Montagem de direção
elétrica no fusca
Autor. Marcos Lasaro - Santa Catarina
Custo total de R$ 850
Esse descritivo, relata o que eu montei em meu
fusca, poderá servir de base para outras ideias melhores.
Vídeo da direção elétrica: https://youtu.be/-s4svdl8o8c
Caixa de direção do Monza no Fusca antes da instalação da assistência elétrica. |
Início
OBS:
Em caso de testes com o assistente elétrico, mesmo antes de montar, utilizar
uma fiação com um fusível de 20A, para evitar queima do módulo e maiores
custos.
Material
necessário:
1 - Assistente
elétrico (Nissan March 2018)
Esse
tipo de assistente dispensa várias ligações. Já vem com as tomadas e funciona
com um sensor de torque direto no eixo, Sendo necessário somente uma ligação
que seria a do pós chaves.
Obs: tentar comprar com todas as
tomadas dos chicotes do carro, facilita na hora de montar no carro, compre
também com os acoplamentos, vais precisar para montar os acoplamentos da nova
direção.
1
rolo de fita isolante
1
porta fusível
1
fusível de 20A
Fio
8mm para positivo (Motor assistente) – ligado direto da bateria
Fio
8mm para negativo (Motor assistente) –
ligado na carcaça do fusca
Suporte
para fixação do Assistente. – Um suporte em L
Lixadeira
-disco de corte/desbaste
Trena
Serviço
de Solda e torno.
Custo
total aproximado R$850,00
Mão
de obra própria.
Ferramentas
Fases
1º
fixação a caixa de direção na suspenção;
2°Fixação
do conjunto barra de direção/volante
3º
Medição (necessário cuidados pois não tem muito espaço para erros)
Dicas
(realizar a medida da lateral do centro do volante ao painel, servirá de
referência para corte e montagem do assistente e conexão com a caixa de
direção)
4º
Preparação da barra de Direção:
Corte
da barra de direção;
Corte
do Canote de direção parte externa de baixo. Bem rente a carcaça frontal
do fusca
Corte
da proteção do acoplamento deslizante
Corte
da parte fêmea da barra de direção do Nissan para soldar na barra de direção do
fusca.
Solda
das barras de direção (fusca e Nissan) – mandei fazer em uma oficina, as barras
tem ficar muito bem alinhadas.
Ponto
atenção: Monte a barra no assistente ajuste a comprimento (pré-montagem no
local) e a fixe no assistente elétrico antes de cortar a barra de direção do
fusca.
Parte elétrica
Motor:
Puxar um fio de energia (Positivo (+)) direto da bateria
Ligar um fio negativo na carcaça do fusca.
Módulo:
O Módulo já vem com as tomadas para o assistente elétrico e
motor, só conectar, necessário ligar um fio em um terminal com tensão
pós-chaves para o módulo.
No meu caso, cortei as tomadas originais e fiz uma extenção para que o
módulo pudesse ficar dentro do carro
Ligar a alimentação direto da bateria com fusível de 20A;
Ligar um fio pós chaves para alimentação do módulo.
Após
a virada da chave 5 segundos aciona o módulo aciona o motor do assistente (se
ouve um estalo)
5° pré-montagem:
Monte a nova barra de direção com o assistente elétrico.
Obs:
Fixe a nova barra no conjunto do assistente elétrico e monte pela frente do
carro, necessário tirar o canote da barra, monte depois.
Acople o assistente e o fixe na carcaça do fusca com um
suporte L, o mais próximo da carcaça da frente, feito isso, terás a
medida necessária para ajustar os acoplamentos, realizado isso, retire o
assistente juntamente com a barra sem alterar a posição e realize a fixação da
barra no assistente.
Fixação da barra no assistente elétrico no acoplamento
deslizante da nova barra de direção(necessário para que o volante não fique com
movimentação axial devido o acoplamento deslizante):
Realizar um furo passante pela barra e acoplamento elástico
do assistente, inserir um pino, travar com solda leve (no meu caso, travei com
dois pingos de solda)
Montar o conjunto no local.
Fixar canote, e assistente já com a barra de direção;
Montar os acoplamentos conforme espaço disponível.
Assistente de direção do Nissan e a barra de direção do fusca |
Suporte em L para fixação do motor do assistente e os acoplamentos |
Medidas para auxiliar na referência do corte da barra de direção |
Módulo do assistente elétrico, no meu caso, cortei as tomadas
originais e fiz uma extensão para que ela pudesse ficar dentro do carro.
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Pronto para rodar https://youtu.be/-s4svdl8o8c |
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