Nova Tampa traseira para Fusca Ap


Modificação Grau Médio Alto

Iniciei meu novo projeto, que é uma nova tampa, na verdade velha, mas essa agora terá o beneficio
da ventilação que é muito,mas muito importante mesmo não só se tratando do motor ap, mas também
para a motorização original do fusca, é sabido que se reduz até 13°C na temperatura do motor, por causa dessas entradas de ar! No meu caso, motor ap espero eliminar calor periférico e acumulado!
E também acho essas tampas com entradas de ar muito mais bonitas que a que eu uso que é totalmente fechada.
As dicas de recortes da tampa devo ao meu amigo Lemão, que gentilmente me enviou as fotos do seu belíssimo projeto.

Apenas recortei e fui ajustando, minha intenção era de não deixar a tampa muito grande para  não mudar o visual do carro, mas contudo para isso tive que depois de muitas tentativas, deixar a TBI transpassar a tampa, isso reduziu em quase 15cm no tamanho que ela teria que ter para cobrir a TBI, não tem jeito ganha de um lado e perde do outro!

Quem for fazer recorte em chapa fica a dica: use disco fino!

Pena que os recortes não foram feitos com o disco certo...
mais trabalho para dar acabamento..
.






Depois ainda tenho que colocar de volta as grelhas das entradas de ar! Claro que a TBI vai ficar um pouco para fora.

Depois de totalmente soldada vou acertar o contorno da TBI

Aqui já esta ponteada na TIG


Recortes ficaram muito largos, um erro que poderia ser evitado com disco mais fino!
Mas o que quero mostrar é a aparência, bem melhor que a de fibra que pesa o dobro. Olha a de Fibra la no Canto da Parede!

















Da muito Trabalho!




Comentários

ANTUNIOS disse…
Fica bom Chicony. A do meu fusca já é assim com entradas de ar. Mas o TBI na minha ficou coberto. Abri uma saída na direita da tampa para escoar o ar quente pois meu radiador fica bem ali ao lado do motor. Já estava sentido falta das novidades. E o câmbio de 5 marchas vai botar?
Chicony disse…
Entãona minha de fibra ta para cobrir tudo, mas agora quero uma tampa mais rente, e vamos fazer tudo de novo,rss
Tem mais novidades,rss as saidas de ar fiz tambem, o cambio ainda vai esperar uns dias,snif
Abraço!
ANTUNIOS disse…
Beleza. Toque em frente. Estou fazendo umas modificações no sistema de refrigeração, quando concluir e testar informo. Com radiador atrás.
Anônimo disse…
Amigos estou montado um motor ap 1.8 no meu fusca, eu nao sei onde colocar o radiador, se na frenete? e como passo as mangueiras, e a bomba d'agua? ou atraz bem do lado do distribuidor, por favor podem me ajudar?
Chicony disse…
Anonimo, dê uma olhadinha melhor no blog que tem muitas dicas como adaptar o radiador mas te adianto que radiador tem que ser na frente se não quiser ficar parando por superaquecimento!
Elder Perez disse…
boa noite! Vc ainda tem essa tampa de fibra?
Chicony disse…
Tenho sim Elder. Estou em Sorocaba se tiver interesse.
Abraço!
fusca preto ap disse…
vc poderia tirar esse tbi e usar um corpo de borboleta na entrada do coletor de admissão, assim vc não teria esse exagero todo do tbi só pra trabalhar a mistura seria uma ideia boa e de custo barato e sua tampa praticamente fecharia " claro que a polia do cabeçote teria que ter um buraco que poderia ser mascarado com uma moldura de placa só uma dica ! e bom blogger parabéns
Anônimo disse…
Ola amigo a melhor opção para o fusca é cortar e virar o xiqueirino e colocar o radiador do tempra
com 2 ventoinhas na frente do motor.
Anônimo disse…
O meu é um 1.8 ap do golf turbo e não esquenta aqui em uberaba mg tem varios assim e todos ok.
Unknown disse…
Cara essa Tampa que você moldou foi Boa ! Gostei mesmo Peguei um fusca com motor Ap 1.8 mesmo sem gostar de Fusca . Mas vou dar um talento Nele . Valeu Parabéns !!!
Unknown disse…
Cara essa Tampa que você moldou foi Boa ! Gostei mesmo Peguei um fusca com motor Ap 1.8 mesmo sem gostar de Fusca . Mas vou dar um talento Nele . Valeu Parabéns !!!
Chicony disse…
Obrigado! Fusca é um clássico e clássicos são para sempre! Oque eu gosto no fusca é o desenho, uma boa é por a caixa de direção do monza nele, fica uma jóia!
Abraço!
Anônimo disse…
parabéns pelo blog, vc publica muitas ideias boas para nos que amamos fusca, estou fazendo um ap a partir das suas ideias, coloquei o radiador na frente, falta o capo, vc tem mais detalhes como vc fez a grade do tbi, desde já agradeço.'.
Chicony disse…
Obrigado! Quanto a Tampa depois que fiz as curvas nas grades de ar, soldando um pedaço de grade de outra tampa, resolvi cortar a ponta do Coletor de TBI em mais ou menos 6cm e ficou muito bom! A principio arrisquei e fiquei apreensivo quanto ao funcionamento do motor, se o consumo e ou o rendimento iria mudar, mas pude comprovar que no meu caso que é um 1.8 Alcool em nada afetou a redução do TBI. E agora a Tampa se aproxima mais e vou dar um aspecto ainda mais original!
Abraço!
Anônimo disse…
por favor poste fotos do tbi cortado, como ficou o meu ta quase pronto.
Chicony disse…
Ainda esta semana postarei!
Abraço!