dentes grossos, as anteriores ao do
itamar um pouco mais ruidosas e bem mais dificeis de quebrar.
Ah a proposito ja quebrei a minha tambem e andando sem forçar! e meu diferencial é tambem 8x31!
Abraço.
Outra dúvida, é qual modelo de radiador é mais indicado.
Outro ponto que tenho pesquisado e não tenho obtido resposta satisfatória, é com relação aos vidros, tendo em vista que rebaixei o teto.
Alguém poderia me indicar quem fabrica vidros sob medida!!
Grtao.
As mangueiras sao de 2" que voce pode comprar por metro em qualquer casa de mangueiras e elas tem que aguentar temperatura (elas nao sao caras, se voce nao falar pro vendedor que é pra radiador, ele vai querer te vender uma pra oleo, q suporta alta temperatura e pressao, ai vc vai chorar com o preço! rs)
existe uma diferença nos fuscas, nao sei os anos ao certo, nos dutos da caixa de ar, que é por onde eu prefiro passar as mangueiras... como este é o meu segundo projeto com ap e radiador na frente, ja deu diferença.... o primeiro era um 71, os dutos da caixa de ar terminavam la tras no motor, um bocal de cada lado... e foi por la que eu passei as mangueiras de 2" até na frente, abrindo as caixas de ar aonde começa o paralamas dianteiro... ja neste projeto que estou fazendo, é um fusca itamar 95, e como da pra ver nas fotos, um pedaço das mangueiras passa por dentro do carro, pq é diferente do 71... mas nao tem segredo... depois na frente tem que passar elas contornando a lata e desviando das rodas...
não usei nenhum tipo de isolante termico e nunca esquentou consideravelmente... só da pra sentir o calor qdo vc encosta na caixa de ar, e com o radiador la na frente, a temperatura sempre fica baixa! uma beleza! rs Para brisa e vidros laterais, no momento não sei te informar, ma ja vi cortarem com makita!!!
qualquer duvida estou ai.
comprei um fusca com motor 1300L e desmontei todo o fusca estou intereçado em botar um motor AP 1.8 do santana ou 1.8 do verona ou apolo, diz que esses sao os mehores e que servem direito, de preferencia queria um a alcool, oq vc me recomenda? a alcool ou a gasolina? lembrando que futuramente quero por turbo no fusca. e oq vc acha devo deixar 4 marchas ou colokar 5? lembrando eu quero um fusca pra que tenha arancada, final nao presisa tanto claro que chegue até os 160km/h ta de boa usando umas rodas 17 com perfil 40 de pneu. tbm queria saber se daria pau num 1.8 tipo um astra? essas coisinhas pq gosto de andar na maciota com meu fusca aii chega um carro 1.0 atras do meu fusca e soca a buzina aii da raiva por isso quero um fusca pra dexar o de tras comendo poeira.
tbm queria saber o radiador tem que ser na frente? ou pode ser em outro lugar pois quero botar um som bagual. pra mim economia nao importa pode fazer 1/1 km/l des de que tenha o desempenho que eu quero vc acha que com uns 10 mil com a mao de obra eu faço isso?
motor Ap 1.8 do apolo ou verona, mas transversal, completo motor trem de força, caixa de cambio,discos,suspensão, agregado, enfim, tudo! Voce disse que quer por um turbo, esse cambio não aguenta um ap turbo,em minha opiniao o alcool é a melhor pedida, voce elimina o cheiro de combustivel, ja deixa pronto para um futuro turbo, e no meu ficou muito melhor no alcool,rss 160km/h chega com cambio original, desde que seja 8x31 itamar.
Xará o unico problema que percebo, é sempre o cambio! Por isso faz um up grade completo logo! Aqui no blog tem muitas fotos de fusca assim.
Outra coisa radiador é na frente! 10 mil se voce pegar o conjunto completo preferencialmente injetado, deve dar, mas bem enxuto nas despesas!
Grande Abraço!
e mais fácil instalação do cambio do próprio Subaru , o problema seria como passar o carda e instalar o diferencial traseiro no gol .
