O Revolucionário Motor Elétrico da Renault
motor E7A |
Uma inovação vinda da França trará um motor elétrico mais poderoso, mais compacto e mais limpo: o Grupo Renault e a Valeo estão combinando sua experiência para criar uma nova geração de motor elétrico. Como resultado das conversas regulares entre a montadora e o fabricante de equipamentos, essa parceria que começou em 2021 logo se transformou em uma jornada de co-desenvolvimento.
Cada um deles contribuiu com uma parte fundamental (o Grupo Renault com o rotor e a Valeo com o estator), bem como sua expertise no desenvolvimento e produção de tecnologia. Eles estão atualmente ajustando o seu motor de alta tecnologia E7A.
Sem elementos de terras raras e mais amigável ao meio ambiente
A Renault foi pioneira em motores síncronos eletricamente excitados (EESMs) em veículos de produção quando introduziu o ZOE em 2012. Esse conhecimento a coloca em posição de fornecer uma arquitetura completa para o novo motor E7A (tornando-o 30% mais compacto para uma potência equivalente aos motores atuais que equipam o Megane E-Tech elétrico e o Scenic E-Tech elétrico) e a tecnologia de rotor livre de elementos de terras raras (reduzindo sua pegada de carbono em 30%). Ao usar um rotor enrolado em vez de ímãs permanentes, a Renault está melhorando a saída do motor, garantindo sua cadeia de abastecimento e evitando depender de países que produzem terras raras e ímãs.
Mais potência e eficiência
Esse motor de terceira geração também ajudará a reduzir os tempos de recarga da bateria, uma vez que o sistema será projetado para operar com 800 volts em vez dos 400 volts, o padrão atual. Além disso, o estator fornecido pela Valeo aumentará a potência e a eficiência. Como resultado, o novo motor E7A será capaz de fornecer até 200 kW. Ele também oferecerá mais potência sem consumir mais eletricidade. E o motor E7A utiliza a tecnologia de fios de cobre em forma de grampo para montagem, uma especialidade da Valeo desde 2010.
Neste estágio, o motor ainda está em desenvolvimento. Há outras etapas a serem percorridas antes que ele possa entrar em produção em série. A produção em massa deste motor de nova geração começará na fábrica da Cléon do Grupo Renault no final de 2027.
E o motor E7A utiliza a tecnologia de fios de cobre em forma de grampo |
Terras raras são um grupo de elementos químicos que incluem 17 elementos da tabela periódica. Esses elementos são frequentemente chamados de "terras raras" porque eram inicialmente difíceis de separar e identificar devido às suas semelhanças químicas. No entanto, eles não são particularmente raros. O termo "terras raras" é, portanto, mais histórico do que descritivo da abundância real desses elementos.
Existem vários fatores que contribuem para o alto custo das terras raras:
A mineração de terras raras pode ser difícil e cara devido à necessidade de separar esses elementos de outros minerais e materiais. Isso requer processos químicos complexos e podem causar impactos ambientais significativos, o que pode levar a regulamentações mais rígidas e custos adicionais.
Comentários