Modificação com Grau de dificuldade médio
Esta adaptação tem se tornado cada vez mais conhecida, já que muitos fuscomaniacos,cansados
das folgas das caixas originais, optaram por adaptar a do uno e do palio, e por fim a do Monza.
Aqui vai uma ressalva não aconselho a adaptação das caixas de uno ou palio, por apresentarem péssimos resultados, como instabilidade em baixa velocidade, em desníveis de solo, em quebra-molas e em frenagens, acontece que estas caixas, uno e palio, não trabalham com suspensões como a do fusca, a menos claro que você decida instalar uma suspensão duplo A, ai sim ela casa perfeitamente! Mas para o fusca a melhor opção não tenha duvida é a do Monza por seus braços saírem do centro como é na caixa original do fusca.
Vantagens:
Nenhuma folga, direção extremamente leve, muito semelhante a hidráulica, para se ter idéia é absolutamente desnecessário maior leveza que isto,conjunto moderno se comparado com o do fusca e muito robusto, e quando você termina uma curva é só soltar
o volante que ele se desfaz muito bem! voltando ao alinhamento correto.
Desvantagens:
O tanque de combustível tem que ser elevado uns cinco centímetros para dar
espaço para a nova caixa, ou terá que ser feito um bom trabalho no fundo do tanque para dar espaço,
para a caixa. A colocação da caixa deve ser muito bem feita e travada, sobre tudo evitando-se soldas
que podem quebrar, deve ser feito um limitador para as rodas que ao esterçar acabam por encostar no quadro da suspensão, problema que ja ocorre em alguns fusca só que agora, ele esterçara muito mais.
A fiação da buzina, tera que ser passada por outro lugar pois a barra de direção não permitira a passagem
do fio do rele da buzina.
Na sequencia acima fotos de alguns sites muito ricos de modificações.
Esta adaptação tem se tornado cada vez mais conhecida, já que muitos fuscomaniacos,cansados
das folgas das caixas originais, optaram por adaptar a do uno e do palio, e por fim a do Monza.
Aqui vai uma ressalva não aconselho a adaptação das caixas de uno ou palio, por apresentarem péssimos resultados, como instabilidade em baixa velocidade, em desníveis de solo, em quebra-molas e em frenagens, acontece que estas caixas, uno e palio, não trabalham com suspensões como a do fusca, a menos claro que você decida instalar uma suspensão duplo A, ai sim ela casa perfeitamente! Mas para o fusca a melhor opção não tenha duvida é a do Monza por seus braços saírem do centro como é na caixa original do fusca.
Vantagens:
Nenhuma folga, direção extremamente leve, muito semelhante a hidráulica, para se ter idéia é absolutamente desnecessário maior leveza que isto,conjunto moderno se comparado com o do fusca e muito robusto, e quando você termina uma curva é só soltar
o volante que ele se desfaz muito bem! voltando ao alinhamento correto.
Desvantagens:
O tanque de combustível tem que ser elevado uns cinco centímetros para dar
espaço para a nova caixa, ou terá que ser feito um bom trabalho no fundo do tanque para dar espaço,
para a caixa. A colocação da caixa deve ser muito bem feita e travada, sobre tudo evitando-se soldas
que podem quebrar, deve ser feito um limitador para as rodas que ao esterçar acabam por encostar no quadro da suspensão, problema que ja ocorre em alguns fusca só que agora, ele esterçara muito mais.
A fiação da buzina, tera que ser passada por outro lugar pois a barra de direção não permitira a passagem
do fio do rele da buzina.
Caixa de Direção do Monza |
Caixa de direção do Uno,observe que os braços trabalham desalinhados, uso incorreto da caixa para este tipo de suspensão! |
Caixa de Direção do Monza |
este pino que sai da caixa, precisei dar uma retificada nele, foi com a lixadeira mesmo para encaixar nas cruzeta do Ka, e ele era muito longo. |
Reparem na fixação da caixa ao chassis, na minha fiz igual mas aproximei mais ainda a caixa ao quadro de suspensão, não esquecendo de centralizar a caixa com o tunel, meio do carro. |
Na sequencia acima fotos de alguns sites muito ricos de modificações.
Comentários
Como voce mesmo diz é mais uma longa história...
Quanto a adaptação: faça como esta nas fotos do chassis. Na pagina quis mostrar varias formas de se adaptar, mas na minha esta igual a das fotos do chassis, fiz sozinho, recomendo que tenha um ajudante, sofre muito menos, o ideal é que a caixa fique na mesma posição da original,exatamente como nas primeiras fotos do chassis de fusca ou seja no mesmo eixo. Só que centralizada.o ideal como eu fiz no meu os braços tem que ficar atras da caixa, para isso tem aquele lance de inverter o sentido dos parafusos, por uma chapa para travar os dois parafusos que naturalmente se desparafusam! depois de travados ai fica show! estou usando a minha sem amortecedor, é mais leve que muitas direções hidráulicas! Mais precisa que a do fusca, não tem problemas de constantes folgas o projeto esta superdimensionado, ou seja longa vida para a caixa,rss Essa modificação realmente vale a pena!
