Quarta marcha longa e forjada, impressoes...


Dando continuidade na matéria da quarta forjada, posto aqui as primeiras impressões na rodovia,
a velocidade máxima passou de 160 km/h a média constante de 120km/h foi mantida facilmente,a ventoinha nessa velocidade quase não teve acionamento! 
Agora tem cambio!  A nova relação de 0.78 foi muito bem aceita pelo cambio diria que casou perfeitamente com a motorização 1.8, não ficou muito pesado na subida. Mas se houvesse uma relação 0.70 ou 0.65 seria minha opção sem duvida! Mas tem que se considerar o fato de que ando sempre com o carro vazio! Quanto aos engates, bem continuam precisos e sem erros como original, nada mudou!
Ah,
Manter essa velocidade sem o motor urrar é muito bom! 
Domingo 29/03/15 
testes de consumo, hoje fiz testes que me indicaram um bom rendimento do conjunto na estrada na primeira passagem a média de consumo de 14 km/L  que me surpreendeu e fiz novamente na segunda passagem exatos 13 km/L. Bastante satisfatórios para um motor a gasolina funcionando no álcool e ainda destachado!
Nos dois testes o tanque foi totalmente esvaziado e abastecido com apenas 1 Litro de álcool. 

Mas fica um aviso a engrenagem forjada faz bastante barulho, se o objetivo é andar em velocidades de no máximo 120km/h recomendo, que use a quarta original de dentes grossos.


Comentários

ebastos disse…
Fala Chicony, blz?
Primeiramente parabéns pelo blog! Achei vários posts interessantes por la.

Vi em seus relatos que seu fusca é 72 e em um post recente que conseguiu um painel do ano 83.

Pergunta:
Seu painel era quele redondo com as famosas "grelhas" com o marcador de combustível quadrado e borda cromada?
Caso afirmativo, vc precisou fazer alguma adaptação para colocar este painel no seu carro. Minha dúvida é, caso eu resolva instalar um e depois remove-lo gostaria se saber se vou ficar com furos visíveis no painel.

Caso vc tenha feito essa adaptação, tem algum tutorial ou fotos ou até mesmo dicas?
Poderia enviar no meu e-mail?

Desde ja agradeço.

Obrigado!
Anônimo disse…
Boa noite jovem, muito interessante seu blog. Estava pesquisando sobre relaçoes de cambio e "cai aqui rs".

Esta relaçao que voce esta usando, 0.78, eh da "Sapinho"? O que mais me incomoda é o "buraco" entre a 3 e 4 marcha de nossos besouros; estou montando um motor com cerca de 200 Cvs aproximados e estava pensando em alongar a 3 marcha e deixar o restante original, algo em torno de 1.13 a 1.20 a relaçao da 3 marcha. O que voce acha? Ela ficaria mais longo e chegaria mais proximo da 4 marcha e acabava aquele buraco imenso. Abraço e sucesso no blog.
Chicony disse…
Ola,
Sim é a 0.78 e valeu cada centavo! posso te dizer que com 100cv o fusca já fica bastante ágil, e não percebo tanto o buraco entre 3° e 4° mas se fosse mudar mais, ou mesmo para uma motorização mais potente como a sua, aumentaria um pouco a 3° para 1.20 porque tera momentos de uso de baixa rotação - transito - e bem mais a 4° que neste caso usaria a 0.68 da gene berg - Americana que é a mais longa que conheço.
Abraço!
Anônimo disse…
Legal, no site da sapínho tem aquele calculador de relaçoes e é muito legal ver os projetos. Eh verdade ou mito que o cambio do 1300 (8x35) ser mais resisnte? Dizem tem os dentes das engrenagens mais grossos. Sera?
Chicony disse…
Pelo que sei a unica diferença esta na quarta que é de dentes grossos, mais resistente, e consequentemente faz um pouco de barulho!
Quanto a coroa e pinhão só muda a relação!
Dornellas disse…
Ola Chicone onde compro esta 4 com relaçao 0.78? Valeu...
Chicony disse…
Oi Dornelas,voce encontra na sapinho cambios em sp.
Mas para nao dizer que nao avisei ela canta um pouco.
Chicony disse…
Oi Dornelas,voce encontra na sapinho cambios em sp.
Mas para nao dizer que nao avisei ela canta um pouco.