O Revolucionário Motor Elétrico da Renault

 O Revolucionário Motor Elétrico da Renault

motor E7A

Uma inovação vinda da França trará um motor elétrico mais poderoso, mais compacto e mais limpo: o Grupo Renault e a Valeo estão combinando sua experiência para criar uma nova geração de motor elétrico. Como resultado das conversas regulares entre a montadora e o fabricante de equipamentos, essa parceria que começou em 2021 logo se transformou em uma jornada de co-desenvolvimento. 

Cada um deles contribuiu com uma parte fundamental (o Grupo Renault com o rotor e a Valeo com o estator), bem como sua expertise no desenvolvimento e produção de tecnologia. Eles estão atualmente ajustando o seu motor de alta tecnologia E7A.


Sem elementos de terras raras e mais amigável ao meio ambiente

A Renault foi pioneira em motores síncronos eletricamente excitados (EESMs) em veículos de produção quando introduziu o ZOE em 2012. Esse conhecimento a coloca em posição de fornecer uma arquitetura completa para o novo motor E7A (tornando-o 30% mais compacto para uma potência equivalente aos motores atuais que equipam o Megane E-Tech elétrico e o Scenic E-Tech elétrico) e a tecnologia de rotor livre de elementos de terras raras (reduzindo sua pegada de carbono em 30%). Ao usar um rotor enrolado em vez de ímãs permanentes, a Renault está melhorando a saída do motor, garantindo sua cadeia de abastecimento e evitando depender de países que produzem terras raras e ímãs.


Mais potência e eficiência

Esse motor de terceira geração também ajudará a reduzir os tempos de recarga da bateria, uma vez que o sistema será projetado para operar com 800 volts em vez dos 400 volts, o padrão atual. Além disso, o estator fornecido pela Valeo aumentará a potência e a eficiência. Como resultado, o novo motor E7A será capaz de fornecer até 200 kW. Ele também oferecerá mais potência sem consumir mais eletricidade. E o motor E7A utiliza a tecnologia de fios de cobre em forma de grampo para montagem, uma especialidade da Valeo desde 2010.

Neste estágio, o motor ainda está em desenvolvimento. Há outras etapas a serem percorridas antes que ele possa entrar em produção em série. A produção em massa deste motor de nova geração começará na fábrica da Cléon do Grupo Renault no final de 2027.


E o motor E7A utiliza a tecnologia de fios de cobre em forma de grampo

Terras raras são um grupo de elementos químicos que incluem 17 elementos da tabela periódica. Esses elementos são frequentemente chamados de "terras raras" porque eram inicialmente difíceis de separar e identificar devido às suas semelhanças químicas. No entanto, eles não são particularmente raros. O termo "terras raras" é, portanto, mais histórico do que descritivo da abundância real desses elementos.

Existem vários fatores que contribuem para o alto custo das terras raras:

 A mineração de terras raras pode ser difícil e cara devido à necessidade de separar esses elementos de outros minerais e materiais. Isso requer processos químicos complexos e podem causar impactos ambientais significativos, o que pode levar a regulamentações mais rígidas e custos adicionais.




Comentários