Nelson Kaufmann Agua Boa MT 66-8404 6022 para qualquer duvida .
https://www.youtube.com/watch?v=GSIeFOIapzg#aid=P9viObvohKQ
Tenho uma duvida mais em relação a caixa, qual a melhor ( que de menos problemas ) para colocar ap no fusca? E o motor 1.6 ou 1.8 injetado?
Abraço
Abraço!
um abraço a todos.
Esta olhando as materias do seu Blog e achei mto interressante seus conselhos.
Vamos la, tenho um fusca 1969 e coloquei o motor e caixa do Verona
Motor AP 1.8, coloquei ele bem emcima do eixo traseiro do fusca eliminando o tal chiqueirinho.
Retirei o Facão e coloquei ele com agregado e bandejas. (mocineticas ligando as rodas)
Pneu traseiro 205/60R15 (alarguei as rodas originais dele) 4 freio a disco de golf.
Ficou bom de curva e estabilidade.
O Problema e a questao da Refrigeração, andando normal ele chega a 86° liga a ventuinha e faz o clico normal.
Mas quando é colocado pressao no bicho ele vai para os 100° e nao baixa disso a ventuinha nao chega a desligar,
e para piorar o calor e insuportavel dentro do carro.
Vc pode me dar alguma dicas de como fazer para resolver esta questao do aquecimento?
Ja isolei com manta de aluminio toda a parte do motor , mas mesmo assim fica mto quente dentro do carro.
Ja para a parte de aquecimento do motor estava pesando em fazer 02 orelhas laterais para forçar o ar frio entrar la para tras!
Fico no aguardo do amigo.
Grato
Marcos Gabriel
Abaixo segue o link do video que tenho dele no youtube para vc ter uma ideia do carro.
https://www.youtube.com/watch?v=roWY__agXfc
A entradas de ar laterais é uma necessidade!
Abraço!
Ate comentei com meu mecanico para colocar o radiador na frente, mas ele optou por deixar la tras mas nao funcionou mto como eu esperava.
Vc sabe me dizer como faço para levar as mangueiras la para tras, tipo local mais apropriado e tambem o tipo de mangueira?? Outro detalhe que queria ver com vc e o tamanho do Radiador, hj estou como o radiador original do Verona.
E essas entradas laterais vc tem alguma foto para eu tirar um exemplo.
Muito obrigado pela atenção.
Abraço
Marcos Gabriel
e o motor nao refrigerava na rodovia.o problema é o curto circuito termico.onde o ar aquecido pelo radiador é usado para refrigerar.virando um alto forno!
tenho fotos aqui no blog de onde passar a tubulaçao que deve ter 2" ate mesmo 1,4" passando pelas caixas de ar. o radiador eu uso do uno.e da conta do recado mas se couber pode usar o do verona.tem quem use o do opala.gol c ar no meu a temp 90*c sempre.nenhum calor de radiador dentro do carro. garimpe o blog tem muita coisa aqui que vai te dar uma norteada.
Abraço
Vou dar uma bela olhada ai no site, mas desde ja parabens pelo site mto rico em informações.
um grande abraço
Ass: Marcos Gabriel
andrechicone@hotmail.com
mecanico! Cansei de ver esses tipos de adaptações eu mesmo perdi tempo e dinheiro!
Radiador atras: Motor superaquecido, nunca passa de 90km/h porque a temperatura passa junto dos 90°C Vida util do conjunto drasticamente reduzida! Mesmo sem valvula termostatica e ventoinha ligada direto!
Radiador na dianteira: Funcionamento normal,nenhuma dor de cabeça!
Se o motor for 1300 vai sentir mais pesado nas primeiras marchas.
Ah e consequentemente uma melhora no consumo!
Abraço.
desde ja agradeco a todos
E preferencialmente para não ter dor de cabeça, que seja injetado.
Abraço!
Tenha em mente o seguinte: por melhor que seja sua adaptação se nao for frontal nunca sera boa igual uma frontal!
A posição do radiador deve ser deitado, ou seja a posição que ele estava no carro de origem, não use radiadores pequenos demais, no minimo o do uno!
Quanto aos bancos o do Ford Ka dão certo, os Renault Scenic, de preferencia aos importados tem muito mais qualidade inclusive na estrutura ferrea!
