Tanque de Combustivel com bomba eletrica interna para o fusca


Para quem tem seu fusca injetado, aqui vai uma otima dica de como instalar a bomba eletrica,
foi usado nesta adaptação o kit completo do Fiat Palio.




Prolongar o tubo, é uma providencia que evita desarmes da bomba  de abastecimento nos  auto posto








Comentários

ANTUNIOS disse…
Chicony. Qual é a espessura da chapa soldada? É puramente sobreposta? Em quanto aumenta o bocal do tanque? A bóia permanece no mesmo lugar? Utilizo bomba externa Bosch que é muito barulhenta e sujeita a pane devido a sujeiras. Neste caso aí vai um filtro externo não?
Chicony disse…
Antunios a bomba ja possui um filtro e ainda conta com um regulador de pressão, que se for para usar no motor AP injetado, elimina-se este regulador que esta ao lado da bomba.
A bomba interna é bem superior em qualidade quando comparada a externa, no meu caso ainda uso externa depois vou mudar tudo de acordo com estas fotos, mas a minha até que esta bem silenciosa, o que faz ela barulhar mesmo é deixa-la acima do nivel inferior do tanque de combustivel, verifique isso. O tubo que entra na bomba tem que ser de 7mm para mais para não restringir a entrada. A espessura da chapa deve estar entre 3 a 4mm. Importante soldar os parafusos para vedar todo e qualquer vazamento, para não se correr o risco de ter mal cheiro. As cabeças ficam para o lado de dentro do tanque.As Vantagens desse sistema é boia eletrica de precisão que vai exigir a troca do marcador para eletrico, la no painel, eu adaptei o da brasilia dentro do marcador, ninguem percebe nada, nem tem como.Aspecto limpo da montagem.tudo no seu devido lugar.Pena que ja tinha comprado o tanque plastico da imohr, não gostei.
Chicony disse…
Ah a altura do bocal da pra ter uma ideia pela foto comparada a borda direita do capo, na ultima foto.
Anônimo disse…
Fala!Chicony!Quer dizer então que com esse sistema o medidor passa a apresentar uma leitura mais confiável?Sem aquelas variações locas caracteristicas do medidor elétrico do fusca??!!Abraço ass:Armando
Chicony disse…
Certamente Armando, pois tudo que se tem a fazer é substituir o marcador por cabo por elétrico, mas mesmo o elétrico da brasília é muito instável, então com este sistema do palio ja estamos contando com uma resistência bem mais precisa, seria como se de centímetros passássemos a medir em milímetros, uma vez que a resistência da boia elétrica da brasília é bastante grosseira! outra importante mudança é um relógio de painel com maior estabilidade, ou seja eletrônico em vez de elétrico como na brasília.
Unknown disse…
Boa noite, recentemente descobri seu blog sobre o fusca ap de sua propriedade.

também estou montando um. mas tenho duvidas sobre seu radiador dianteiro, ficaria agradecido se me atirasse algumas duvidas:

A bomba de água que você esta usando é de qual carro? Kombi Diesel?

você deixou a válvula termostatica instalada?

Muito Obrigado!