Tudo para não usar soldas em um conjunto que não quis arriscar, imagine se isso quebra? Pois bem esta semana eu to bem enrolado com estagio da faculdade e ainda estamos montando o motor do meu fusca na garagem de casa, é que o cabeçote foi para retifica! Um conselho ta dificil de confiar em certos mecanicos! melhor aprender e por a mao na massa.
Abraço!
Quer bem feito?
Faça você mesmo!
Forte Abraço!
Fiz um suporte para prender na suspensão
Ficou muiiiito leve, gostei muito
Um Abraço!
Falando sério,tem como vc me esplicar essa História da ligação das cruzetas,principalmente as ligações e as ordens.A minha caixa de direção de monza está chegando esta semana e vou aproveitar e comprar logo tudo.Perguntas:precisa de alguma adaptação esoecial nas ligações?Principalmente,a que diz repeito a barra de direção e as cuzetas?E das cruzetas e a caixa de direção?Abraço e desculpe a amolação!É que realmente a adaptação do meu carro(Gurgel XTR 70,vulgo:Lanterna Verde)assumiu proporções não previstas!!!URRA URRA!!E fiquei sem muita margem para erros!Assim que puder mandarei fotos da reforma e do processo!!Garanto que vc vai gostar,ficou "violento"Abraço! ass:Armando
Olha atualmente estou em Linhares-ES estou trabalhando aqui e devo ficar até o fim do ano, infelizmente por isso não posso tirar fotos do sistema que montei, mas não tem muito segredo não:Voce tera que fazer um pequeno desbaste no pino da caixa que vai na cruzeta, ali voce usa a cruzeta do ford
Ka, bom depois voce usa a cruzeta do palio um lado voce manda estriar no jeito para entrar com pressão na traseira da cruzeta do Ka, Ah ainda aproveitei uma barra que tem na direção do palio, essa barra ela é da coluna de direção, uma ponta dela vai na cruzeta a outra ponta mandei estriar para entrar com pressão na barra de direção original do fusca, assim tudo fica com aperto, sem usar nenhum pingo de solda!
É uma pena que na época montei sozinho e muito ansioso por resultados não tirei fotos. Oque te disse so vai fazer sentido de posse desse material e quando começar a montar!
VALE A PENA!
Abraço!
Quando voltar te dou um toque. Provavelmente final do ano.
Abraço
Comprei a cx de direção do kadett,serve? Se não servir vou trocar.Outra coisa, o lance de inverter os braços, como foi feito? teve de ser cortada a carcaça interna? A minha caixa quando giro ela com a mão sinto que dá umas travadinhas, é normal, olei umas 5 todas iguais, umas mais outras menos. Da uma força ai e parabens pela ideia, se tiver mais fotos posta ai.
Grande abraço.
Berguinha.
Mas no mais estamos ai.
Abração!
Foi feito em São Paulo ? Voce pode indicar um mecanico? Tenho uma gaiola e é uma PORCARIA a caixa original, troca, faz duas trilhas e ja da folga de novo !
Abraço
Abraço!
Em todo caso essa modificações são reversiveis, fica muito bom mesmo!
Em breve vou postar umas fotos das adaptações com caixas eletricas do C3 se não me engano!
Grande Abraço
Grande Abraço
Abraço!
Abraços
Valeu pelo retorno,vc usa quantas cruzetas com setor do monza?será que na brasilia eu preciso ter que levantar o tanque de combustivel?se precisar levantar que calços vc usou no seu fusca?
Abraço!
Ka, bom depois voce usa a cruzeta do palio um lado voce ,um importante detalhe a cruzeta do palio vem ligada a outra cruzeta atraves de um tubo de aço maciço então voce leva ao torneiro e manda estriar no jeito para entrar com pressão na traseira da cruzeta do Ka, Ah ainda aproveitei uma barra que tem na direção do palio, essa barra ela é da coluna de direção, uma ponta dela vai na cruzeta a outra ponta mandei estriar para entrar com pressão na barra de direção original do fusca, lembre-se de centralizar a caixa com a suspensão,ou seja caixa de direção no meio do quadro de suspensão, voce tera que comprar um tubo de diametro um pouco maior e mais espesso que o original que vem na caixa para fazer como na foto 8 e 9 para os braços do monza ficarem atras da caixa,e travar os parafusos dos braços na caixa com uma lata que impedira os parafusos de se desapertarem com o uso.assim tudo fica com aperto, sem usar nenhum pingo de solda!
Quanto a direção hidráulica, instalei a do Monza mecânica e mesmo o carro parado é muito leve a manobra!
Grande Abraço!
As Originais do fusca, não serão usadas. nesta adaptação usei a cruzeta do ford
Ka, e tambem usara a cruzeta do palio de um lado, igual esta na foto de numero 15 contando de cima para baixo na pagina ,um importante detalhe a cruzeta do palio vem ligada a outra cruzeta atraves de um tubo de aço maciço então voce leva ao torneiro e manda estriar no jeito para entrar com pressão na traseira da cruzeta do Ka, Ah ainda aproveitei uma barra que tem na direção do palio, essa barra ela é da coluna de direção, uma ponta dela vai na cruzeta a outra ponta mandei estriar para entrar com pressão na barra de direção original do fusca.
