Quarta marcha longa e forjada no fusca Ap

Modificação com grau de dificuldade medio alto
Aproveitando o fato de que o rolamento do cambio estava fazendo um barulho muito forte na primeira partida de manha, evidenciando que o dia da troca do rolamento estava cada vez mais perto, por outro lado sempre quis mais velocidade final e ultrapassar o limite de 160km/h. 
E um cambio de cinco marchas estava fora de cogitação, como se pode ver em tantos comentários neste blog e na net.
Encomendei uma engrenagem de quarta forjada com relação de 0.78 contra 0.88 da original e dois dias depois estava com ela em mãos!

Vejam os dentes da engrenagem forjada a esquerda acima!
 Na Imagem abaixo a foto é da engrenagem original os dentes são muito mais finos! Muito mais frágil, mas também muito silenciosa!


 ,

Aproveitei para trocar essa tampa


As engrenagens Sapinho vem com a identificação da relação estampada 

Relação de engrenagens forjadas da quarta


Comentários

Anônimo disse…
Acabei de tirar a habilitação e ganhei um fusca mas não estou acostumada a dirigir sem a direção hidráulica rs . Vi em outro post sobre o motor de monza no fusca e queria saber como faço para colocar uma direção hidráulica no meu , quanto sai , se prejudica a mecânica em algum aspecto, se tem algum lugar no rj indicado , enfim queria uma consultoria completa sobre o assunto . Meu pai chia dizendo que vou estragar o carro , como não entendo fico na dúvida . Obrigada !
Chicony disse…
Boa noite! Bem o Fusca neste caso tem a favor o fato de possuir o maior peso na parte traseira, isso contribui para uma direção leve! No meu coloquei a caixa de direção do monza sem hidráulica, versão mecânica mesmo! E ficou muito bom, não vi necessidade de por hidráulica, até mesmo quando comparado com o Ford Ka de um amigo a do meu fusca ainda é mais leve!
Não conheço quem possa fazer esse servico ai no RJ.
Mas a melhora foi incrível inclusive na estabilidade e precisão de direção! É uma modificação de nível médio!
Ah veja também uma opção mais simples para quem não quer modificar muito que é a caixa original com rolamentos, existe no mercado livre!
Abraço!
Unknown disse…
Show de bola as engrenagens da sapinho, mas vc ja montou? como ficou no carro em relação a sons e zunidos q as relaçoes forjadas tem? e como ficou a relação, nao ficou muito longa para uso na cidade?
Chicony disse…
Samuel, montei com a quarta 0.78 o carro anda solto mesmo! anda muito bem consigo manter media de 130 a 140 km/h tranquilo e com muito acelerador de sobra!
Não ficou tão pesado para cidade porque o motor é forte,
Agora tenho que falar do outro lado da moeda! Faz barulho sim! e pensando nisso ainda bem que não comprei as outras forjadas, porque ia ficar chato, na rodovia até que vai...
Abraço
Unknown disse…
Sim imaginei, to pensando em usar no meu Fusca AP Turbo, q uso na cidade https://www.youtube.com/watch?v=nVGxLYS0LmM , mas o lance do barulho me deixa com o pé atraz hehehe, mas valeu a força mestre
Chicony disse…
Samuel, tambem uso na cidade, mas ja tive problemas com a quarta original do fusca, quebrou e nem estava forçando! Na epoca era a de dentes finos! O Barulho é chato mesmo!
Minha esposa disse: estragou o carro! (mas anda muito agora!)
Veja as da Rancho Performance,americanas e tem relações muitos mais longas 0.70 e não faz nenhum barulho, se prepare porque forjadas são o triplo das nacionais!
Abraço!
Unknown disse…
qual relação coroa e pinhao vc usa? alem dessa quarta agora, tem mais alguma alteração no teu cambio? pagou quanto nessa quarta forjada?
Chicony disse…
Ericky estou usando coroa e pinhão 8x31 a mesma do Itamar.sp2 e quarta 0.78 paguei só na engrenagem R$560.00 fora os custos para abrir o cambio.
O carro anda muito e ficou económico 13/1 faz barulho mas vale cada centavo!
Unknown disse…
o meu tá saindo da funilaria esse mes é um 72 amarelo tamb, vai ser 1.8 injetado, o teu é mono ponto ou multi ponto? fez alguma alteração?

pagou quanto na relação 8x31? estão pedindo no ml em media 700, sendo que tem um vendedor que tem a caixa inteira reformada já com 8x31 por 1.100, se nao achar a coroa mais em conta, vai ser mais vantagem pegar outra caixa. você usa blocante 80%?

seu carro ta dando quanto de final?
Chicony disse…
Erichy o meu é 1.8 multiponto e funciona muito redondo, alterei a tbi para fechar o capo, na verdade encurtei e nada alterou no funcionamento e economia, paguei na epoca U$ 200
não uso blocante, apenas a quarta forjada que deu a diferença de verdade mesmo!
bom nao passei de 170km/h creio ser a maxima!
Unknown disse…
Boa noite! comprei um jogo de banco de agile para instalar no fusca, vc tem algum tutorial para realizar esta adaptação? abs!
Unknown disse…
Ola! Tenho uma brasilia, uso diferencial 8x33. Gostaria de melhorar a quarta marcha, poderiam me indicar uma relação boa?