Daniel
Chicony disse…
Daniel beleza?! Olha só a bomba continua sendo a original, mas é interessante observar que a bomba d'água da kombi flex é bem mais eficiente, mas creio não ser possível usa-la.
Quanto a válvula termostática continuo a usar a original para gasolina, a temperatura fica entre 85° a 90° nunca passou disso mesmo em alta rotação continuamente! Não ande sem termostática principalmente se morar em região fria sobe risco de desgaste prematuro do motor, e ainda alto consumo.Para mim como ja comentei no blog só funcionou com radiador dianteiro,portanto considero perca de tempo e dinheiro radiador em atras.
Abraço.
Unknown disse…
Obrigado por responder. Na realidade, é uma Brasilia que estou montando! Já instalamos o motor, porem, como você disse, o radiador atrás a ventoinha não desliga e se afundar o pé, esquenta.
Vou mudar em breve o radiador para a dianteira, seguindo seu conselho. Sou se São Paulo, mas ainda não fiz os documentos. Você já teve algum problema com fiscalização?
Abraço
Chicony disse…
Daniel eu que agradeço sua participação! O maior problema do motor ap é aquecimento, ja tive desgaste prematuro de aneis de segmento e cabeçote com apenas 15000km rodados, mas na pressa de ver tudo funcionando subestimei o aquecimento gerado pelo motor, no fusca ha um acumulo de ar quente e praticamente nenhuma troca de calor com o radiador atraz, tanto é que a propria volks não adotou o radiador traseiro.Quanto a documentação o caminho correto é este: Ir ao Detran pedir um formulario de pedido de alteração de caracteristicas, que sera feita ao delegado, ele autorizando ,voce pode fazer a troca de motor que por sua vez sera inspecionado por empresa de vistoria, que emitira laudo aprovando, com posse desse documento va ao despachante.
lembrando que o motor tem que estar pouco poluente,freios em ordem, suspensão/amortecedor em ordem, e o trivial de sempre
para toda e qualquer vistoria.
Abraço! Evite rodar com o carro sem estar com a documentação
em ordem.
Unknown disse…
Vou atras da documentação. Já estou em posse do formulário para pedido de alteração.
O motor que instalamos tem injeção, original com sonda. Creio que não vamos ter problemas quanto a poluição (espero, kkk). Vou dar uma geral nela, freios, lanternas, cinto de segurança, etc.
Vou mantê-lo informado!
Abraço
Daniel
Chicony disse…
Certamente não terá problemas quanto a poluição, mas com certeza vai precisar melhorar freios não para passar na inspeção e sim para se sentir seguro!
Daniel se quiser posso publicar seu projeto, quando quiser me envie as fotos.
Abraço!
Unknown disse…
Ok, vou enviar as fotos, mas antes, preciso tirá-las! Vou fazê-lo no fim de semana. Em qual e-mail mando as fotos?
tenho várias dicas tb, porque meu pai e eu sofremos para o serviço ficar bem feito, quais peças, etc...
Abraço!
Chicony disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Bom dia! Hoje conseguimos mais um feito: A brasilia foi aprovada na inspeção ambiental. Indices baixos. Essa semana, começaremos o processo de passar o radiador para o lugar do estepe.
abraço
Daniel.
Ah, mandei umas fotos no seu e-mail.
Chicony disse…
Ola Daniel,
Que ótima noticia! É uma alegria quando conseguimos passar na inspeção e ainda com larga vantagem.
Era pra gente ter até um incentivo fiscal por estar em conformidade e superar estes índices, ah a proposito um fabricante que deixou a inspeção americana
com uma pulga atras da orelha foi a VOLVO por índices tão baixos,que obrigaram os americanos a reverem seus equipamentos.
Fiquei uns dias sem internet, por isso não pude responde-lo antes!
Outra coisa estou partindo para a instalação de um radiador de óleo, para garantir longevidade ao motor ap.
Abraço!
Anônimo disse…
essa bomba do palio da quantos kilos de pressao na linha?
Chicony disse…
pelo que me disseram esta bomba é de 4 bar.Oque sustenta tranquilamente nossos ap, ate mesmo com turbo,veja que ela é usado no palio 1.8r. Mas a bomba pode ser trocada por uma de maior pressão.Se lembre-se a bomba do palio vem com o codigo 518 078 28 Caso seu motor ja seja injetado, use somente o dosador de retorno da flauta e não o da bomba!
Abraço!
Unknown disse…
e ai chicony blz meu querido?