Abraço!
Trocar Estofamentos e Capas LTDA
R: Sebastião Carneiro Ribas
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Braço = o que vai da caixa de direção as mangas de eixo....pivô
Abraço!
obrigado.
Leandro o segredo para aliviar na suspensão do fusca é usar poucas libras na dianteira,quanto a pneu uma boa pedida seria o 195 /60, até porque quanto mais baixo o perfil mais se perde de conforto, sendo desejável usar perfil mais baixo somente somente em uso mais esportivo pois tem que considerar que o perfil baixo, encurtará ainda mais a relação de marchas do carro, deixando-o meio amarrado em última marcha.com a roda original colocava 18libras na frente e 20 nos pneus traseiros.
Tenho um baja, para levar para fazenda e fazer trilha, uso o motor 1300,e pretendo colocar o Ap 1.6, vale a pena? Tenho alguns relatos, que quebra, devido a trilha força muito, tem alguma sugestão.
Abraço
voce pode por o motor para fazer um teste com flange e por o radiador de lado,
garanto que o resultado o fara optar pelo motor Ap.
Grande Abraço!
Abraço!
Se puder me envie as fotos do seu buggy como ficou com a nova caixa!
limitador de curso para as rodas nao roçarem as torres de suspensao!
Obrigado pelo convite.tudo que é sobre fusca me interessa!
Roberto J P Ferreira
Email pintoferreira2004@gmail.com
enfim vamos la, quanto ao termo comentado pelo leitor o correto é: bumpsteer, e diz respeito ao momento em que um impacto de um obstaculo sofrido no pneu volta para o volante, oque não é desejavel, pois pode e ja vi a acontecer de quebrar o punho do motorista, isso quando não quebra um componente da direção.
dai o uso de amortecedor de direção e correta calibração do conjunto.
Quanto a altura da caixa no meu entendimento deve estar sempre alinhada com os pivôs das
mangas de eixo, resumindo neste ponto ficara como se fez na caixa original, para não se ter aquele efeito de quando sobe o quebra molas a roda abre e quando desce fecha a cambagem
/ \ \ / muito comum quando se adapta caixas de direção do uno!
Quanto ao comprimento da barra de direção, creio que se refere aos terminais que saem da caixa para as mangas?!
Não creio que comprometa aumentar o comprimento para alcançar no caso de veiculo mais largo! Agora evite usar solda, de preferencia mande no torneiro para abrir rosca por outro tubo,
mas fuja de solda numa área que sua segurança esta em jogo!
Abraço!
abraço!
Roberto
O q será q devo fazer para sanar esses problemas?
Muito obrigado
Abraços
mas vamos lá, o meu esta sem o amortecedor de direção! Não transmite insegurança
nenhuma, ja cheguei a 160km/h limitado pelo cambio! E sempre firme a direção!
Claro o amortecedor faz falta, ja li relatos de casos de usar até dois amortecedores e
aproveito para dar uma dica, use o amortecedor de direção de forma que o curso dele aberto e
fechado limite o estrerçamento para não pegar as rodas nas torres de suspensão, não sei se voce tem esse problema. se puder me envie fotos para ver como esta instalado sua caixa!
a caixa do monza não é para dar esse efeito!
Minha suspeita é a posição da caixa.
Abraço!
Abraço!
Abraço!
Seus braços não podem bater! O que bate é as rodas no suporte do amortecedor! Para evitar isso voce devera usar no centro da caixa de direção, no exato local onde é fixado os braços da direção, um amortecedor de direção, ele deve ficar, no lado oposto aos braços, para não conflitar com o movimento destes, e devera ficar fixo de forma que tanto totalmente aberto ou fechado limite o esterçamento da caixa!
É como usou..
vc intala para mim?
qunto vc cobra
vc é de curitiba
eu sou
henrique
Mas creio que e Curitiba voce encontra um mecanico disposto a encarar o projeto, não é dificil!
Obrigado.
vê se podes me dar uma dica.
estou montando um fusca 73 AP 1.6 MI, montei uma suspensão com catracas na frente do fusca, pois queria deixar o fusca uns dois dedos sobre a roda, só que a suspensão ficou dura como uma pedra, apertando sobre os para-lamas, o carro não sede nada, e tentei dar uma volta bate tudo. está montado com amortecedores originais cofap, entrei em contato com o fornecedor ele acha que tenho que substituir os amortecedores por amortecedores preparados, gostaria de saber e podes me dar uma dica para deixar a frente do fusca menos dura. grande abraço.
alguem sabe quem faça essa adaptação aqui em são paulo zona leste proximo a itaquera?
se tiver alguem que faça entre em contato no email
marketingterra2015@gmail.com
Agora quanto a caixa de direção elétrica,é possível usar a do Citroen C3.
A Work Guinchos de São Paulo faz a adaptação da direção elétrica para você!
work@guinchoswork.com.br
Email vendas@guinchoswork.com.br
Telefone: (11) 4702-0542