Abraço
Apenas rebaixar a dianteira é o suficiente, para isso veja manga de eixo rebaixada no mercado livre- de preferencia da marca empi.
Essa é a receita da última adaptação: buggy kadron motor ap 1.6 injeção monoponto tubulação de cobre radiador de celta na frente vaso de expansão do uno com sangrador automático relaçãode diferencial 8x35 2 pneus 265/70 15. Andei 20.000 km sem problemas. Fiz duas viagens grandes saindo de SP Capital, uma para Serra do Rio do Rastro e outra para Porto Seguro com velocidades constantes de 130 km/h e picos de 160. Esses carros ficam perfeitos com essa adaptação. ABS a todos
A melhor solução, relação de quarta importada dos Estados Unidos, custam três vezes mais que as nocionais, a segunda solução seria adquirir a relação de quarta forjada da Sapinho Câmbios, foi o que fiz, mas devo avisa-lo elas zoam, mas vale a pena!
no meu com a coroa e pinhao 8x31 e quarta longa 0.88, ainda assim faltava muito cambio para o motor AP! Hoje com a quarta forjada 0.78 e coroa pinhao 8x31 mudou da agua para o vinho, mas se tivesse opção de por uma quarta mais longa ainda uma 0.67 tenho certeza que ficaria perfeito!
Quanto ao cambio das Kombi Fox são mais curtos ainda, a relação de coroa e pinhao preparadas para força e pouca velocidade!
Cambio de 5 marchas só se for montado na propria carcaça, que é um assunto muito polemico e discutido inclusive aqui no blog. Outro cambio até da para por mas tem que modificar muuuuuito o carro!
O ideal mas nao mais barato seria encomendar o conjunto da 4 marcha fabricado nos Estados Unidos, ai voce teria velocidade economia e nenhum barulho de cambio, mas tudo tem um preço: U$ 500.00
Outra coisa: Engrenagens forjadas zuam!
por algo que acredito equilibrar mais em função de peso e modernidade. Quero colocar o motor do Fox 16 na mesma caixa da Kombi Flex. Qual seria a melhor receita para esta caixa visando este novo motor? Por curiosidade, a caixa da Kombi diesel tem o seu miolo de engrenagens de 1° a 4° mais resistente?
Tenho um fusca 1600 85 original, pedi pra colocar comando da kombi 1600 tork não tenho certeza se fizeram isso... Queria colocar a 5 marcha qual seria melhor opção? Sem perder muito a força na saída
a outra opção seria o cambio de 5 marchas, que tem na net para vender, mas pesquise bem sobre!
Andei lendo algumas trocas de conversas dos leitores contigo, mas resolvi te enviar uma msg p tbm conversarmos e ter uma ideia do que posso fazer. Tenho uma Kombi 94 e vou precisar mexer na caixa nos próximos dias devido a ré e terceira que estão escapando.
Como todos reclamam do giro alto em quarta marcha, comigo não é diferente.
Eu queria muito diminuir esse giro em função de ruído e também economia, que esta na media de 6,5km/l.
Acha que seria interessante a tal 5a marcha ou custo x benefício seria melhor somente alterando o diferencial para alguma caixa VW mais longa, tipo a Brasília se nao me engano.
Valeu pelo blog! Abraço, Rafael
Tenho ótimas intenções com esse fusca mas não entendo muito bem, gostaria que pode-se viajar mais tranquilo com o motor mais descansado e menos consumo de gasolina.
gostaria de ver também sobre injeção eletrônica nesse motor se é viável se alguém trabalha dessa forma e o resultado.
Obrigado dês de Já.
Forte abraço.
E fusca Forever.
Desde já agradeço!
Nao esqueça de antes de tudo, checar junto ao detran, ou a um despachante de sua confiança sobre a modificação, se é permitido.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837067297-kit-cht-fusca-_JM
Poderia adaptar algum câmbio de 5 marchas?
Posso trocar somente a quarta engrenagem? Que relação devo usar?
A principal função da Quinta é ter MENOR rotações para menor consumo... eu acho, hehe