cara, sou pintor e polidor automotivo, e a uns anos atras fiquei injuriado com a porcaria do motor a ar, então, como eu seria unico na cidade a ter um fusca ap, começei a caminhada, e apos muitas dicas, muitas pesquisas, perca de peças, de dinheiro, testes entre outras coisas, finalmente consegui deixar meu fusca 100%, se soubessemos de primeiro qual o jeito certo, não perderiamos tantos, mas temos que errar pra poder aprender na maioria das vezes ne? fusca ap é radiador na frente!!! quem tem radiador atras e fala que nao esquenta, é mentira. usei atras e não dava, bastava andar uma longa distancia direto, 60km ou mais ja esquentava, quando mudei pra frente, sem comparação não é mesmo? esta otimo agora, então to aqui pra compartilhar informações com vc, estou feliz com o fusca, como vc mesmo disse, o povo da cidade comenta do meu fusca, todos conhecem mais ele do que eu!
entra ai no link do meu face e veja as fotos dele...
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.258168667616799.42807.100002710035321&type=3
acho q vc pode ter informações boas pra mim e eu pra vc e estou aqui pra isso...
achei interessante essa adaptação da bomba, eu uso bom eletrica externa do gol gti, mas essa achei mais interessante pois tem um vedação de 100% enquanto a original não. Agora vc sabe me dizer se ela funciona bem com os reloginhos da cronomac?
fico no aguardo, abraços ae!!!
Chicony disse…
Marcel, beleza?!, gostei muito do seu fusca! A frente os parachoques, farois de neblina, quero fazer igual, gostei tambem da forma criativa que instalou o coxim dianteiro do motor! Vi que muitas coisas voce ja acertou: A localização do silencioso, que acho eu que esta no melhor lugar possivel, no meu caso tenho acumulo de calor gerado por ele no cofre do motor e isso não é bom. Outra coisa é o recuo no cofre para sobrar mais espaço para o motor, isso é essencial, deve-se tambem criar um acesso interno para manutenção, ajuste de ponto. essas coisas, gostaria de ver se fez isso, por favor me envie fotos.Ah outra coisa faça a maior saida de ar possivel atraz do radiador! e proteja o tanque para não receber o bafo quente! Tambem uso a bomba do GTI, mas sem duvida que esse sistema de tanque ficou mais profissional! Quanto aos relogios cronomac, não sei te dizer , mais creio que deve ter pouco ou nenhuma diferença!
Abraço
Unknown disse…
Opa eae blz ??? Ja te add no face, mas vou responder por aqui mesmo. A frente... Eu tinha pensado em fazer uma abertura apenas no capo pra colocar telinha, mas desse jeito fica mais reforçado o bico do capo e não achei feio tbm gostei, os milhas eu instalei no mesmo lugar que o fusca itamar e coloquei luz branca osram de 100w, no farol lampadas normais e o led branco na luz baixa, ja no parachoque fiz parecido com o mexicano, só que coloquei a lampada com 2 polos pra ficar aceso direto e piscar segundo polo, quanto ao motor, coxim dianteiro eu tive a idéia, mas quem soldou pra mim foi o mecanico, sem ele o carro tremia muito, qdo coloquei, ficou perfeito... o escap esta num otimo lugar mesmo, não esquenta o paralama, nem nada, no cofre do motor realmente não é bom mesmo pq o vento nao circula ali. O recuo do cofre do motor fiz sim, deixei ele ao contrario do original, com a tampa, coloquei o dosador ali, a bobina e a caixa de ignição, então tem um otimo acesso por ali, para trocar cabo de embreagem facilita muitooo entre outras coisas. A saida do ar eu abri o maximo possivel sim, mas ainda vou fazer uma placa de fibra com formato para encostar no capo qdo fechá-lo, pro ar não subir e sim sair, mas a ventilação esta otimo, na estrada a ventoinha quase num liga, fica em torno de 75 a 80 graus e 85 e 90 andando no pau mesmo e não passa. na cidade demora bastante pra ligar a ventoinha. Qto ao tanque eu vou fazer isso sim, minha mae tem um palio, vou testar o relogio nele direto ali da bomba pra ver e comparar com o painel. Bom, quanto as fotos, eu tenho aki exatamente 5.230 fotos dele, desde quando comprei, de tudo que fiz, mas tudo mesmo, então só me diga quais fotos quer ver que eu mando blz. Vc sabe me dizer, com a boia/bomda do palio ja presa no tanque do fusca, se ela encosta no fundo do tanque ou qto fica de altura? no caso, tanque vazio. Abraços
gasttron disse…
Parabens por essa adaptação. Colega tenho um com motor 1600 da kombi ar injetado foi instalado tudo original da kombi, so que tou tendo um problema na subida parece que falta gasolina.
Queria sua opiniao no seguinte; Instalei o retorno e a alimentação de combustivel numa mangueira só devido a injeção ter um regulador de pressao no retorno. Voce acha que devido eu ter instalado em uma so mangueira esta dando esse problema.
Usando a bomba do palio fica separado a alimentação da injeção, correto... Qual relogio usaria redondo para colocar no painel.

OBRIGADO
gasttron disse…
Colega, de qual palio e a bomba 1.5 1.0 .obrigado
gasttron disse…
Colega: No primeiro tanque ( preto ) como foi feito para fixar os parafusos da bomba nele.
Chicony disse…
Gasttron, colocando os parafusos de cabeça para baixo é uma das hipoteses, mas tambem pode ter sido feito ja com as porcas soldadas na parte que ficou para dentro do tanque! lembrando que aquela chapa é um recorte que foi soldada, é bem possivel que tenha sido feito desse modo, outra coisa é que o retorno tem que ser obrigatoriamente uma mangueira de 7mm destinada somente a este fim!
Abraço!!!
Chicony disse…
Ah outra coisa que me esqueci, se for fazer igual, solde os parafusos de cabeça para baixo, isto é com a cabeça deles dentro do tanque, fazendo a solda em todo seu contorno para não permitir nem cheiro e nem vazamento de combustivel.
Chicony disse…
Gasttron é a bomba do Palio 1.8R
Chicony disse…
Gastron mesmo tendo regulagem no retorno se utiliza duas vias uma só de alimentação da flauta/bicos e a outra de retorno para o tanque que mesmo sendo retorno devera ter pelo menos 7mm de diametro interno, quanto ao relogio voce se refere ao marcador de combustivel certo?! vamos la, se puder use o miolo do relogio do palio na carcaça do fusca, no meu fiz assim o miolo da brasilia que é eletrico na carcaça de fusca que é por cabo assim por fora não mudou nada! mas não é de precisão!
Abraço
Unknown disse…
amigo gostaria de ver seu fusca mais nao consegui entrar no link do seu face !
Chicony disse…
Marcel me manda fotos do seu carro pra gente publicar!
Pelo que você disse esta muito bem feito na parte de engenharia de refrigeração! Veja também a proposta de entradas de ar laterais,muito usadas em fuscas tunados na
Europa e alguns aqui no Brasil, veja a postagem do fusca GTI.
No meu uso relógios da Brasilia, marcador de combustível,no corpo do relógio do fusca.
Não sei te informar mas deve ficar a conta mesmo.
Anônimo disse…
Boa tarde , gostei muito da adaptação que vc fez no tanque do fusca , será que daria para fazer em uma parati também , coloquei injeçao nela e já que queimou duas bombas externas em 6 meses , eu queria por este sistema de copo , tem alguma ideia pra me dar ???
Obrigado , entre em contato se puder ! : Email yellowmsmg@yahoo.com.br
Chicony disse…
Bom o sistema usado é o do Palio 1.8 R, no meu uso a externa do gol GTI ja a 3 anos no alcool
sem problemas, sera que não tem algo errado na instalação ? Retorno, altura da bomba diametro das tubulações de entrada e saida, localização da bomba, em local quente, e em nivel acima do tanque!
Abraço!
Anônimo disse…
Bom Dia. Coloquei no meu fusca a injeção da kombi e agora estou com o seguinte problema: O mecanico retirou todas as mangueiras de combustível e não esta sabendo recoloca-la. Esta dando excesso de combustivel, pois não esta correto o retorno de combustível das flautas da injeção. Gostaria se fosse possivel vc me enviar um esquema das mangueiras da kombi injeção. Obrigado
belcavello_macedo@hotmail.com
Marcos lima. disse…
ola amigo essa adaptacao e no seu fusca , eu to colocando na brasilia 1.6 ap um bico so motor do gol bola ok queria saber qual bomba de gasolina voce me indicaria to no começo da adaptaçao queria dicas pra mim fazer do modo certo e rápido ok.se voce teria algum material tipo fotos video esse tipo de coisa que pudesse melhora o meu projeto ok amigo meu EMAIL E ruiv9@hotmail.com .
abraços.......
Chicony disse…
Marcos eu uso a bomba externa, no meu fusca uso tanque de plastico da imohr, porque rodo com 100% Álcool - Ah a bomba é do gol GTI e funciona muito bem.
Claro que qualquer injeção é melhor que o carburador, mas se for possível use uma multiponto.
Unknown disse…
ok Chicony, voce sabe onde posso encontra esse tanque pra brasilia ou da pra ser usado o original , sei la sou marinheiro d primeira viagem ,voce teria fotos do seu projeto por que brasilia e fusca são gêmeos ne kkkl agradeço muito qual quer coisa que me pudesse ajuda ok abraço....
Chicony disse…
O tanque é fabricado pela IMOHR e tem para vários carros antigos até Maverick. Lembrando que todo veiculo que usa injeção eletrônica devem ter uma especie de Cash tank que nada mais é que uma repartição no tanque que represa momentaneamente o combustível para que em momentos de curvas e desníveis de terreno não possam causar uma súbita falha no suprimento de combustível e na bomba que venha ate causar parada do motor, apagões! Isso no Tanque da Imohr ja vem pronto! E plastico serve para qualquer combustivel.
Não tenho mais fotos das que ja coloquei aqui, infelizmente!

Abraço!
IVO disse…
tenho um jeep willys com motor ap 1.8 4 bicos, com bomba externa!!! sera que posso adaptar esse tanque de fusca com essa bomba do palio
Chicony disse…
Ivo, certamente! E ficara muito bom,e ainda dará um aspecto mais limpo!
IVO disse…
A DO GOL 1.6 SERVE PARA O MOTOR AP 1.8 4 BICOS??? OU SO PODE SER A DO PALIO 1.8??
Chicony disse…
Ivo, pode até servir, mas em mecanica é bom ter reserva de recursas, se a vazão da bomba for pouco maior, tudo bem! O excedente volta para o tanque sendo dosado pela flauta, agora se faltar, no minimo voce perde em velocidade final.
Anônimo disse…
Boa Noite, meu motor é boxer 1500, mas estou usando um supercharger do fiesta, gostei da sua adaptação no tanque, será que ficaria legal para o meu motor? Com um dosador para motor carburado?
miguel disse…
Se o abastecimento for do lado de fora do fusca não vai desligar a bomba do posto de gasolina antes da terminar de abastecer?
Chicony disse…
Miguel, provavelmente não! mudaria se o tanque estivesse mais alto que o normal, no caso em que é necessario erguer o tanque para dar espaço para a caixa de direção do monza!
Unknown disse…
Opa tudo bem ?
Com radiador na frente vc optou por passar os canos de água por dentro do túnel ou fez uma adaptação em baixo do carro ?
Chicony disse…
Ola, tudo bem! os tubos de agua passam logo abaixo do tunel no lado de fora do carro, alias nunca passe pelo tunel pois o calor ira irradiar no carro!
outra opção é passar dentro das caixas de ar, um tubo cada lado! ou ainda proximos aos estribos!
Abraço!
miguel disse…
Eu estou usando uma bomba externa do monza no meu fusca com injeção, ocorre que a bomba faz mais barulho que o motor. Voce poderia me ajudar? estou usando a mesma tubulação original.
Te agradeço
Chicony disse…
Miguel, boa tarde, verifique se a bitola do tubo que sai do tanque para a bomba tem o diâmetro igual a bitola do tubo de entrada da bomba, outro grande causador de ruídos é a colocação da bomba em local mais alto que o nível inferior do tanque, a bomba deve ficar abaixo do tanque, de preferencia a nível do assoalho.
Grande Abraço.